SINDESP

Dia do Médico – 18/10/2021

JESS – Portal da Noticia – Edição 2.382 – sindesp.org.br

Dia 18 de outubro segunda-feira serão homenageados os profissionais da medicina responsáveis por cuidar e proporcionar a saúde para toda comunidade. O médico é habilitado para detectar as enfermidades que atingem determinado paciente oferecendo suporte e indicativos adequados para que haja a cura , apresentando ainda meios de como prevenir doenças e orientar o indivíduo para que esse possa obter uma vida saudável.

A medicina, sem dúvida é uma das áreas de conhecimento humano que exigem maior comprometimento e responsabilidade por parte do profissional. Para o eficiente clínico é necessário constantes aperfeiçoamentos, bem informado nas modernas e científicas descobertas para os procedimentos e exames, além de estar plenamente atento às novas doenças trazidas pelo tempo.

A relação médico-paciente é essencial para o fluxo adequado no tratamento, uma vez que o paciente sinta-se à vontade para falar com detalhes o que lhe aflige. Da mesma maneira, seria valioso o profundo respeito ao juramento de HIPÓCRATES preservando, sem reservas, os preceitos de honestidade, caridade e ciência durante o exercício da medicina. Partindo dessa premissa e da necessidade de enfrentar os desafios de seu papel social único de salvar vidas, encarando as atribuições sociais acerca do seu compromisso ético no ofício profissional.

Os médicos, em especial no BRASIL, encontram no dia a dia grandes desafios como a falta de estrutura de muitos hospitais brasileiros, em particular nos públicos e também a falta de recursos, condições de trabalho e outras imperfeições inerentes ao setor que geram insatisfações constantes aos pacientes. A Universidade Estadual do Ceará aliada aos festejos, tem muito a comemorar com seu moderno curso de medicina, por excelência, considerado um dos melhores das Universidades Públicas do País. A instituição com 17(dezessete) anos de existência, formou quase quinhentos médico.

Parabéns, paz, realizações e alegrias a todos os profissionais da medicina, em especial os recentes graduados em diferentes instituições de Ensino Superior do Ceará e a UECE por ter um Ensino de Alta Qualidade e ser responsável por conduzir ao mercado de trabalho inúmeros gestores da saúde pública com extraordinária formação e competente eficácia.