SINDESP

Falha técnica agenda vacinação de idosos para o Centro de Eventos; Prefeitura fará remarcação

Por falha técnica, 800 idosos foram agendados para o equipamento, mas Secretaria de Saúde alega que não é o local adequado

Uma falha técnica no sistema de agendamento da Prefeitura de Fortaleza permitiu que 800 idosos com mais de 75 anos agendassem a vacinação contra a Covid-19 para ser tomada no Centro de Eventos. A secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Estela Leite, explicou, nesta segunda-feira (25), que esse grupo não deve comparecer ao local e que uma equipe da prefeitura trabalha para comunicar os idosos do erro.

A titular da SMS esclareceu que os idosos com mais de 75 anos vão ser vacinados em casa ou pelo sistema drive-thru. O grupo deve fazer o cadastro pelo pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou pelo site Vacine Já e posteriormente será comunicado sobre quando e onde receberão o imunizante.

Em menos de 24h após a liberação a liberação do agendamento, 800 idosos conseguiram confirmar a primeira dose do imunizante para ser tomada no Centro de Eventos. 400 deles já para esta segunda-feira (25), contudo, Ana Estela Leite pede que eles não compareçam. “Nós estamos com uma equipe de 40 pessoas enviando e-mail, mensagens, ligando para que eles não venham para o Centro de Eventos porque aqui não é local adequado”, alegou a titular da Pasta.

Ainda segundo a titular da SMS, os idosos que escolheram a opção drive-thru ou em domícilio durante o cadastro na plataforma receberão posteriormente o aviso do local e data. A definição dos pontos de vacinação e da rota de logística será mapeada ainda na noite desta segunda-feira (25) para que o início da imunização seja até o fim desta semana.

“A gente vai analisar de acordo com a quantidade de idosos e os locais, porque a gente vai fazer planejamento de rotas. Hoje à noite a gente estar pegando esses dados, sentando e iniciando a logística. A gente espera até o fim desta semana, já está iniciando com a rota de idosos”, reforçou.

Os familiares de idosos que não têm acesso a equipamentos eletrônicos deverão procurar o posto de saúde próximo à residência para fazer um cadastro e entrar na rota de vacinação. As unidades de atenção básica já estão autorizadas a preencher esse cadastro, conforme a secretária.

Vacinação para profissionais de saúde

A vacinação de 3 mil trabalhadores da saúde, incluindo os de apoio, está mantida para começar na tarde desta segunda-feira, no Centro de Eventos, e deve se estender até as 20h, excepcionalmente. A partir desta terça-feira (26), o horário de funcionamento será de 9h às 17h com 15 equipes, cada um com capacidade para imunizar 200 pessoas.

Os profissionais que estão na linha de frente receberão as doses de CoronaVac, enquanto os idosos terão a vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. “Ontem foi alinhado juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) que essas doses da AstraZeneca seriam destinadas para o grupo de idosos e a gente continuaria com os profissionais de saúde com a CoronaVac para facilitar a logítica”, ponderou a secretária.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/falha-tecnica-agenda-vacinacao-de-idosos-para-o-centro-de-eventos-prefeitura-fara-remarcacao-1.3038007