SINDESP

GIRO DE NOTÍCIAS

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) acaba de lançar a chamada pública nº 55/2024, que trata da seleção de professores (ocupação de vagas e cadastro de reserva) para o curso de formação inicial e continuada de Microempreendedor Individual (MEI), qualificação realiza no âmbito do programa federal Qualifica Mais Progredir. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de agosto de 2024, por meio do link https://forms.gle/NXGvTQy5e4RkYpmg6.  Podem participar da seleção docentes integrantes do Grupo Ocupacional Magistério Superior das Universidades Estaduais do Estado do Ceará; docentes com vínculo funcional nas esferas federal, estadual e municipal; e professores ou profissionais atuantes nas áreas de formação acadêmica delineadas no item 2 do edital sem vinculação com a administração pública. Os professores selecionados atuarão nos municípios de Baturité e Maranguape. Assim, considerando que os cursos constantes nessa Chamada Pública serão desenvolvidos integralmente na modalidade presencial, todos os candidatos devem obrigatoriamente ter disponibilidade para atuar nos municípios selecionados no ato da Normas da Semana Universitária estão disponíveis

                  https://semanauniversitaria.uece.br/

As normas dos Encontros e dos minicursos/oficinas da XXIX Semana Universitária da UECE. Estão também disponibilizados a chamada pública do Prêmio Garotas Fazem Ciência e o modelo de resumo expandido. A Semana Universitária é o maior e mais importante evento acadêmico da UECE e, em 2024, ocorrerá no período de 21 a 25 de outubro, em formato Integrado e MULTICAMPI, EM Fortaleza no CAMPUS ITAPERI e em outros quatro campi: Quixadá (FECLESC), Iguatu (FECLI), Limoeiro do Norte (FAFIDAM) e Tauá (CECITEC). Esse formato tem como principal característica garantir a ampla participação da comunidade acadêmica nos Quixadá (FECLESC), Iguatu (FECLI), Limoeiro do Norte (FAFIDAM) e Tauá (CECITEC). Esse formato tem como principal característica garantir a ampla participação da comunidade acadêmica nos campi situados na capital e no interior do estado.

A UECE, por meio da Incubadora de Empresas da UECE (INCUBAUECE), está com inscrições abertas para o Programa de PRÉ-INCUBAÇÃO DEEP TECH, que busca selecionar propostas de projetos de base tecnológica, desenvolvendo tecnologias de ponta com potencial para gerar impacto social e econômico significativo no estado do Ceará. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). As inscrições estão abertas no período de 29 de julho a 16 de agosto de 2024. Os interessados devem submeter seus projetos exclusivamente pela internet, no site da INCUBAUECE. Participar do programa equipes formadas com, pelo menos, dois membros que tenham a idade mínima de 18 anos completos.

A equipe deve ter um projeto inovador em fase de ideação, prototipagem ou validação; pelo menos um dos membros deve ter conhecimentos técnicos para o desenvolvimento da solução; o líder da equipe deve residir no Ceará, e o projeto deve ser desenvolvido no estado.

A UECE dará início ao planejamento do processo de DESCARBONIZAÇÃO na instituição. Para isso, divulga o cronograma dos fóruns a serem realizados nas unidades acadêmicas a partir do dia 20 de agosto: 20/08: Fortaleza/ITAPERI – 21/08: Fortaleza/Fátima – 27/08: Iguatu e Mombaça -29/08: Canindé -03/09: Quixadá – 04/09: Quixeramobim – 05/09: Aracati 10/09: Tauá -11/09: Crateús – 17/09: Itapipoca – 19/09: Limoeiro do Norte A UECE realizará um conjunto de ações coletivas, de modo que, juntos, professores, estudantes e servidores, de todas as unidades acadêmicas, construam um Plano de DESCARBONIZAÇÃO da UECE, considerando que o cenário climático mundial enfrenta desafios significativos devido ao aumento das emissões de gases de efeito estufa, causando aquecimento global, eventos climáticos extremos mais frequentes e muitos outros impactos. Há uma urgência crescente por ações globais coordenadas para reduzir as emissões, adotar energias renováveis e promover a educação climática, visando garantir um futuro mais sustentável. A UECE, consciente dessa realidade e de seu papel na sociedade, inicia o processo para planejar a adequação de suas políticas, práticas, infraestrutura e logística à necessária redução de suas próprias emissões, tendo como base a campanha já aderida pela instituição, “RACE TO ZERO”, apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Estão abertas as inscrições para a nova turma da Especialização em Geoprocessamento aplicado à análise ambiental e aos recursos hídricos; que tem como objetivo capacitar profissionais a nível de pós-graduação (Lato Sensu) quanto ao uso das técnicas de Geoprocessamento em estudos e pesquisas na área Ambiental e de Recursos Hídricos. Podem se inscrever graduados nas áreas de Geografia, Geologia, Agronomia, Engenharia, Biologia, Ciências e áreas afins de nível superior, que desejam qualificar-se e/ou capacitar-se nas áreas das geotecnologias, bem como os profissionais de instituições públicas e privadas. Podem se inscrever graduados nas áreas de Geografia, Geologia, Agronomia, Engenharia, Biologia, Ciências e áreas afins de nível superior, que desejam qualificar-se e/ou capacitar-se nas áreas das geotecnologias, bem como os profissionais de instituições públicas e privadas e demais interessados em capacitação e/ou aprimoramento técnico nas tecnologias espaciais. Os interessados devem realizar inscrição pelo site https://pdv.iepro.org.br/cursos/espec-geoprocessamento-T18/
Mais informações pelo instagram@labgeouece

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hidelbrando Soares, recebeu em 26.07.2024 o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Inácio Mariano da Costa, e diretores da Empresa, além de professores da Universidade vinculados à Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC). O objetivo da reunião foi discutir possíveis parcerias entre a UECE e a EMATERCE. Também estiveram presentes na reunião, da FECISC/UECE, o diretor Plácido Aderaldo Castelo Neto; a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Cândida Câmara, e os docentes do curso de Pedagogia, Raquel Martins e Otávio Barra; da EMATERCE o diretor técnico, Itamar Lemos; o diretor administrativo-financeiro, José Maia A PRÓ-REITORIA de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE) convida os interessados à submissão de proposta à Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal/CT-Agro – 01/2024 a participarem de reunião virtual no dia 30 de julho, às 14h. O Edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) visa ao fomento de projetos de inovação na temática de CADEIAS SOCIOPRODUTIVAS da BIOECONOMIA, Agricultura Familiar e da AGROBIODIVERSIDADE, para promoção da transição agroecológica, objetivando construir sistemas agroalimentares sustentáveis, justos e solidários. O objetivo da seleção é conceder recursos não reembolsáveis para apoiar projetos de ICTS que promovam soluções aos gargalos científicos e tecnológicos enfrentados na estruturação e fortalecimento de cadeias SOCIOPRODUTIVAS baseadas na biodiversidade brasileira, desenvolvendo produtos.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), representada pela professora Mona Lisa de Oliveira, participou em 24.07.2024 em Brasília-DF, do evento de lançamento de novos recursos para o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), antigo Rota 2030. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (FUNDEP), o evento anunciou cerca de R$ 265 milhões, sendo R$ 182,8 milhões para a chamada de Projetos Estruturantes, modalidade mais complexa que envolve empresas do setor automotivo, Institutos Senai de Inovação, universidades e outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs). O lançamento ocorreu com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do presidente da CNI, RICARDO ALBAN; do presidente da FUNDEP, Jaime Arturo Ramirez; e representantes da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

FONTE: UECE NOTÍCIAS