SINDESP

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.780 SINDESP.ORG.BR

SÉRIE DE REPORTAGENS SOBRE ENVELHECIMENTO

PREVENÇÃO

A melhor indicação para prevenir doenças é ter atenção à assertividade, às consultas médicas e aos sinais do seu corpo desde cedo, logo a partir da juventude. Se distanciar de hábitos, como o tabagismo, a irregularidade do sono, a má alimentação e a alta exposição aos poluentes são fatores primordiais de autocuidado, que se praticados ao longo da vida, podem promover uma velhice mais saudável. Já na terceira idade, manter um acompanhamento médico regular é essencial e não pode ser desconsiderado, visto que é uma oportunidade de prevenir ou detectar doenças, além de estabelecer os medicamentos adequados a cada caso. Quando se trata de saúde, quanto mais cedo for feito um diagnóstico, mais informações de tratamento e até cura. Cumprir as indicações de medicação, desde o tipo, o horário e a dosagem também são algumas das principais medidas de manutenção da vitalidade na terceira idade. Seguindo essa orientação, será mais fácil saber quais os exames que precisam ser feitos, por exemplo, e estar sempre ciente de como anda o funcionamento do corpo.

HÁBITOS FUNDAMENTAIS

Existem inúmeras possibilidades de aprendizado durante a terceira idade, principalmente – Porque exercitar o cérebro deve ser uma das atividades primordiais para manter a mente ativa. Saber dos cuidados que o seu corpo precisa, pode ser um início, o ponto de partida para fazer com que você enxergue os sinais que se manifestam em você, e para apresentar caminhos e soluções que melhorem a sua qualidade de vida. Sempre é tempo de mudar. Comece buscando uma motivação, estabelecendo pequenos objetivos que vão te fazer chegar a um objetivo final, trabalhe a repetição e se dê recompensas. Resumimos aqui os principais hábitos rotineiros para impactar um envelhecimento mais ativo e saudável: Realize atividades relaxantes; Estimule a interação social; Pratique exercícios físicos; Tenha um plano alimentar balanceado; Atente-se para a disposição dos objetos em casa para evitar acidentes; Mantenha um acompanhamento médico regular. A vacina é também uma das formas de garantir a prevenção de doenças e de lidar com as alterações imunológicas ligadas ao envelhecimento. As vacinas contra doenças infecciosas buscam prevenir a morbimortalidade e preservar a capacidade funcional de pessoas idosas, garantindo a plenitude de suas atividades profissionais e pessoais.

VACINAS CONSTAM NO CALENDÁRIO VACINAL DO IDOSO

Influenza (gripe); Pneumocócicas; Herpes ZÓSTER; Difteria, tétano e coqueluche ou dupla adulto (difteria e tétano); Hepatites A e B; Febre amarela; Meningocócicas conjugadas; Tríplice viral.