SINDESP

Encerrado o Prazo Para Recadastramento e Prova de Vida dos Servidores Públicos

JESS – Portal de Notícia – Edição 2.251 – sindesp.org.br

Encerrado o prazo para recadastramento e prova de vida dos servidores públicos – O bloqueio salarial ocorrerá com sessenta dias (previsão para 01/11/2021).

O prazo para que os servidores ativos, aposentados, pensionistas, militares( da reserva e reformado) realizassem seu recadastramento e prova de vida chegou ao fim nessa terça-feira (31). Dos 141.350 servidores ativos, aposentados, pensionistas, militares (reserva e reformado) MAIS DE 120 MIL conseguiram realizar o processo, porém cerca de 20 MIL SERVIDORES não realizaram o recadastramento e prova de vida. O prazo NÃO SERÁ PRORROGADO e de acordo com o decreto 34.135 de 02 de julho de 2021, que dispõe sobre o recadastramento e a prova de vida dos beneficiários do Sistema Único de Previdência Social do Estado do Ceará (SUPSEC) e do Sistema de Proteção Social dos Militares do Estado do Ceará e institui a plataforma digital “CEARAPREV ON-LINE”.

A Fundação tem ATÉ 60 DIAS PARA FAZER O BLOQUEIO DOS SALÁRIOS. Segundo o artigo 12º, “a suspensão dos pagamentos do beneficiário que não realizar o recadastramento ou prova de vida digital e remota, conforme o disposto na Lei 14.327 de 20 de abril de 2009 e neste Decreto será efetivado no segundo mês imediato à data final de realização dos procedimentos estabelecidos neste Decreto ou em Instrução Normativa da CEARAPREV e será mantida até que seja regularizada a situação.” Ou seja, com efeitos financeiros do bloqueio acontecerão no dia 01 DE NOVEMBRO DE 2021. Fundação deverá encaminhar a lista dos inadimplentes para SEPLAG e órgãos dos demais poderes, na PRIMEIRA SEMANA DE OUTUBRO, a fim de que sejam efetivadas as suspensões de remunerações e proventos.

“Vamos enviar a lista então QUEM AINDA NÃO REALIZOU TEM ATÉ LÁ PARA REALIZAR SEM PREJUÍZO NOS PROVENTOS. Certificamos que todo o processo fosse realizado para a melhoria de vida dos servidores. Ajudamos sempre com vídeotutoriais, entrevistas, capacitações. Todas as secretarias foram envolvidas. Não fizemos nada sós. Desenvolvemos plataformas para notificar os servidores, ligamos para eles e vamos enviar a lista em outubro fornecendo a quem não fez o processo que o faça”, destaca. Quando o prazo foi estendido o número de acessos por dia caiu consideravelmente.

Para o presidente da CEARAPREV esse é um dos motivos pelos quais o prazo NÃO SERÁ PRORROGADO. É importante destacar que por solicitação dos servidores, associações e sindicatos o prazo final, que inicialmente era dia 30 de junho de 2021, foi prorrogado por mais dois meses encerrando nessa terça-feira “As pessoas deixam para última hora e dificultam o processo. Sobrecarregam o sistema, apresentam dificuldades e ficam ansiosas. Vimos isso em junho. Prorrogamos para agosto e a situação se repetiu. Se continuarmos prorrogando não conseguiremos concluir o recadastramento e prova de vida esse ano. E esse não é o nosso objetivo.”, conclui. O aplicativo continuará disponível nas lojas e o servidor pode continuar realizando o recadastramento e prova de vida. Os canais de atendimento também continuam a disposição.

O ATENDIMENTO PRESENCIAL SÓ ACONTECE MEDIANTE AGENDAMENTO.

Canais de comunicação

Novidade a nível nacional o aplicativo CEARAPREV ON-LINE foi desenvolvido para que os servidores tivessem mais comodidade na realização do seu recadastramento e prova de vida. A Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (CEARAPREV) deu todo o suporte desde antes do aplicativo ficar disponível nas lojas GOOGLE PLAY E APPLE STORE.

Foram treinados aproximadamente 800 facilitadores em todas as secretarias e órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além da equipe de suporte na central de atendimento e redes sociais. Para os beneficiários que possuem algum tipo de comorbidade foram disponibilizadas visitas domiciliares e para os que não tinham aparelho celular compatível com a tecnologia foram agendados atendimentos presenciais.

FONES (85)3108.0135 ou (85) 3108.0136 ATENDIMENTO@CEARÁPREV.CE.GOV.BR

SEDE – RUA VINTE E CINCO DE MARÇO 300 CENTRO – DAS 8:00H ÀS 12:00H E 13:00 H ÀS 17:00H DE SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA

FONTE; CEARÁPREV