JESS-PORTAL DA NOTÍCIA- EDIÇÃO 3.693-SINDESP.ORG.BR
PRIMEIRA MULHER PASSA A INTEGRAR GALERIA DE EX-REITORES DA UECE
Ocorreu em 15.05.2023, aposição do retrato da professora JOSETE DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO SALES, primeira mulher a assumir a reitoria da Universidade, com mandato de 2020 a 2021. O quadro foi afixado na galeria de honra de ex-reitores da UECE na Sala de Deliberação dos Órgãos Colegiados da Universidade, na reitoria, NO CAMPUS ITAPERI.
Estavam presentes e compuseram a mesa diretora, o vice-reitor da DARCIO TEIXEIRA; chefe de gabinete da reitoria Altemar Muniz; a reitora na gestão de 2020-2021 e homenageada, a JOSETE DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO SALES; os ex-reitores Francisco de Assis Moura Araripe e Cláudio Régis de Lima Quixadá. A cerimônia festiva teve a brilhante apresentação do Quarteto de Violonistas da UECE – Grupo Quartzo Verde – composto por alunos do curso de licenciatura em música e bolsistas deste projeto de iniciação artística. Os alunos ELNATAN LEONIL; José Ramos; Gabriel Martins; e Gustavo Silvestre apresentaram ao público que lotou o salão dos órgãos colegiados as músicas Aquarela do Brasil, de Ari Barroso; KALU, de Humberto Teixeira; e Conversa de Botequim, de Noel Rosa. “A educação básica e superior pública foi o cenário de formação e atuação profissional da professora JOSETE SALES.” Assim iniciou o perfil profissional da homenageada, texto lido por JERFFESON Teixeira, chefe de gabinete na sua gestão. A professora JOSETE ingressou na UECE em 1986 após aprovação em concurso público, tendo o CESA como centro de origem. De 1986 a 1992 foi lotada temporariamente na Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, em Quixadá, onde foi professora de Didática e Práticas de Ensino, atuou nos cursos de História, Ciências e Pedagogia.
Além da docência, no decorrer de seus 35 anos de Universidade, JOSETE também participou ativamente da gestão universitária, assumindo: “chefias de departamento; a coordenação do curso de Pedagogia, por três mandatos; a coordenação de Programas Especiais de Formação de Professores, Gestores e Secretários Escolares; a coordenação adjunta da Universidade Aberta do Brasil-UAB/UECE; a representação de seus pares na Comissão Permanente de Avaliação/CPI, no CEPE, CONSU, Conselho Diretor da FUNECE- UECE; a representação da universidade no Conselho Municipal de Educação de Fortaleza e no Fórum Estadual de Educação; a Chefia de Gabinete da Reitoria, no primeiro mandato dos professores Jackson Sampaio e Hidelbrando Soares; a direção do Centro de Educação para o mandato de 2016-2020. Integrou ainda a equipe da PRÓ-REITORIA de Pós-graduação e Pesquisa, sob à direção de CIRA PETROLA e a PRÓ-REITORIA de graduação/PROGRAD, na gestão deste que vos fala. Por fim, em maio de 2020, a reitoria da UECE”. JOSETE assume a reitoria da Universidade na condição de decana da universidade, escolhida em lista tríplice pelo então governador Camilo Santana. Na lista constavam ainda os nomes dos professores Vladimir Spinelli Chagas e João Artur Freitas da Rocha. A gestão da reitora foi uma gestão de transição em meio à pandemia de Covid19. “Atendendo as demandas necessárias à continuidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, priorizando a vida e a saúde da comunidade universitária e de seu entorno. Os EPIs e os protocolos de saúde para as atividades presenciais essenciais; os chips necessários às atividades discentes remotas; a renovação e prorrogação dos contratos dos docentes substitutos e temporários; as negociações em torno da manutenção e suspensão temporária dos contratos dos terceirizados; a formação dos docentes para as atividades remotas; a manutenção e prorrogação das bolsas estudantis de pesquisa e permanência universitária; além da organização da semana universitária em formato totalmente virtual, compuseram parte do universo de trabalho deste reitorado”. O professor JERFFESON finaliza afirmando que por todo o legado apontado e “por toda sua história de luta em prol da educação em nosso Estado, em parte aqui relatada, devemos, hoje e sempre, todo reconhecimento e nosso eterno agradecimento a primeira reitora da Universidade Estadual do Ceará, JOSETE de Oliveira Castelo Branco Sales” finaliza em meio a muitos aplausos.
Em um discurso emocionante e diversas vezes aplaudido, a professora JOSETE fala de seu reitorado em meio a pandemia: “Em uma margem, a conclusão do segundo mandato dos professores Jackson Sampaio e Hidelbrando Soares e um cenário de mortes, despedidas sem abraços, sirenes, medo e reclusão, impostos pela Pandemia Covid19. Em decorrência deste cenário, a total impossibilidade de concluirmos o processo eleitoral, culminando com a consulta para escolha dos novos dirigentes da universidade. Na outra margem, a missão designada à decana do Conselho Universitário/CONSU: conclusão do processo eleitoral com a realização de consulta à comunidade universitária e a transmissão do cargo ao novo reitor e vice-reitor da UECE em um prazo, máximo, de 90 dias. A travessia pensada, inicialmente, para o limite de três meses não foi possível. A pandemia Covid19 não deu trégua, as vacinas não chegaram, na urgência devida, e a posse dos novos dirigentes só foi possível no ano seguinte (2021).” A ex-reitora comenta que, apesar do momento difícil, também houve alegrias no percurso: “Concluímos um semestre letivo e iniciamos outro; estendemos para o cenário nacional e internacional um número expressivo de encontros e eventos acadêmicos, com destaque para a XXV Semana Universitária – a nossa primeira no formato remoto; realizamos eleições gerais na universidade para recomposição dos Órgãos Superiores de Deliberação Coletiva, das direções de Centro, Faculdades e do ISCB e das coordenações de curso, reduzindo pouco a pouco nossos receios com relação aos processos eleitorais, não presenciais. As colações de grau remotas constituíram um capítulo memorável.”
E muitos agradecimentos: “Muitos são os nomes a agradecer pela parceria neste período de águas revoltas. O prof. Francisco do O’ Lima Júnior (Reitor da URCA e, à época, presidente do CRU) pela disposição em fazer caminhar juntas UECE-URCA e UVA; O Conselho de Educação do Ceará, na pessoa de sua presidente Ada Pimentel; JERFFESON TEIXEIRA, chefe de gabinete (de direito, e vice-reitor de fato); o chamado Núcleo Duro/ Base da gestão: além de JERFFESON TEIXEIRA, Fernando Roberto/PROEX, Fernando Santos/PROPLAN e Germana Paixão (a liderança da Comissão de seleções, concurso e eleições da Universidade); os integrantes do GT de enfrentamento à Pandemia Covid19/UECE, sob à direção da professora Lúcia Duarte; os meninos e meninas da secretaria da reitoria e vice- reitoria; a equipe de Secretaria dos Órgãos de Deliberação Coletiva; as direções de departamento, unidades administrativas, PRÓ-REITORIAS e suas valorosas equipes. Preciso também agradecer e homenagear (in memória) o servidor George Urbano Melo – recém ingresso na universidade por meio de concurso público – cuja competência e afinco nos foram roubadas pela Covid19. Em nome dele, reverencio os nossos estudantes, professores e funcionários que não resistiram ao CORONAVÍRUS; o SINDUECE, na pessoa da professora Sandra Gadelha (presidente à época)” aponta a homenageada referendando que eles também estarão presentes na galeria dos ex-reitores junto a sua imagem. A professora JOSETE registra ainda os nomes que fizeram parte de sua história, como a Dona Clotilde, professora dos anos iniciais; Regina Elizabete Mesquita, professora do curso Normal e, posteriormente, colega de trabalho no CESA; as professoras e professores do curso de Pedagogia da UFC, onde cursou graduação, mestrado e doutorado; colegas docentes, funcionárias e discentes da FECLESC; professor Araripe, então diretor do CESA; Professores Jackson Sampaio e Hidelbrando Soares pela confiança depositada e espaço delegado quando assumiu a chefia de gabinete no primeiro mandato dos professores; Lúcia Helena Granjeiro – primeira diretora do Centro de Educação; Marcília Chagas Barreto e Margarete Sampaio como exemplos de colaboração e cuidado, dentro e fora da universidade; e Nonato Nogueira e Ciza Viana do Conselho Municipal de Educação e o Fórum Estadual de Educação.
Os familiares tiveram espaço especial no discurso da ex-reitora. Com voz tomada pela emoção em diversos pontos de seu discurso, JOSETE lembro da avó ROSALBA que além do colo e das gemadas, foi sua primeira experiência como auxiliar de professora; a mãe Suzete, protagonista de doces lembranças a quem deve sua alfabetização e o orgulho da profissão de professora; seu esposo Fernando, companheiro de 43 anos; os netos Artur, Laura e Eva, que demonstram a urgência da convivência próxima; e os filhos Fernando e Cíntia “sem sombra de dúvida, minha melhor participação nos palcos da vida”, finaliza. Sua dedicação, compromisso e amor pela educação não passaram despercebidos. Você moldou mentes jovens, estimulou a curiosidade e deu asas aos sonhos de muitos alunos.” Assim falou o vice-reitor da UECE, professor DARCIO Teixeira em seu discurso, afirmando ainda que era muito difícil falar após o discurso belo e emocionante da homenageada. E complementa: “A professora JOSETE personifica o que há de melhor na profissão de docente. Sua paixão pela educação e seu compromisso inabalável com o sucesso de seus alunos são verdadeiramente inspiradores. Durante anos, ela tem sido respeitada e admirada em nossa comunidade educacional, dedicando-se a mudar as mentes e os corações daqueles que passaram por suas salas de aula. Além disso, é exemplo de integridade e de liderança. Sempre mostrou um profundo respeito com seus colegas e uma disposição constante para colaborar e compartilhar o seu conhecimento. Não podemos deixar de mencionar a influência positiva da professora fora da sala de aula. Defensora fervorosa da educação como agente transformador da sociedade. Sua presença em nossas vidas será lembrada para sempre” finaliza.
O quadro da ex-reitora foi descerrado pelo vice-reitor, professor DARCIO; pelos ex-reitores, professores Araripe e Quixadá; a homenageada, professora JOSETE; e ainda a mãe da ex-reitora, Dona Suzete e o neto Artur. Também estiveram presentes a Pró-Reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte CAVAIGNAC; Pró-Reitora de Extensão-Proex, professora Lana Nascimento; Pró-Reitor de Administração, economista Fernando Santos; Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Giuseppe; Pró- Reitora em Exercício da PRÓ-REITORIA de Graduação, professora Jaqueline Rabelo; Diretor de Ensino de pós graduação da PROPGPQ, professor João Tadeu de Andrade; Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, professor José Joaquim Neto Cisne; Diretora do Centro de Educação, professora Edite Colares; Diretora do Centro de Humanidades, professora Adriana Barros; representando o Centro de Ciências da Saúde, professora Lucia Duarte; Coordenadora Geral do Fórum de Educação do Ceará, professora CIZA Viana; EX-PRÓ- REITOR de administração na gestão de homenageada, senhor Carlos Heitor Sales Lima, ex-diretor da FECLESC, professor GILBERTO TELMO SIDINEY MARQUES; demais professores e familiares.
A galeria dos ex-reitores da UECE foi inaugurada em 7 de abril de 2014, como forma de homenagear os dirigentes maiores desta instituição. É um culto a memória daqueles que deixaram seu legado na história da universidade: Antônio MARTINS FILHO – 1975 a 1977 – DANÍSIO Dalton Da Rocha – De 1977 a 1981 – Padre Luiz Moreira – De 1981 a 1984 CLÁUDIO RÉGIS De Lima Quixadá – De 1984 a 1988-– PERÍPEDES Franklin Maia Chaves – 1988 a 1992 – Paulo De Melo Jorge Filho (PETROLA) – De 1992 a 1996 – MANASSÉS CLAUDINO FONTELES 1996 a 2000 e 2000 a 2004 – JÁDER Onofre De Moraes – De 2004 a 2008 – Francisco De Assis Moura ARARIPE – De 2008 a 2012 – JOSÉ JACKSON Coelho Sampaio – 2012 a 2016 e 2016 a 2020 – JOSETE DE OLIVEIRA CASTELO BRANCO SALES – 2020 A 2021 -Todos os quadros da Galeria foram pintados pelo renomado artista cearense Ernani Pereira Ferreira. Ernani é um dos grandes artistas brasileiros da pintura retratista e histórica. Sua dedicação exclusiva a estes gêneros tem dado destaque às suas obras nas quais a valorização do detalhe é sua marca de requinte e perfeição. Na arte retratista desenvolveu com precisão a técnica em óleo sobre tela no estilo hiper-realista. Isto o tornou um dos mais requisitados pintores cearenses.
O SINDESP COMPARTILHA COM A JUSTA E MERECIDA HONRARIA DE ALTA DISTINÇÃO NA APOSIÇÃO DO RETRATO NA GALERIA DE EX-REITORES DA UECE, CONCEDIDA A EMINENTE PROFESSORA JOSETE A QUEM A ATRIBUÍMOS RELEVANTES SERVIÇOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.