SINDESP

Dia Do Médico-Veterinário-09/Setembro

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.151 – SINDESP.ORG.BR

 

O médico-veterinário além de cuidar da saúde dos animais, realiza inspeções de produtos de origem animal para garantir que o alimento chegue ao seu prato em segurança. Muitas vezes, é ele também que está à frente de protocolos de limpeza em hospitais para atendimento atendem humanos e até na busca por novas vacinas para bichinhos e pessoas. Essas são apenas algumas das áreas que podem ser ocupadas pelo médico-veterinário. Como o curso tem uma carga horária extensa, voltada principalmente para o estudo de temas relacionados à saúde, o profissional deixa a universidade com várias possibilidades de atuação.  A data escolhida como Dia do Veterinário é 9 de setembro. Foi nessa data, no ano de 1933, que Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 23.133, que regulamentou o trabalho desse profissional no país. Por isso, até hoje, 9 de setembro é o Dia do Médico-veterinário. Na época, além de fazer um curso de graduação, era preciso fazer um cadastro na Diretoria Geral de Indústria Animal e outro no Departamento Nacional de Saúde Pública. Só depois disso o diploma era validado. Com o tempo, o trabalho do veterinário na sociedade foi sendo ainda mais requisitado. Além do aumento do número de animais de estimação, como cães e gatos, que também levou a uma procura maior do “médico de bichos” e a parte sanitária também, passou a ser mais considerada. Isso vale tanto para o controle de doenças transmitidas por meio de alimentos de origem animal quanto no dia a dia, como, por exemplo, no manejo de alimentos em restaurantes ou até no armazenamento feito em um supermercado. A ciência foi se desenvolvendo, e os estudos, descobrindo meios de, por exemplo, evitar doenças e melhorar a vida humana como um todo. Por conseguinte, esse profissional passou a ser mais requisitado e, atualmente, há inúmeras instituições de ensino que formam médicos-veterinários!

 

FACULDADE DE VETERINÁRIA NA UECE

 

A FAVET foi fundada em 1.962 e com a criação da UECE em 1975, ocorreu incorporação. A entidade oferece de curso graduação, doutorado, mestrado, especializações, encontros, seminários, palestras e outras atividades universitárias relacionadas ao ensino, à extensão e às pesquisas científicas. Conta com 400 mestres, 150 doutores e as avaliações anuais promovidas por diferentes entidades apresentam resultados expressivos. O Hospital DR. SYLVIO BARBOSA CARDOSO implantado em 2016 presta atendimento em clínica veterinária, aplicação de vacinas, exames, internações, cirurgias, unidade de atendimento intensivo (UTI), orientações técnicas nas práticas de criação, controle da natalidade de animais abandonados. Os resultados assistenciais apresentam mais de 21.500 procedimentos, consultas, cirurgias e exames. A Fazenda GUAÚBA (CE) da FACET é considerada grande centro de experimentação agropecuária do Norte e Nordeste. O reconhecimento do excelente padrão de ensino e a alta qualidade das pesquisas científicas são referências internacionais

Os integrantes do SINDESP associam-se às homenagens desses notáveis profissionais e agradecem por tudo que eles fazem em prol da sociedade. Parabéns a UECE por possuir um curso de medicina-veterinária por excelência com brilhantes mestres.