JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 4.428 –SINDESP.ORG.BR
As inscrições para o Programa Ensino Digital, que já alcançou mais de 10 mil matrículas nos 3 últimos anos, ocorrem até o dia 14 de junho de 2024. Trata-se de parceria entre a UECE, através o Laboratório de Desenvolvimento e Inovação (LDI), e Dell Technologies, através do seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (LEAD) e da sua área de ESG. O treinamento visa capacitar cada vez mais professores no intuito de melhorar a qualidade da educação no Brasil por meio de soluções tecnológicas. Serão disponibilizadas 500 (quinhentas) vagas para profissionais de educação e professores(as) das redes pública e privada de ensino, para o curso de Inteligência Artificial para Educação (10h). As aulas serão acessadas por meio da Plataforma de Ensino Dell Accessible Learning (DAL), já disponível e com finalização em 17 de junho de 2024. Portal Lead e escolher entre as opções. Inscreva-se agora! para novas inscrições ou Já é cursista LDI? Inscreva-se aqui! em caso de ex-alunos. Em caso de dúvidas ou desejar mais informações, acesse o Edital ou envie um e-mail para [email protected].
CONVITE DE LANÇAMENTO DE LIVRO
Obra, em segunda edição, Famíla, Pobreza e Gênero: o Lugar da Dominação Masculina de autoria Maria Socorro Ferreira Osterne , prefaciada por Teresa Esmeraldo, será lançada no dia 6 de junho, às 18h, na Livraria Leitura, localizada no SHOPPING DEL PASEO
SOCORRO OSTERNE
Graduada em Serviço Social (UECE), mestrado em Sociologia (UFC), Livre Docência (UECE) e doutorado em Serviço Social (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (UECE), pesquisadora do CNPq, dedicada ao estudo da Família, Gênero e Geração nas Políticas Públicas. Publicou importantes livros e artigos, integrantes da área social sobre a Família, Pobreza e Gênero: o lugar da dominação masculina? Violência nas Relações de Gênero e Cidadania Feminina e colaboradora do livro: Família, Gênero e Geração: temas transversais.
Exerceu o cargo de Pró- reitora de Planejamento da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Coordenadora de Educação Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Pesquisadora Institucional e Coordenadora da CPA/UECE, experiência no campo do Serviço Social, com ênfase em Gênero, Família e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, família, gênero, sexualidade, violência contra a mulher e cidadania feminina. Conceituada pesquisadora Institucional e Coordenadora da CPA/UECE, membro docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas /UECE/CNPq e Vice-Líder do OBSERVATÓRIO DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER/OBSERVEM da Universidade Estadual do Ceará, e Coordenadora Adjunta do NAH-NÚCLEO de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da UECE. Orientadora e componente de banca examinadora de assuntos relacionados ao estudo social e leitora do JESS-PORTAL DA NOTÍCIA.
Realizado ema 04.06.2024 pela UECE em parceria com a Universidade de Frankfurt aula aberta intitulada “Diálogos entre América Latina e África: escritas de rica discussão literária, unindo perspectivas de dois MOHAMED MBOUGAR SARR, CHIMAMANDA ADICHIE E BRUNO RIBEIRO”. Este evento permitiu continentes.
O XXVII PECNORDESTE, que ocorrerá de 06 a 08 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, contará com uma série de palestras importantes para o setor pecuário. No primeiro dia do evento, 6 de junho, às 14:00, os participantes poderão assistir à palestra sobre “Estratégia de conservação de alimentos para ruminantes”, destacando pesquisas no âmbito do programa Cientista Chefe da Pecuária. O destaque do evento será no dia 8 de junho, às 14:00, quando o vice-reitor da UECE, professor DÁRCIO TEIXEIRA, o cientista-chefe da pecuária, professor DAVIDE RONDINA, e a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, professora ANA PAULA RODRIGUES, apresentarão o projeto Cientista Chefe da Pecuária. Ainda no dia 08, às 16:30, haverá a palestra “Leite de Qualidade para o Ceará: Mercado do leite A2 e leites alternativos”, proporcionando uma visão abrangente sobre as novas oportunidades e tendências no mercado de laticínios.
A Comissão de Credenciamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, promoveu reunião em ia 29.05.2024 após a análise dos critérios de priorização e acerca das condições de participação e de habilitação previstos no Edital de Chamada Pública Nº 20240001, da Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE, referente ao certame de aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para o abastecimento do Restaurante Universitário campus ITAPERI, resolve divulgar a homologação do Resultado Preliminar de Habilitação e, por oportuno, comunica que o prazo para a submissão de recursos aberto de 03 a 07 de junho, das 08h às 17h.
A UECE deu um passo significativo rumo à inclusão e à acessibilidade com a criação do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com deficiência, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E MOBILIDADE REDUZIDA (NAAI), cuja criação e o regimento foram aprovados em 2021 pelo Conselho Universitário (CONSU) da UECE. A iniciativa alinha-se aos artigos 205 e 206 da Constituição Federal, que asseguram o direito à educação e à igualdade de acesso e permanência na escola.
Também atende à Lei nº 13.146/15, a Lei Brasileira de Inclusão. O objetivo principal do NAAI é propor e coordenar políticas e ações que garantam a inclusão, a permanência e o acompanhamento dessas pessoas na UECE. Atualmente, existem 245 alunos e alunas com deficiência cadastrados no SISACAD em toda a UECE, sendo que o NAAI mapeia os novos candidatos e candidatas desde as inscrições no vestibular próprio da universidade, bem como a entrada via Enem ou pela transferência entre as IES, fato que torna possível afirmar que a cada semestre vem aumentando o interesse e a confiança de que serão acolhidos pela Universidade. “A convivência com pessoas com deficiência traz aprendizagens importantes para todos que abraçam a política de inclusão como um marco no processo civilizatório”, finaliza a coordenadora geral .Consciente de que ainda há muitas realizações pela frente, a UECE celebra suas conquistas e segue firme com sua visão de futuro, buscando ser uma Universidade de projeção internacional pela excelência do ensino, da produção e disseminação científicas e da inovação tecnológica, tendo por base a contribuição efetiva ao desenvolvimento do Ceará.
A Universidade Estadual o Ceará (UECE) através do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL) promove o encontro Filosofia como modo de vida: entre antigos e modernos. O evento será realizado virtualmente, sendo gratuito e com emissão de certificado e tem como objetivo oferecer espaço para que se abordem aspectos distintivos da Filosofia tal como praticada de forma geral na Modernidade (sobretudo a partir do final do século XVIII), por contraposição à maneira como sua prática se dá na Antiguidade.
RESUMO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA UECE COM MATÉRIA COMPLETA NO JESS-PORTAL DA NOTÍCIA- JORNAL ELETRÔNICO