JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 5.571 –SINDESP.ORG.BR
EM 05.11.2024 É O DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Celebramos o nosso primeiríssimo instrumento de interlocução na vida: o idioma que aprendemos a falar, quando ainda pequenos. O vernáculo expressa a identidade e cultura de um povo. Durante o período de colonização, o idioma português chegou ao Brasil e se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Sendo assim, a língua portuguesa é falada de diversas formas em diferentes regiões do País. O registro no calendário é uma homenagem a Ruy Barbosa, grande estudioso da língua portuguesa. O notável escritor e político brasileiro nasceu em 5 de novembro de 1849. O festividade oficial passou a contar com a consagração a partir do decreto de lei nº 11.310, em 12 de junho de 2006.
“Os Lusíadas’: a obra que ‘fundou’ a língua portuguesa há 452 anos – “As armas e os barões assinalados/Que da ocidental praia Lusitana/Por mares nunca de antes navegados/Passaram ainda além da TAPROBANA/Em perigos e guerras esforçados, / Mais do que prometia a força humana, / E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram.” Assim começa a obra que pode ser considerada a certidão de nascimento da língua portuguesa. Publicada em 12 de março de 1572, há 452 anos, a célebre criação do poeta Luís Vaz de Camões (nascido provavelmente no ano de 1524 e morto provavelmente em 1580) é formada por dez cantos, 1.102 estrofes e 8.816 versos, todos em oitavas decassilábicas, sempre arranjados em um esquema rítmico fixo. Trata-se do poema épico Os Lusíadas, que narra a descoberta, pelo navegador português Vasco da Gama (1469-1524), da rota marítima para a Índia — um marco nas relações comerciais e exploratórias do século 15 e, de certa forma, a consolidação de um momento historicamente relevante para Portugal.
O poeta (OLAVO BILAC) empregou uma metáfora: “Última flor do Lácio, inculta e bela”, para se referir à língua portuguesa. Dessa forma, o poeta quis destacar o fato de a língua portuguesa ter sido a última língua proveniente do latim vulgar, língua falada pelos soldados romanos, na região do Lácio.
O escritor Fernando Pessoa afirmou que a “sua pátria era a língua portuguesa”. – Essa decantada dificuldade da língua portuguesa é um dos florões do nosso patriotismo (Lima Barreto) – Clarice Lispector afirmou que fez da “Língua Portuguesa sua vida interior”. – A língua portuguesa foi um presente de grego (Aluísio Azevedo)
É um momento especial para que todos os povos e nações que compartilham a língua portuguesa desenvolvam atividades de promoção da cultura do idioma português pelo mundo. Só para ter uma ideia, são mais de 250 milhões de falantes da língua portuguesa espalhados por diversos cantos! Além do Brasil, outros países adotam o português como idioma oficial: Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.
EM 05.11.2024
A CULTURA E O AVANÇO DA CIÊNCIA POSSIBILITAM NOVAS FORMAS DE AGIR E PENSAR, COMO MANIFESTAÇÕES ESSENCIAIS PARA A BUSCA DE RESPOSTAS E PARA O CRESCIMENTO DAS FUTURAS GERAÇÕES. A DEAD ACREDITA QUE TANTO A CIÊNCIA COMO A CULTURA TÊM SEU INÍCIO NA EDUCAÇÃO. DIA 05 DE NOVEMBRO COMEMORA-SE O DIA DE DUAS ÁREAS MUITO IMPORTANTES: O DIA DA CIÊNCIA E CULTURA. A DATA FOI INSTITUÍDA EM 1970 PELA LEI Nº 5.579 EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE RUI BARBOSA, E TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EXPRESSÕES CULTURAIS EM TODO O PAÍS. O FOMENTO À CULTURA E ÀS CIÊNCIAS SÃO PRIMORDIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS. E A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E CIENTÍFICO POSSUEM UMA ESTREITA RELAÇÃO, CONSIDERANDO QUE O MEIO AMBIENTE NÃO É CONSTITUÍDO APENAS PELA FAUNA E PELA FLORA. O MEIO AMBIENTE É, TAMBÉM, CONSTITUÍDO E ALTERADO POR ATIVIDADES HUMANAS, SENDO FORMADO POR ELEMENTOS ABIÓTICOS, COMO A ÁGUA, O AR, O SOLO E A ENERGIA; POR ELEMENTOS BIÓTICOS, COMO A FLORA E A FAUNA; E TAMBÉM PELA CULTURA HUMANA, SEUS VALORES SOCIAIS, POLÍTICOS, ECONÔMICOS, CIENTÍFICOS, MORAIS, RELIGIOSOS E SUAS TRADIÇÕES.
Vem o tão esperado feriadão do Dia da República, que será na sexta-feira, dia 15/11/2024. O outro feriado é 20 de novembro que marca as comemorações pelo Dia da Consciência Negra. A data, que já é celebrada em alguns estados, se tornou feriado nacional sancionou a Lei n° 14.759 em dezembro de 2023.
A CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL DO SINDESP SERÁ NO DIA 13.12.2024 (SEXTA-FEIRA), NA SEDE – RUA DR. JUSTA ARAÚJO 1186 – ITAPERI – (85) 3292-1809
A Diretoria do SINDESP desejo muita luz, muita paz e muita harmonia para todos os filiados, funcionários sindicais, gestores da UECE, UVA e URCA, servidores de nossas universidades públicas estaduais a suas famílias. Um feliz Natal e um próspero ano-novo.