JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 2.893-SINDESP.ORG.BR
POR DIVERSAS OCASIÕES, EM ESPECIAL, PUBLICAMOS SOBRE LÚPUS E FIBROMIALGIA, ALÉM DA AMPLA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO ANUAL E OFICIAL DENOMINADO “FEVEREIRO VERDE”. NO MÊS DE MAIO NOS DIAS EM 10/05/2022 E 12/05/2022, ALERTAS CONTRA ESSAS DOENÇAS, INCLUSIVE, DIVULGAÇÃO MUNDIAL COM SIGNIFICATIVO APOIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Nesta terça-feira (10), Dia Mundial do Lúpus, o Ministério da Saúde reforça a conscientização sobre a doença, sintomas e sinais de alerta. O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é de 9 a 10 vezes mais frequente em mulheres entre 15 e 45 anos de idade, período compreendido, em geral, após a primeira menstruação e a Pré-Menopausa. O LES afeta o sistema imunológico, conjunto responsável pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação em todos os órgãos.
Quando a pessoa tem LES, pode ter diferentes tipos de sintomas em vários locais do corpo, que podem surgir de forma lenta e progressiva, em meses ou em semanas. São reconhecidos 2 tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar; e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.
Alguns sintomas são: Febre; Emagrecimento; Perda de apetite; Fraqueza e desânimo; Manchas na pele: lesões avermelhadas em maçãs do rosto e dorso do nariz; Dor e inchaço, principalmente nas articulações das mãos; Inflamação no rim e na pleura; Hipertensão. FIBROMIALGIA é uma doença crônica que tem como principal sintoma a dor constante por todo corpo. Ainda não tem causa conhecida e atinge, principalmente, mulheres entre 30 a 60 anos. Mas homens, pessoas idosas, crianças e adolescentes também podem ter a doença.
Em 12 de maio é comemorado o Dia da Conscientização sobre a Fibromialgia. Neste dia, a doença é lembrada por meio de ações educativas ou rodas de conversa que contribuam para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia causa sintomas de fadiga, sono não reparador (a pessoa acorda cansada), além de possíveis alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e distúrbios intestinais O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode ocorrer também pela manhã. A dor é sentida “nos ossos” ou “na carne” ou ao redor das articulações, com grande sensibilidade ao toque.