SINDESP

Dia do Paleontólogo – 15/06

JESS – Portal da Notícia – Edição 1.840 – sindesp.org.br.

• O dia do Paleontólogo foi instituído pela Lei nº 2.818 de 30 de abril de 1981, sendo comemorado todo dia 15 de junho.

• A Paleontologia resumidamente pode ser definida como o estudo da vida do passado da Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, estuda os fósseis com mais de 11 mil anos. Uma das suas principais funções é reconstituir espécies animais e vegetais com a ajuda de elementos encontrados em escavações, descobrir suas características físicas, identificar seus hábitos e relações com o meio ambiente.

• É uma especialidade de grande amplitude que inclui conhecimentos de Biologia, Geologia, Botânica, Zoologia, Geografia e muitos outros campos de conhecimento.

• Porém a Paleontologia não se resume apenas ao estudo de fósseis, mesmo sendo a principal função da especialidade. Conhecer a vida do passado traz a oportunidade de estabelecer a ligação entre as ciências geológicas e as ciências biológicas já que os objetivos encontrados em escavações são geológicos com origem em organismos do passado. Outro ponto importante são os conhecimentos em torno da Geografia.

• O mercado de trabalho para os paleontólogos habitualmente está atrelado à Museus (história natural, zoologia), Universidades e Institutos de Pesquisa, Parques Paleontológicos, Empresas da área da Biologia ou Geologia, Laboratórios de Análises de Fósseis, Consultorias Ambientais, entre outros.

• Para a viabilização e realização de grandes obras com por exemplo usinas hidrelétricas, oleodutos, se faz necessário a presença de estudos de Paleontólogos e de outros profissionais, os quais prestam serviços relacionados ao Licenciamento Ambiental.

A diretoria do SINDESP, filiados e servidores congratulam com professores administradores, cientistas e pesquisadores do museu Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri (URCA) localizado em Santana do Cariri (CE), considerado mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.