JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO – 4.021-SINDESP.ORG.BR
UECE ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM FOCO EM CAPACITAÇÕES EM ENERGIA LIMPA
A produção e promoção de energia limpa a partir do hidrogênio verde segue avançando no Ceará. Um novo passo foi dado em 16/10/2023, quando o Governo do Ceará assinou acordo de cooperação com a Universidade Estadual do Ceará e diversas instituições para capacitação da mão-de-obra qualificada para atuar neste novo e promissor contexto de mercado. O Programa H-TEC visa o intercâmbio de informações e de experiências, implementação de cursos, ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação. O propósito principal do acordo é a capacitação profissional em energias renováveis no Ceará, visando à inclusão socioeconômica e ao atendimento das demandas crescentes da cadeia produtiva do setor, especialmente no que tange à energia eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde, por meio da implantação de laboratórios de ensino especializados e da formação técnica, alinhados às inovações e necessidades do mercado.
Firmaram o acordo, o Governo do Ceará, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (SECITECE); Secretaria da Educação (SEDUC); Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará (SET); Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Federação das Indústrias do Ceará (FIEC); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (…..Senai), e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). FONTE: INFORMAÇÕES E FOTO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA CASA CIVIL E UECE-NOTÍCIAS.
As energias limpas consistem em sistemas de produção de energia que excluem qualquer tipo de poluição, principalmente por emissão de gases de efeito estufa como o CO2, causadores das mudanças climáticas. Portanto, as energias limpas – em pleno desenvolvimento – promovem nossos progressos de preservação do meio ambiente e mitigação da crise de energias esgotáveis, como é o caso do gás ou do petróleo. Diferenças entre energias limpas e energias renováveis – Energia limpa e energia renovável são dois conceitos que costumam estar interligados, mas não têm o mesmo significado, sendo preciso apontar suas diferenças. A principal delas está na poluição. As energias renováveis, por surpreendente que possa parecer, podem causar poluição. Por exemplo, o biogás ou o biodiesel são fontes de energia renováveis por, entre outras coisas, terem suas origens naturais e inesgotáveis. Porém, diferentemente da maioria das energias renováveis, poluem com sua combustão, emitindo gases de efeito estufa. As energias limpas não poluem e, portanto, podemos afirmar que a maioria de fontes de energias renováveis também é limpa e vice-versa. Tipos de energias limpas mais comuns: A maioria das energias limpas também é renovável e, consequentemente (tirando a nuclear), as mais comuns atualmente: Energia eólica; Energia eólica ONSHORE: aproveita as correntes de ar produzidas na terra; Energia eólica offshore; Energia fotovoltaica, baseada no efeito fotoelétrico; energia solar; Energia hidrelétrica; Energia de hidrogênio verde, Energia da biomassa, Energia geotérmica, Energia das marés, Energia nuclear – Vantagens das energias limpas: São ecológicas: nenhuma das energias limpas gera gases de efeito estufa nem outras emissões poluentes na atmosfera. São ilimitadas: a maioria é obtida de recursos inesgotáveis da natureza ou têm uma rápida regeneração, razão pela qual podemos usá-las de forma permanente e ilimitada. São seguras: não possuem riscos suplementares, como a nuclear, e seu desmantelamento é simples, pois não faz falta cuidar de seus resíduos após a finalização da exploração de dita instalação. Facilitam a independência energética: ao serem produzidas a partir de recursos naturais, distribuídos por todo o planeta, permitem aos países e regiões desenvolverem tecnologias próprias e não dependerem energeticamente de outras nações. Promovem a criação de empregos e incentivam a economia local: as instalações limpas, na sua maioria, requerem muita mão de obra, tanto para sua construção como para sua manutenção e operação, o que cria postos de trabalho e dinamiza a economia do país. A importância das energias limpas e renováveis e seu nulo impacto ambiental e descarbonizar a economia.
MATÉRIA COMPLETA SOBRE O ASSUNTO NO JESS-PORTAL DA NOTÍCIA.