JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.434 –SINDESP.ORG.BR
BARBALHA EM FESTA – A festa de Santo Antônio é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Festa de Santo Antônio é uma das festas populares mais tradicionais e importantes do Estado do Ceará. O evento cultural e religioso da Região do Cariri ocorre de 01 a 13.06.204 na cidade de Barbalha(CE). A celebração é realizada em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade e é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A programação dos festejos consta com diversas atividades religiosas, culturais e musicais, além de atrações para todos os gostos. Uma das principais exibições da festa foi o cortejo do pau da bandeira, que é trazida pelos carregadores oficiais da Floresta Nacional do Araripe até o Largo da Matriz, onde é hasteada. Segundo a coordenação da festa, a árvore(copaíba) que foi cortada este ano é de 23 metros, 2,5 toneladas e precisou 60 carregadores.
A programação iniciada em 01.6.2024 consta com SHOWS de renomados artistas regionais e nacionais de forro, noite especial da solteironas, dia dos namorados, celebração de atos litúrgicos/religiosos, quadrilhas juninas, desfiles de roupas típicas, além do habitual encerramento em 13.06.2024 com a procissão de Santo Antônio. As festividades desse ano reuniram mais de 190 mil pessoas. BARBALHA é um município brasileiro do estado do Ceará. Localiza-se na Região Metropolitana do Cariri, Mesorregião do Sul Cearense, a 504 quilômetros da capital Fortaleza pela BR-122. Ocupa a 7ª colocação no estado em IDH geral, a 9ª em IDH-Educação e a 4ª em IDH-Longevidade. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimou sua população para 2021 em 61.662 habitantes. Passam pela cidade as CEs: 060, 293 e 386. Tem como padroeiro Santo Antônio, o casamenteiro, e apresenta vários prédios e locais históricos, preservando nuances coloniais. Situa-se na latitude de 7°18′18″ S e na longitude de 39° 18′ 7″ W, aos pés da Chapada do Araripe e, junto com as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, compõe o triângulo CRAJUBAR na região do vale do Cariri. Tem ao redor a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, mais conhecida como FLONA Araripe. TRADICIONAL POLO AGRÍCOLA DA REGIÃO do Cariri, é responsável por grande parte da produção de gêneros alimentícios como frutas, verduras, legumes e hortaliças em geral. Possui uma grande área de plantio de cana-de-açúcar, com uma produção média de 22.750 toneladas por ano, fato que lhe confere o título de Terra dos Verdes Canaviais. A cidade detém grande parte dos engenhos de rapadura ativos na região além da usina de açúcar Manoel Costa Filho (atualmente desativada). Também há cultivos experimentais de algodão feitos pela Embrapa.
Por conta do grande potencial para o agronegócio a cidade abriga desde 2012 a Ceasa da região do Cariri. Observa-se discreta produção pecuária representada pela presença de rebanhos de caprinos, suínos e aves. INDÚSTRIA – A produção industrial do município é relevante. Com número crescente de unidades industriais instaladas, a cidade conta com um parque industrial diverso, formado por firmas de beneficiamento de gêneros alimentícios e bebidas; fábricas de médio porte produtoras de calçados, vestuário e cerâmica. Alguns empreendimentos industriais têm importância regional, como a ITAPUÍ S.A, antiga IBACIP (Indústria Barbalhense de Cimento Portland), concessão da Cimento Nassau; a FARMACE, indústria química e farmacêutica; a indústria metalúrgica Bom Sinal e a IBK, produtora de borracha e derivados. Igualmente importante é fazer menção à fábrica de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), chamada Bom Sinal. No setor turístico, Barbalha se destaca devido às suas arquiteturas como os prédios antigos: Engenhos, Casarão Hotel, antiga Cadeia Pública, entre outros; e os Atrativos Naturais: Estância hidromineral com mais de 30 fontes de águas naturais. Algumas delas formam piscinas naturais e de águas minerais e hipotermais. Floresta Nacional do Araripe: importante ecossistema da flora e fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção. ARAJARA PARK: Parque temático a 920 metros acima do nível do mar, com várias piscinas, TOBOÁGUAS, gruta, trilha e meios para recreação infantil. Balneário do Caldas: A mais de 700 metros de altitude, é um local de lazer mais popular, com piscinas, cascatas, palhoças e duas fontes naturais de águas térmicas. Chalés de veraneio e o Hotel das Fontes completam a estrutura do Balneário.