SINDESP

Energia Solar Fotovoltaica no Ceará

JESS – Portal da Notícia – 1.605 publicadas – sinpesp.org.br

Crescendo gradativamente em todo o país, a energia solar também possui um grande potencial de desenvolvimento no Ceará, visto que o estado conta com um dos maiores índices de irradiação do Brasil. Pensando nisso, tanto o Ceará como um todo quanto a sua capital, Fortaleza, são considerados os principais geradores de energia fotovoltaica na região nordeste.

Potencial de energia solar no Ceará

De acordo com a agência nacional de energia elétrica (ANEEL), o Ceará possui uma potência instalada de 22,9 megawatts(MW), equivalente a 3,6% da matriz energética. ainda assim, o território cearense ocupa a oitava posição no ranking estadual do país, enquanto sua capital conta com 8,1MW de potência instalada, que corresponde a 1,3%, ocupando a sexta colocação no ranking municipal. Além disso, seu potencial de geração de energia solar é 30 vezes maior que a capacidade instalada no Brasil, segundo dados do atlas eólico e solar do estado, divulgados pelo governo do Ceará em parceria com a fundação das indústrias do estado do ceará (FIEC). Foi observado, também, que o estado é capaz de produzir 1,363 TWH/ano, o que corresponde ao dobro da atual oferta interna bruta de eletricidade avaliada em 2018 no Brasil, de 636,4TWH.

Sistemas de energia solar no Ceará

Correspondendo a 10% da matriz energética e fotovoltaica instalada no Brasil, o território cearense é o terceiro colocado em relação ao maior potencial de energia solar no nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e do Piauí. Sendo assim, estima-se que o estado quadruplicará sua capacidade de geração de energia em sistemas fotovoltaicos até 2023. Tendo em vista os leilões já realizados, serão incluídos mais 757MW, o que totalizará 975MW de potência instalada. Além disso, segundo a ANEEL, o Ceará irá dispor de diversos novos empreendimentos por meio da implantação de sistemas de energia solar, como nos municípios: Tabuleiro do Norte, com 123,6MW de potência instalada; Limoeira do Norte, com 154,5MW; Caucaia, com 135MW; Mauriti, com 284,7MW; e Milagres, com 58,9MW.

Usinas solares no Ceará

Considerado o segundo estado com o maior número de projetos fotovoltaicos em instalação do Brasil atualmente, as três usinas do Ceará em operação somam 245MW, somente atrás do estado da Bahia. Além disso, o estado contará com a construção de mais nove usinas fotovoltaicas nos municípios de Mauriti e milagres, feitas pela Sunco Energy Brasil, totalizando 343,6MW de potência instalada para a geração de energia solar. Tais empreendimentos envolvem um investimento de R$ 1,9 milhão e sua implementação será iniciada em julho deste ano (2020), com previsão de entrega até dezembro de 2021. A ANEEL estipulou um prazo de 30 anos para a exploração do negócio sob regime de produção independente.

Como gerar energia solar no Ceará

Como na maioria dos casos, a geração de energia solar fotovoltaica no Ceará é captada por meio da conversão direta da luz do sol em eletricidade pelo processo dos painéis solares, sendo o material semicondutor o principal responsável pela transformação. Dessa forma, a geração de energia pode ser utilizada em sistemas de microgeração (com até 75KW) e minigeração (acima de 75KW até 5MW). Os sistemas, por sua vez, podem distribuir eletricidade e gerar uma economia de até 95% no valor da conta de luz em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, serviços públicos, como iluminação, propriedades rurais e em muitas outras localidades.

Preço de placas solares no Ceará

Para estipular um valor para a aquisição de placas solares no Ceará, fatores como tamanho do projeto, área de instalação, potência da placa, inclinação, aspectos climáticos, sombreamento, entre outros, serão responsáveis pela variação de preço. No entanto, pode-se estimar um valor médio de R$ 14 mil para a instalação de painéis solares em um imóvel no nordeste, considerando-se a qualidade dos materiais, mão de obra e dimensionamento feito por uma empresa qualificada. Retorno sobre o investimento para instalação de energia solar no Ceará.

Classificada como uma das melhores capitais para a geração de energia solar em relação à economia, fortaleza (Ceará) está entre os 20 municípios com maior potencial de retorno sobre o investimento do brasil. Dessa forma, tendo em vista o aumento do valor da fatura de eletricidade nos últimos anos e a alta durabilidade de sistemas fotovoltaicos, a instalação de energia solar é considerada uma das opções mais viáveis e econômicas no Ceará. Além disso, a capital é uma das cidades com o payback (retorno sobre o investimento) mais rápido do país, sendo feito em aproximadamente 3,39 anos, visto que a sua vida útil é de 25 anos, segundo a empresa de energia COMERC.

Cursos de energia solar fotovoltaica no Ceará

Se você possui interesse em iniciar a carreira no mercado de energia solar, saiba que existem diversos tipos de cursos, variando desde os fundamentos do seu funcionamento até o curso de instalação de energia solar em residências, vendas, projetos e muito mais. Confira abaixo uma lista de cursos oferecidos pelo portal solar em parceria com a Elektsolar Innovations:

1. Curso online vendas de sistemas fotovoltaicos; Curso online de energia solar: Fundamentos e aplicações; Curso online de energia solar: Projeto e normas; Curso de energia solar fotovoltaica: Vendas e técnicas comerciais; Curso de instalação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede; Curso de projetos de sistemas fotovoltaicos conectados à rede; Curso de sistemas fotovoltaicos autônomos (off- grid); Cursos projeto de usinas fv-minigeração distribuída;

2. Curso avançado em regulação: Modelos de negócios em geração distribuída; Curso projeto de usinas de energia solar.

Empresas de energia solar – Ceará

No portal solar, é possível encontrar as principais empresas de energia solar verificadas, como as atuantes no estado do Ceará. para isso, basta acessar o nosso mapa de empresas e encontrar algumas empresas, juntamente com número de projetos verificados e KWP instalados. confirmadas principais: Fortaleza; Juazeiro do Norte; Sobral; Crato; Cedro; Beberibe.

Encontre a empresa de energia solar mais próxima

O portal solar, maior portal de energia solar do Brasil, auxilia na localização das melhores soluções no mercado. Aqui, é possível encontrar milhares de empresas de energia solar e instaladores espalhados pelo Brasil e prontos para atenderem, bastando acessar o nosso mapa de empresas para conhecê-los. Para facilitar o cálculo e ter mais precisão no valor do seu projeto, acesse o simulador solar de forma gratuita. Faça sua simulação e comece a produzir energia solar em sua residência, comércio ou indústria.

FONTE: ENERGIA SOLAR