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GIRO DE NOTÍCIAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.341-SINDESP.ORG.BR 

O Curso de Música da UECE vai realizar na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 9 horas, no Bloco F no campus ITAPERI, oficina prática Harmonia Musical e Matemática: Uma união perfeita? O encontro será mediado pelos DOCENTES HERIBERTO PORTO e NELMA DAHÁS.

Com a oferta gratuita dos cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim, o projeto da UECE, Línguas na Comunidade, está com inscrições abertas até 29 de abril. As vagas devem ser prioritariamente preenchidas por membros da comunidade da Serrinha, mas podem ser também ocupadas por residentes de outras comunidades. O programa atua em dois locais, na Associação de Moradores do Bairro Serrinha (AMORBASE) e na Biblioteca Comunitária Popular Viva a Palavra, ambos no bairro SERRINHA. Os interessados podem realizar inscrição on-line, clicando aqui; ou inscrição presencial na sede da AMORBASE (R. Santiago, 359 – Serrinha), LINGUASVIVAPALAVRA E @VIVAPALAVRAA.

 UNIVERSIDADE AIX MARSEILE –  FRANÇA

A professora e pesquisadora ROZANIA Maria Alves de Moraes, do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada (POSLA) da UECE realizou, durante o período de 12 a 30 de março, missão científica na UNIVERSIDADE AIX-MARSEILLE relativa ao Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Ceará, programa subvencionado pela FUNCAP e pela Embaixada da França no Brasil. O Programa Cátedras Franco-Brasileiras no Ceará busca acolher pesquisadores franceses em instituições cearenses, promovendo a cooperação científica e difusão de conhecimentos num espírito de reciprocidade, de modo a acolher também pesquisadores cearenses em instituições francesas

Comissão Executiva de Vestibular (CEV) da UECE tornou pública a reabertura da solicitação de isenção para o concurso público de provas e títulos para o provimento de cargo de SOCIOEDUCADOR E ANALISTA SOCIOEDUCATIVO com lotação na Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará – SEAS.

A UECE recebeu recentemente, doação de três obras de arte de autoria do artista plástico e ex-secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo de Souza. As obras, intituladas “Esperança”, “Esperançar” e “Felicidade” foram recebidas e afixadas no Gabinete da Reitoria. “As obras Esperança e Esperançar são uma homenagem ao patrono da educação brasileira, o educador Paulo Freire. E a obra Felicidade representa tudo o que nós almejamos, uma sociedade feliz”, explicou, emocionado, o artista plástico Carlos Décimo.                       

Décimo falou ainda de sua alegria por serem recebidas pela UECE. “Me sinto muito honrado e emocionado de ter as obras expostas na nossa universidade. Elas estão no solo sagrado do conhecimento, da inovação, da ciência e da tecnologia, que é a Universidade Estadual do Ceará. Nesses seus 49 anos de existência, a nossa UECE tem contribuído muito para o desenvolvimento do nosso estado, para a inclusão de filhos e filhas de trabalhadores, aqueles INVISIBILIZADOS que tem aqui a oportunidade de se formar numa universidade de excelência”.  

O artista agradeceu o apoio do reitor da UECE, professor Hildebrando Soares, não apenas pela sensibilidade do reconhecimento à obra e ao artista, mas também a ele enquanto secretário da SECITECE, em 2022; assim também como fez agradecimentos especiais ao vice-reitor da UECE, professor DÁRCIO Ítalo Teixeira, ao chefe de gabinete da Reitoria, Altemar Muniz, e aos amigos, professores da UECE, KADMA Marques, Lúcia Duarte e Fábio Perdigão.

UNIVERSIDADE DE ÉVORA – PORTUGAL

A professora da UECE vinculada ao do Centro de Educação (CED), Ana Cristina de Moraes, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Acadêmico INTERCAMPI em Educação e Ensino (MAIE), juntamente com a doutoranda pelo PPGE, Juliane Gonçalves Queiroz realizaram entre os dias 8 e 13 de abril, uma missão formativo-investigativa em Portugal. A partir de um convênio firmado entre a Universidade de Évora-PT e a UECE, as pesquisadoras ampliaram seu foco de pesquisa-formação para outros contextos, visando tanto proporcionar momentos formativos em turmas de licenciatura e do mestrado em educação e arte, como também promoveram seminário acadêmico que refletiu sobre a abordagem da pesquisa-formação que explicitaram todas as investigações concluídas e em andamento de pesquisadoras(es) vinculados ao Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História, seminário acadêmico que refletiu sobre a abordagem da pesquisa-formação que explicitaram todas as investigações concluídas e em andamento de pesquisadoras(es) vinculados ao Grupo de Pesquisa Investigação em Arte, Ensino e História. Que estão sendo constituídos com este convênio é a possibilidade de parcerias no referente a publicações, participação em bancas avaliativas de dissertações ou teses, realização de supervisões de doutorado e pós-doutorado, em ambas as universidades e promoção de outras atividades acadêmicas como simpósios, cursos etc.

NOVA ESPÉCIE DE JIBOIA

A descoberta de uma nova espécie de jiboia na Mata Atlântica brasileira foi divulgado em 17/04/2024 no periódico científico PLOS ONE, fruto das teses de doutorado do pesquisador e curador das coleções de Herpetologia do Museu de História Natural do Ceará Professor Dias da Rocha (MHNCE), equipamento da UECE na cidade de PACOTI, Rodrigo CASTELLARI Gonzalez, e da pesquisadora do Instituto BUTANTAN, Lorena Corina Bezerra. Rodrigo explica que, embora essa nova espécie de jiboia, a BOA ATLANTICA, já fosse reconhecida pela comunidade científica e pela população em geral desde o século XVII, ela era anteriormente classificada e reconhecida como a jiboia comum (Boa CONSTRICTOR). A pesquisa, no entanto, revelou características morfológicas e genéticas distintas entre as espécies. E foi além: evidenciou que essa espécie é endêmica da Mata Atlântica e ocorre entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte.

A UECE se prepara para um marco histórico: a oferta da sua primeira licenciatura diferenciada, o curso de Licenciatura Intercultural Específica Tabajara (LINTA), cuja proposta é a formação diferenciada e específica para e com os povos originários, especialmente os Tabajara. O projeto pedagógico do curso foi construído em diálogo com os povos indígenas e está organizado de forma a atender às suas especificidades relativas à formação de professores. Isso porque, além de partir de uma efetiva demanda das comunidades, observa, por exemplo, o espaço e o tempo pedagógicos dos docentes indígenas de acordo com as relações estabelecidas na escola diferenciada, além de valorizar e, principalmente, orientar-se pelos saberes da comunidade, por sua história cultural e política e pela luta na demarcação de terra.

NO SEGUNDO DOMINGO DE MAIO EM 12/04/2024

OS TEXTOS COMPLETOS FORAM DIVULGADOS NO JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – JORNAL ELETRÔNICO –  FONTE:UECE-NOTÍCIAS