JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.511- SINDESP.ORG.BR
NOTÍCIAS ECONÔMIA
Banco Mundial elevou, recentemente, a previsão de crescimento econômico global de 2024 para 2,6%, um aumento em relação à sua projeção anterior de crescimento de 2,4%. Após quatro anos de convulsões causadas pela pandemia, conflitos, inflação e aperto monetário, parece que o crescimento econômico global está se estabilizando”, Mas ainda podemos enxergar três riscos, diz o Banco Mundial: Altas taxas de juros espera que a inflação global desacelere para 3,5% este ano e para 2,9% em 2025, um ritmo mais lento do que o esperado há seis meses.; Tensões geopolíticas: o risco de repercussão da guerra Rússia-Ucrânia e o conflito Israel-Hamas poderia travar o crescimento global, aumentando os preços do petróleo e os custos de transporte. Política: Os riscos também decorrem de várias possíveis mudanças na liderança de governos este ano como eleições importantes ocorreram ou estão previstas para ocorrer na Índia, México, Estados Unidos, França e Reino Unido, entre dezenas de outros países. “O aumento da incerteza relacionada com a política comercial e o potencial para políticas mais voltadas para dentro podem pesar sobre as perspectivas comerciais e a atividade econômica”, afirma o relatório do Banco Mundial. – FMI DIZ QUE BRASIL SERÁ A 8ª ECONOMIA DO MUNDO EM 2024.
Entenda como isso impacta os pequenos negócios Mais uma demonstração de força da economia brasileira e da expectativa de avanço do país em 2024 chega do Fundo Monetário Internacional. O FMI declarou que revisou a estimativa de crescimento brasileiro para este ano de 1,7% para 2,2%. Com isso, o país passaria a ser a 8ª economia mundial – subindo uma posição com a alta de 2,9% conquistada em 2023. – AUMENTO DO DÓLAR E INCERTEZA FISCAL PREOCUPAM – Poucas vezes a questão dos gastos públicos e dos rumos da economia esteve tão evidente no Brasil. Em meio às enchentes no Rio Grande do Sul, com perdas que passam de R$ 1,3 bilhão só no agronegócio, os economistas revelam um sentimento de incerteza em relação aos gastos públicos e à condução da política econômica brasileira. Fatores como a piora da percepção do risco fiscal, com a dificuldade em reduzir o déficit público, e a despedida de Roberto Campos Neto do Banco Central, em dezembro, estão no radar do mercado. O impacto sobre a cotação do dólar é dos sinais mais visíveis desse cenário. Pode até não parecer muito, mas na percepção dos economistas trata-se de algo que sinaliza uma questão mais complexa. PESQUISA DA GENIAL QUAEST mostra que os brasileiros continuam preocupados com a qualidade dos serviços públicos no país. Paga-se muito imposto para ter em troca benefícios precários. Tanto que, segundo o levantamento, a saúde segue como a grande preocupação dos brasileiros, com 15%, seguida por economia e inflação (12%), violência e criminalidade (12%), desemprego (9%), fome (10%) O BANCO CENTRAL (BC) E O CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL (CMN) anunciaram novas diretrizes para o OPEN FINANCE, com o intuito de facilitar o uso do PIX por aproximação e expandir a participação de instituições financeiras no sistema. Além disso, foi aprovada a estrutura de governança definitiva do OPEN FINANCE, que consiste no compartilhamento de informações financeiras dos clientes. A implementação do PIX por aproximação em larga escala está programada para fevereiro de 2025, conforme divulgado pelo BC.
As novas regras visam simplificar o processo de iniciação de pagamentos, reduzindo as etapas necessárias em transações online e permitindo a utilização do PIX em carteiras digitais. De acordo com o Banco Central, as mudanças possibilitarão o pagamento por aproximação com o PIX, sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira. A ECONOMIA BRASILEIRA ENFRENTA UM CENÁRIO DESAFIADOR COM A DESVALORIZAÇÃO DO REAL EM RELAÇÃO AO DÓLAR – A REFORMA TRIBUTÁRIA E OUTRAS MEDIDAS em discussão no Congresso também afetam a gestão econômica, exacerbando a volatilidade cambial. A incerteza em torno dessas reformas e a falta de clareza nas políticas econômicas aumentam a aversão ao risco entre os investidores, contribuindo para a desvalorização do real. A economia brasileira, portanto, enfrenta um complexo conjunto de desafios que exigem respostas coordenadas e eficazes
INFORMES DA ÁREA DE SAÚDE – Pessoas na meia-idade que têm pesados com frequência podem ter um risco maior de desenvolver demência, segundo um novo estudo. O trabalho foi apresentado na reunião anual do Congresso da Academia Europeia de Neurologia de 2024, que aconteceu entre os dias 29 de junho e 2 de julho em Helsinque, na Finlândia. O PÉ DIABÉTICO é uma complicação que pode ocorrer em pessoas com diabetes não controlado e a condição pode levar à amputação dos membros inferiores se não for tratada adequadamente. O DIA DO HOMEM celebrado, no Brasil em 15.07.24 é uma data instituída em parceria com a ONU, com foco na conscientização e promoção da saúde masculina. APRECIAR AS PEQUENAS COISAS DA VIDA pode ter um impacto duradouro na sua saúde. Pesquisas anteriores mostraram que sentir gratidão é benéfico para a saúde física e o bem-estar emocional. Agora, um novo estudo descobriu que aqueles que experimentam mais gratidão também têm um risco menor de morrer. Segundo especialistas, este é o primeiro relatório a examinar os efeitos da gratidão na longevidade. GARGAREJO PARA DOR DE GARGANTA: receita caseira pode mesmo ajudar
Mistura com água morna e pitada de bicarbonato ou de sal são indicados em casos de inflamação: em contato com área afetada, substâncias mudam o PH da região, diminuindo a acidez e desconforto.
BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE PARA A SAÚDE!
Ação antioxidante; Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue; Ajuda a aumentar a imunidade; Acelera o metabolismo; Melhora a saúde cardiovascular; Melhora a saúde do intestino
LEMBRTES IMPORTANTES – UECE(85) 31019730; SINDESP-FORTALEZA: FONE (85) 3292-5091 [email protected]; CRATO(88) 99816-0010; SOBRAL (88) 9205-7657; ESCRITÓRIO GLAYDES SINDEAUX ADVOGADOS (85) 3486-1188; 3486-1139 OU (85) 98158-729- [email protected] –
CAMPANHA DE IDENTIFICAÇÃO DE EXEQUENTES INTEGRANTES DO PROCESSO DO PISO SALARIAL COM DADOS INCOMPLETOS MERECEM A SUA SOLIDARIEDADE.
CAMPANHA – CONVÊNIO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ENTRE SINDESP X BNB-CLUBE DE FORTALEZA PARA ASSOCIADO CONVIDADO(CONVENIADO) – CONSULTAS PIS/PASEP – PODERÁ HAVER VALORES RESIDUAIS PARA VOCÊ – USE OS BENEFÍCIOS DO CONVÊNIO SINDESP X EMPREENDIMENTOS PAGUE.
PUBLICAÇÕES, REUNIÕES, ASSEMBLÉIAS E OUTROS DEVERÃO SER COMUNICADAS OU DIVULGADAS, SOMENTE, EM OCASIÕES PERTINENTES, EXCLUSIVAS, ESPECIAIS E NECESSÁRIAS PARA TODOS OS FILIADOS INTEGRANTES (EXEQUENTES) DO PROCESSO. NÃO EXISTEM EVENTOS ISOLADOS, SECRETOS E PARALELOS A FIM DE EVITAR A DESORDEM SOCIAL.