SINDESP

Dia Internacional Da Lingua De Sinais

JESS-PORTAL DA NOTÍCIAS – EDIÇÃO 3.196-SINDESP.ORG.BR

Em 23/09/2022, Comemora-Se O Dia Internacional Da Linguagem De Sinais. Para Festejar A Data Em Que Se Celebra A Libras E As Outras Línguas De Sinais Usadas Ao Redor Do Mundo.

A Linguagem De Sinais É Um Sistema De Representação Simbólica Das Letras Do Alfabeto, Soletradas Com As Mãos, Mas Não Se Resume A Uma Cartilha Com Alfabeto Manual. Ela Tem Gramática Própria E Estrutura Linguística Composta Por Aspectos Fonológicos, Morfológicos E Léxicos.

 

Segundo O Instituto Brasileiro De Geografia E Estatística (Ibge), Pelo Menos 1/4 Da População Brasileira Possui Algum Tipo De Deficiência Visual, Auditiva, Física Ou Intelectual. Desse Total, Cerca De 10 Milhões De Pessoas Têm Alguma Deficiência Relacionada À Surdez, Ou Seja, 5% Da População É Surda No Brasil, E Aproximadamente 2,7 Milhões Não Ouvem Nada. A Inserção Dessas Pessoas Na Sociedade Passa Pela Educação Para Todos, Sem Exceção, E Por Uma Mudança De Paradigmas Que Envolve, Sobretudo, A Mudança Nas Atitudes E Na Eliminação De Preconceitos. A Língua Brasileira De Sinais (Libras) Foi Instituída Através Da Lei Nº 13.055/2014 E O Dia Nacional Das Comemorações Em 24.04.2022 Pela Lei Federal 10.436 Dando Legitimidade Como Língua, Estrutura Independente E Composição Gramatical Própria. Isso Significa Que A Libras Não É Um Desdobramento Da Língua Portuguesa.

A Universidade Estadual Do Ceará, Ciente De Seu Papel Na Conquista Da Inclusão, Celebra Esta Data Como Um Reconhecimento Da Importância Da Chegada De Alunos Surdos E Com Deficiência Auditiva Ao Ensino Superior, Bem Como De Toda A Comunidade De Pessoas Com Deficiência Que Nos Ensina, Cotidianamente, Sobre A Importância De Trabalhar Por Uma Sociedade Inclusiva E Cidadã. Nosso Reconhecimento Também Ao Trabalho Dos Profissionais Tradutores E Intérpretes De Libras, Que Fazem A Ponte Na Comunicação Entre Surdos E Ouvintes. Na Escola Em Que A Língua De Sinais Está Presente, O Processo De Aprendizagem Flui E O Aluno Surdo Cresce, Mas Também Nos Faz Crescer, Ao Trazer-Nos A Cultura De Sua Própria Comunidade.  Viva A Acessibilidade! Viva A Cultura Inclusiva! Aai – Assessoria De Acessibilidade E Inclusão Das Pessoas Com Deficiência Da Uecenel – Núcleo De Libras Da Uecesaci – Serviço De Acessibilidade E Inclusão Do Centro De Humanidades

Lembretes: 15/10/2022 Dia Do Professor – Festa De Confraternização Em 14/10/2022 No Sindesp A Partir Das 8:30 Horas – As Homenagens E Roteio Festivo Serão Divulgados, Especialmente, No Período De 09/10/2022 A 14/10/2022.

A Diretoria Sindical Solicita A Generosa Compreensão De Alguns Filiados No Que Diz Respeito A Elaboração Da Folha De Pagamento Por Parte Do Governo Estadual No Tocante Ao Ajuste No Piso Salarial Conforme    Estabelece A Justiça E Outros Dispositivos Contidos No Despacho. O Sindicato Está Acompanhando, Sistematicamente, Os Procedimentos E    Somente Divulgará O Assunto Em Tempo Hábil E De Caráter Oficial. Não É Obrigação Do Trt E Do Escritório Jurídico Reclamar Do Executivo O Desenvolvimento De Atividades Rotineiras Do Executivo Mas Sim Decisão Estabelecidas Pelo Magistrado Dentro Dos Prazos Previstos Para Cumprimento.