SINDESP

GIRO DE NOTÍCIAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.424 – SINDESP.ORG.BR

Em 29 de maio o Coral da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Camerata da Universidade Federal do Ceará (UFC) apresentaram Concerto Sacro como parte das atividades da 86ª Semana Eucarística da Paróquia São Benedito. O evento contou com a regente do Coral da UECE, professora Inez Martins e da maestrina da Camerata da UFC, Liu Man YING e do maestro Rafael Ribeiro.

Em 24 de maio de 2024, Fortaleza foi palco do evento “INOVATIVA CONECTA: Cidades Inteligentes”, promovido pelo HUB INOVATIVA. A programação reuniu representantes da iniciativa privada, do poder público e da sociedade em geral para discutir temas sobre Cidades Inteligentes e Inovação, apresentando cases de sucesso de diferentes setores.

O professor Leonardo Rocha, coordenador executivo da INCUBAUECE, foi convidado para participar do painel “Conexão Academia”, mediado por Tecia Carvalho, do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (NEPEN). Neste painel, diversas instituições

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) através do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) promoverá de 19.06 A 21.06.2024 O ENCONTRO FILOSOFIA como modo de vida: entre antigos e modernos. O evento será realizado virtualmente, sendo gratuito e com emissão de certificado e tem como objetivo oferecer espaço para que se abordem aspectos distintivos da Filosofia tal como praticada de forma geral na Modernidade (sobretudo a partir do final do século XVIII), por contraposição à maneira como sua prática se dá na Antiguidade.

Em 23 de maio, a Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE) recebeu a 1ª turma do curso de Direito da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O objetivo foi inaugurar um novo modelo de visita guiada para estudantes de Direito ao Tribunal. Além da visita às instalações físicas da sede da Justiça do Trabalho Cearense, foi introduzida uma sessão teórica interativa, onde os alunos puderam fazer perguntas aos magistrados e presenciar uma sessão de julgamento. O professor Demétrio Saker, coordenador do curso de Direito da UECE, ressaltou a importância da visita para os alunos, especialmente considerando que o curso tem apenas uma turma anual, composta por 50% de alunos cotistas e uma aluna com deficiência. “Mesmo estando no 1º semestre, esta visita permite que os estudantes tenham uma visão prática das carreiras jurídicas e as possibilidades de atuação no mercado”, comentou Saker.

 Os estudantes da turma de Aquiraz do curso técnico em Guia de Turismo realizado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), por meio do programa federal Qualifica Mais – Itinerário Formativo Técnico Profissional (Qualifica Mais – IFTP), visitaram recentemente o Museu da Cultura Cearense, localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uns dos principais equipamentos turísticos de Fortaleza.

A turma realizou o percurso em um ônibus da UECE e foi acompanhada pelas professoras Aline Rocha Pitombeira de NORÕES E JAMILLE ROSA DA SILVA, além do coordenador local do curso, Renato Lobo de Castro. SOBRE O CURSO O curso de técnico em Guia de Turismo é realizado pela UECE no âmbito do programa federal Qualifica Mais – IFTP, com o apoio da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC). A qualificação profissional possui carga horária de 800 horas/aula e é destinada aos estudantes do Ensino Médio da EEMTI LIA SIDOU, em Aquiraz. A ideia é que, com uma formação profissional realizada paralelamente às aulas tradicionais do Ensino Médio, esses jovens concluam o período na escola com mais conhecimento e maturidade para ingressarem no mercado de trabalho ou continuarem os estudos na área. Além da escola de Aquiraz, o curso técnico em Guia de Turismo ministrado pela UECE/QUALIFICA MAIS – IFTP também está sendo realizado em Juazeiro do Norte, para estudantes da EEMTI Dom Antônio Campelo de Aragão. Além do curso técnico em Guia de Turismo, a UECE, por meio do Qualifica Mais – IFTP, realiza ainda os cursos técnicos em Agroecologia (Canindé, Ocara e Madalena), Agropecuária (Quixeré) e Administração

INOVAÇÃO NO GERENCIAMENTO AMBIENTAL: SISPRAIA REVOLUCIONA A GESTÃO COSTEIRA BRASILEIRA Desenvolvido a partir da zona costeira cearense, o Sistema Integrado para Gestão Ambiental de Praias (SISPRAIA) surge como uma ferramenta inovadora para a administração pública, buscando otimizar e integrar as políticas ambientais nas regiões litorâneas.

Registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o processo No: BR512022001300- 2, o SISPRAIA se destaca por seu objetivo principal: um software de avaliação e integração das conformidades legais ambientais. Este sistema é uma resposta às inúmeras legislações e instrumentos que, embora importantes, necessitam de uma coordenação eficiente para garantir a preservação e conservação das áreas. “Um dos grandes desafios na preservação das áreas litorâneas é a integração dos elementos legais”, explica o professor Otávio Barra, professor da UECE (FECISC) e criador do sistema. “Diferenças nas culturas burocráticas das instituições ambientais muitas vezes dificultam a implementação eficaz das políticas ambientais.

O Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Raciais (NUAPCR) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR), realizou mais uma edição do Curso de Aperfeiçoamento das Comissões de HETEROIDENTIFICAÇÃO DA UECE ENTRE OS DIAS 21 E 23 DE MAIO. Esta nova edição é uma das ações propostas pelo projeto pela Equidade Racial, o qual ainda desenvolverá ações de assessoria e elaboração de materiais educativos impressos e virtuais.

O Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Raciais (NUAPCR), criado em 2023 por meio da Portaria nº 1306 no âmbito da Universidade Estadual do Ceará, desempenha um papel central na execução dessas atividades, incluindo a coordenação das comissões de HETEROIDENTIFICAÇÃO de vestibulares, concursos e seleções da instituição. Com a parceria estabelecida com a SEIR, o NUAPCR projeta uma série de ações que visam não apenas aprimorar os processos de seleção, mas também fortalecer outras modalidades de ações afirmativas na universidade.

Seguem abertas, até o da 31 de maio, as inscrições para participação do grupo de estudos e vivências em Teatro do Oprimido. As inscrições devem ser realizadas pelo site de eventos (Clique aqui) e ao final do grupo será emitido certificado de 30 horas de atividades para aqueles que comparecerem ao correspondente a 75% dos encontros. Os encontros ocorrerão às sextas-feiras no horário de 14h, no Bloco I, no campus ITAPERI.

FONTE: UECE NOTÍCIAS