JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 3.192- SINDESP.ORG.BR
DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ALZHEIMER
O Dia 21 Setembro Foi Escolhido Como Dia Mundial Do Alzheimer, Com A Intenção De Enfatizar A Necessidade De Conscientização Da Sociedade Sobre A Importância Do Diagnóstico Precoce, Do Cuidado Ofertado E Também Da Necessidade De Apoio E Suporte Aos Familiares E Cuidadores Das Pessoas Que Vivem Com A Doença De Alzheimer. Hoje, Estima-Se Que 45 Milhões De Pessoas Sejam Impactadas Pela Doença No Mundo E 1,2 Milhão No Brasil.
A Doença De Alzheimer É Um Transtorno Neurodegenerativo Progressivo Que Se Manifesta Por Deterioração Cognitiva E Da Memória, Comprometendo As Atividades De Vida Diária E Provocando Alterações Comportamentais. Afeta Mais Os Idosos, Sendo Responsável Por Mais Da Metade Dos Casos De Demência Na População Com Mais De 65 Anos. Seu Sintoma Primário É A Perda De Memória Recente, Mas Com A Progressão, Vão Aparecendo Outros Sintomas:
Perda De Memória Remota (Dos Fatos Mais Antigos); Irritabilidade; Falhas Na Linguagem; Prejuízo Na Capacidade De Se Orientar No Espaço E No Tempo. Nos Casos Mais Graves, Surge Também A Perda Da Capacidade Das Tarefas Cotidianas, Resultando Em Completa Dependência. A Doença Pode Vir Acompanhada Também De Depressão, Ansiedade E Apatia. A Doença De Alzheimer É Considerada Uma Das Causas Mais Frequentes De Demência Não Reversível. Suas Causas São Desconhecidas E A Doença Não Tem Cura, Mas Sendo Tratada Precocemente, Com Medicações Que Podem Estabilizar Temporariamente Ou Atrasar A Progressão Dos Sintomas, Traz Melhor Qualidade De Vida Para Os Pacientes E Seus Familiares. Fonte: Ministério Da Saúde