SINDESP

Energia Limpa

JESS – Portal da Notícia – 1.547 publicadas – sinesp.org.br

O Ceará contribuindo para o futuro energético sustentável do planeta.

Por que falar sobre energia limpa

Ocupando hoje o 13º lugar no ranking de capacidade energética instalada do Brasil, com destaque para as energias solar e eólica, o Ceará tem características climáticas que conferem ao estado um enorme potencial de ampliação da capacidade de energia limpa. A instalação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém ratifica esse potencial, colocando o Ceará na vanguarda da geração de energia limpa no mundo e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

o Grupo de Comunicação O Povo, ciente do seu papel de contribuir com a discussão de temas relevantes para o desenvolvimento do estado, propõe o projeto “Energia Limpa: O Ceará na Vanguarda da Geração de Energias Renováveis”. Um projeto que vai sensibilizar formadores de opinião e sociedade sobre a importante contribuição do Ceará para o futuro energético do planeta.

Editorial: Ceará de Vento e Sol
Paula Lima – Jornal O Povo

O Ceará tem tudo o que qualquer lugar do mundo gostaria de ter em abundância para a geração de energias limpas. Há sol, vento e posição geográfica privilegiada em relação a muitos países. Com grande oferta de energias renováveis a baixo custo, como a eólica e a solar fotovoltaica, e tecnologia para produção e exportação de hidrogênio verde, o Brasil se destaca positivamente entre países que nem sempre têm disponibilidade para atender às demandas de transição energética, como o Japão, a Coreia do Sul e parte da Europa. O Ceará já é um estado exportador de energia elétrica, lembra o coordenador do núcleo de energia da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Joaquim Rolim. Em 2019, exportou 25,6% da energia elétrica gerada no estado. “Se acrescentarmos as usinas em construção e outorgadas pela Aneel, com construção a iniciar, o Ceará terá, em um futuro próximo, 70% da sua matriz elétrica composta pelas renováveis fontes eólica e solar”, acrescenta ele.
A vantagem competitiva e impulsionadora de empregos e desenvolvimento socioeconômico de maneira geral será ainda maior com a instalação da usina de hidrogênio verde no complexo do pecém. Nas páginas a seguir, você lê sobre o desenvolvimento da cadeia de geração de energia limpa. De como ela pode ser utilizada na sua casa ou no seu negócio e, principalmente, como adotar a geração de energia limpa contribui para a descarbonização do planeta.

Diferentes reportagens oriundas do Jornal O Povo sobre energia limpa serão publicadas no JESS

Entrega da declaração do IR para 31/07/2021 – Confira anote