Faculdade de filosofia Dom Aureliano Matos(FAFIDAM) foi criada em 19 de agosto de 1966, através da Lei Nº 8.557, com estrutura de Autarquia Estadual em janeiro de 1967, pela Lei Nº 8.716, possuindo autonomia administrativa, financeira, pedagógica e disciplinar semelhante a outras instituições de ensino superior da época. Trata-se de uma significativa e honrosa homenagem a seu idealizador e fundador, o respeitado Dom Aureliano Matos.
A unidade de ensino superior tem por objetivo formar profissionais para atuarem na educação básica, atendendo assim aos anseios da população do Baixo e Médio Jaguaribe. Desde a sua implantação – 1968, possui estrutura de cursos de licenciatura plena em diversas áreas do conhecimento humano, visando a formação de professores atuantes em diferentes funções no âmbito das instituições educacionais Jaguaribanas. A aula inaugural foi proferida pelo autêntico pioneiro socio-cultural, fundador e diretor da Escola de Administração do Estado e brilhante historiador Raimundo Girão, Secretário de Cultura da época do Governador do Estado Virgílio Fernandes Távora. O evento foi prestigiado por autoridades religiosas, civis, militares e governamentais, além de representantes de diversas universidades e faculdades de ensino superior.
A abertura de cinco primeiros cursos de licenciatura – Letra, Pedagogia, Geografia, História e Matemática foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação através do parecer Nº 425. Em 1968. Em observância ao decreto Nº 8295, de 08/11/1967, publicado no Diário Oficial do Estado foi permitido a abertura das inscrições para o 1º concurso público de provas e títulos para o ingresso no magistério superior de profissionais que formaram o corpo docente da FAFIDAM.
Os primeiros dirigentes e fundadores foram: Pe. Misael Alves de Sousa e Pe. Francisco de Assis Pitombeira, impolutas figuras gestoras da FAFIDAM.
Próxima edição – Atualidades. Aguardem!