Galeria de Honra – Luiz de Gonzaga Fonseca Mota

Formado pela faculdade de economia, administração, atuária em contabilidade da Universidade Federal do Ceará, com pós-graduação em economia pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, técnico em desenvolvimento do Banco Do Nordeste Do Brasil S.A. (BNB), exercendo relevantes cargos, assessorias e coordenador de destacados trabalhos técnicos.

Secretario de planejamento e coordenação do estado do Ceará no governo de Virgilio de Moraes Fernandes Távora (15/03/79 a 10/02/82), além de outros cargos públicos em diferentes órgãos.

Carreira política: governador do Ceará de 15/03/1983 a 15/03/1987 e deputado federal por duas legislaturas.

Magistério universitário: Lecionou diversas disciplinas – Moedas e Banco, Teoria Macroeconômica, Teoria Microeconomia(CAEN), Política e Programação Econômica(BNB), Desenvolvimento Econômico(BNB), Introdução à Economia(BNB) e outras.

Trabalhos e livros publicados: Em evidência – Noções Sobre Balança de Pagamentos; Introdução à Análise Monetária, Nordeste Desafio Nacional, Reflexôes(I/II/III) Textos Para Reflexão. Inúmeros títulos honorários, medalhas e comendas.