A estudante do curso de Enfermagem da URCA e bolsista de iniciação científica do LABORATÓRIO DE FISIOFARMACOLOGIA DAS CÉLULAS EXCITÁVEIS, GABRIELA LUCENA CALIXTO, alcançou um marco significativo em sua carreira acadêmica ao ser aprovada em primeiro lugar no programa de mestrado em Ciências Cardiovasculares, do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa de farmacologia do sistema cardiovascular.
A URCA promove seleção para PROFESSORES FORMADORES E TUTORES (PRESENCIAL e A DISTÂNCIA), para a criação de Cadastro de Reserva, na qualidade de bolsista UAB/CAPES, para atuar no Curso e Polos do Curso de Direito Administrativo e Gestão Pública (DAGP), na Modalidade à Distância, da Universidade Regional do Cariri (URCA).
A Universidade Regional do Cariri (URCA) vem a público informar que tomou conhecimento da divulgação de uma suposta parceria com uma instituição para a oferta de Curso de Mestrado em Educação, que, segundo a divulgação, é denominada INSTITUTO GILEAD, localizado na Cidade de São Luís – MA. Comunica que não possui, nem jamais possuiu, qualquer tipo de parceria, convênio ou colaboração com a referida organização, seja para a oferta do curso propagado ou para emissão de diploma, seja para quaisquer outros fins, que se quer tem conhecimento da existência daquela instituição. Portanto, as informações ou anúncios que sugerem a existência de tal parceria são ABSOLUTAMENTE INVERÍDICOS.
Os cursos de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Crato, campus São Miguel, e do campus Iguatu, na região Sul do Estado, estão entre os melhores do país, segundo ranking da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com isso, em mais um ano, a instituição recebe da ordem o Selo OAB Recomenda. Essa foi a 8ª edição do Selo de Qualidade OAB, premiando as instituições de ensino superior que se destacaram nos índices de aprovação no Exame de Ordem ao longo dos últimos três anos.
A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA (PRPGP), a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri(FUNDETEC) e a Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, abrem inscrições para início de sua primeira turma. A especialização visa contribuir para a formação de profissionais, estudantes e pesquisadores como forma de possibilitar a apropriação de conhecimentos necessários para a atuação no atendimento educacional especializado e demais espaços institucionais
escolares, que respondam aos desafios e às necessidades da inclusão escolar na região do cariri.
INFORMAÇÕES:TELEFONE/ WHATSAPP (88) 99977-8846
OBS: Continuam abertas as inscrições para o curso de Especialização em educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Maiores informações entrar em contato com a secretária do curso.
INFORMES ESPECIAIS – A Comissão do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Recursos Naturais (PPGDR) da Universidade Regional do Cariri (URCA), no uso de suas atribuições que lhe confere o Regimento Interno, DIVULGA a nota da avaliação da apresentação e defesa de anteprojetos de pesquisa referentes ao Edital N° 02/2024 – PPGDR/URCA – A PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA torna público o processo de seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FUNCAP/URCA (72 bolsas). As inscrições iniciam-se dia 10 de julho e vão até 11 de agosto de 2024.
O estudante do Curso e Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri (URCA), JOSÉ HYTALLO DANTAS ALENCAR recebeu Menção Honrosa pelo trabalho “DRAG QUEENS NA CULTURA CONTEMPORÂNEA: uma proposta educacional e artística”. A sua apresentação ficou entre os 10 melhores trabalhos, no II Congresso Nacional de Licenciaturas e Pesquisas Acadêmicas. A Coordenação do Curso parabeniza o estudante pelo excelente resultado através da publicação, com atuação destacada no evento nacional.
FONTE: URCA NOTÍCIAS
A DIRETORIA DO SINDESP congratula-se com a conceituada, dinâmica e eficiente gestão da URCA, em especial, com dirigentes o curso de Direito, os universitários: JOSÉ HYTALLO DANTAS ALENCAR que recebeu Menção Honrosa pelo trabalho “DRAG QUEENS NA CULTURA CONTEMPORÂNEA e a estudante do curso de Enfermagem da URCA e bolsista de iniciação científica do LABORATÓRIO DE FISIOFARMACOLOGIA DAS CÉLULAS EXCITÁVEIS, GABRIELA LUCENA CALIXTO que alcançou um marco significativo em sua carreira acadêmica ao ser aprovada em primeiro lugar no programa de mestrado em Ciências Cardiovasculares, do Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa de farmacologia do sistema cardiovascular.
Em 27.06.2024 a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) sediou a I Conferência Inteligência Artificial, Sindicatos e Luta por Direitos. O evento realizado no Auditório Central do campus Betânia, em Sobral. É uma iniciativa conjunta de sindicatos juntamente com Universidades Públicas do Ceará e entidades estudantis universitárias. Estudantes, professores, sindicalistas e lideranças sociais de Sobral e região participaram para debater os perigos, desafios e oportunidades com a chegada das Inteligências Artificiais.
Em 27.06.2024 aconteceu no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), a aula inaugural do Curso de Qualificação Profissional em Audiovisual ofertado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC). O projeto – Visualidades é um programa institucional de extensão da UVA, coordenado pelo Laboratório das Memorias e das Práticas Cotidianas – LABOME, e completa neste ano, 15 anos. Contempla vários projetos entre formações e eventos que promovem a integração entre artes visuais e pesquisa acadêmica. O Curso de Qualificação Profissional em Audiovisual, agora ofertado em parceria com o CENTEC é uma das atividades propostas pelo programa Visualidades. O evento anual de caráter nacional que integra o programa Visualidades, está na sua décima terceira versão e envolve a circulação de trabalhos recebidos de todo país e do exterior, em escolas públicas, ONGs, equipamentos de assistência sociais em cerca de 13 municípios próximos a Sobral. Os trabalhos produzidos no curso irão compor o acervo a ser divulgado no evento que também pode acontecer em outros estados do país.
O encontro contou com a presença da Professora IZABELLE MONT’ALVERNE, REITORA DA UVA; Professora SUYANNE GISELE, Pedagoga da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação – DETI, representando o Presidente do Instituto CENTEC; Professora Telma Bessa, Coordenadora do curso de Qualificação de Áudio Visual; Professor Nilson Almino de Freitas, Coordenador do curso de Qualificação de Áudio Visual e Professor Raimundo Nonato, Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura (PROEX).Além destes, alguns professores que compõem o corpo docente do CENTEC também participaram da aula inaugural, bem como alunos do curso. A aula inaugural foi marcada pela palestra de Augusto César dos Santos, diretor, roteirista e gestor cultural.
Fonte: UVA-NOTÍCIAS