GIRO DE NOTÍCIAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.259-SINDESP.ORG.BR

NOTÍCIAS UNIVERSITÁRIAS UECE E UVA

A UECE empossou 85 novos professores efetivos em   08/03/2024 aprovados no último concurso público de 2022 atingindo o total de 195 mestres recém-chegados em atividades escolares. Os docentes serão lotados em unidades de ensino sendo 24 para o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região do INHAMUNS (CECITEC), 21 para a Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central(FECLESC), 19 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC), 11 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Litoral Leste (FECIL) e 10 para a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC)

A nutricionista, professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Helena Alves de Carvalho Sampaio, pioneira no Brasil no estudo do letramento alimentar, é a vencedora do Prêmio LIESELOTTE ORNELLAS “Nutricionista Destaque” Edição 2024.

A UECE   está com inscrições abertas, no período de 11 a 15 de março, para candidatos a ouvidor geral – biênio 2024-2026. Poderão se candidatar ao cargo, docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior da UECE e os servidores técnicos-administrativos que estejam no efetivo exercício de suas funções, desde que aprovado seu estágio probatório por resolução expedida pelo Conselho Universitário (CONSU). Os interessados devem realizar inscrição no período indicado, por meio de formulário eletrônico disponível aqui.

A UECE manifesta profundo pesar pelo falecimento de seu estudante do curso de química, Samuel Sales Maia, ocorrido 07/03/2024. A Reitoria se solidariza com familiares e amigos neste difícil momento de dor. A Diretoria, filiados e servidores do SINDESP apresentam também condolências a familiares, amigos e colegas. Que Deus fortifique o coração de todos

Fonte: UECE – NOTÍCIAS

A reitora da UVA, IZABELLE MONTALVERNE NAPOLEÃO ALBUQUERQUE, esteve recentemente, em Brasília, no Palácio do Planalto, para realizar a formalização do Acordo de Cooperação entre a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). O acordo visa a adoção de ações conjuntas para a implantação, operação e transmissão de canais consignados à EBC, para a execução do serviço de Rádio (FM) e TV universitária, com fins exclusivamente educativos. A partir de então, a UVA, com suporte da EBC, procederá os novos encaminhamentos relacionados ao pessoal e infraestrutura para TV e Rádio universitária, de maneira a possibilitar a construção de um espaço de compartilhamento de vivências e experiências promotoras de educação nos municípios abrangência da zona de influência da UVA: Sobral, Camocim, Acaraú, Granja e São Benedito. Na oportunidade, estiveram presentes o reitor da Universidade Estadual do Piauí, professor Evandro Alberto de Sousa e o ex-reitor da Urca, professor Lima Júnior.

VOCÊ PRECISA SABER E COMPARTILHAR: reportagens do dia da mulher 08/03/2024; –  notícias econômicas; – relatos importantes sobre a dengue (guia básica); – campanhas de março: março lilás, prevenção contra o câncer de colo de útero; março azul marinho – câncer COLORRETAL; – março amarelo – Endometriose:  endometriose constitui por fragmentos de tecido endometrial, que normalmente se encontra apenas no revestimento interno (endométrio), crescem para fora do útero; – conscientização sobre o HPV (papiloma vírus humano); obesidade doença crônica não transmissível; –  Em 23/03/2024  61 anos da FACULDADE DE MEDICINA  VETERINÁRIA DO CEARÁ (FAVET);  – Em 25 de março de 2024 ; – 74 anos  do curso de Serviço Social; –   Escola de Enfermagem São Vicente de Paula está completado 81 anos de existência(fundada em 1943) ; – empregadores, bancos, corretoras e outros disponibilizam  por e-mails, site ou intranet os  demonstrativos de pagamento para interessados em declarar o IR 2024 . O prazo de declaração é de 15/03 a 31/05/2024); – O Governo do Estado liberou o comprovante de rendimentos pagos e de retenção de imposto de renda na fonte no base 2023(consulte o guardião); –  Em 19/03/2024 – Dia de São José –  Santo é padroeiro do Estado, por isso, em Fortaleza e nas demais cidades do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. – Semana Santa 24/03/2024(Domingo de Ramos) até 29/03/2014(sexta-feira santa); A Quaresma 2024 começou na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, e termina na quinta-feira da Semana Santa, dia 28 de março –  EM 12/03/2024 – dia do bibliotecário – É o profissional formado em biblioteconomia e que trabalha para o progresso cultural do país. Ele faz o gerenciamento das bibliotecas, o que compreende uma série de tarefas, dentre as quais a catalogação e indexação de obras, manutenção de sistemas informáticos, apenas para citar alguns. – EM 12/03/2024 – DIA DO GLAUCOMA – É uma doença que atinge diretamente o nervo óptico dos olhos e envolve de forma clara a perda de células da retina que são responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Essa pressão intraocular quando acontece de forma elevada aumenta significativamente o risco para o desenvolvimento do glaucoma; – EM 14/03/2024  Dia Internacional da Matemática é um projeto liderado pela União Internacional da Matemática cujo objetivo é comemorar a beleza e importância desta disciplina e seu papel fundamental na vida de todos. – EM 15/03/2024 –  Dia da Escola é uma data comemorativa celebrada com propósito de relembrar a importância da escola para a nossa sociedade.

EM 2025 COMPLETARÁ CINQUENTA ANOS