GIRO DE NOTÍCIAS

JESS-PORTAL DA NOTÍCIAS – EDIÇÃO 3.268 –SINDESP.ORG.BR

CAMPANHA NOVEMBRO DOURADO – O CÂNCER INFANTIL É O CONJUNTO DE VÁRIAS DOENÇAS QUE TÊM A PROLIFERAÇÃO DE CÉLULAS ANORMAIS DE FORMA DESCONTROLADA, ATINGINDO QUALQUER PARTE DO ORGANISMO. OS TUMORES MAIS FREQUENTES SÃO: LEUCEMIA (AFETA OS GLÓBULOS BRANCOS), CÂNCER DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E LINFOMAS (SISTEMA LINFÁTICO). ALÉM DISSO, O NEUROBLASTOMA (TUMOR DE CÉLULAS DO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO), TUMOR DE WILMS (TIPO DE TUMOR RENAL), RETINOBLASTOMA (AFETA A RETINA, FUNDO DO OLHO), ENTRE OUTROS. SEGUNDO O INCA, CERCA DE 70% DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER PODEM SER CURADOS, SE A IDENTIFICAÇÃO FOR FEITA DE MANEIRA PRECOCE E SE FOREM TRATADOS EM CENTROS ESPECIALIZADOS. -NOVEMBRO AZUL TEM POR OBJETIVO DE ALERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA, O MAIS FREQUENTE ENTRE OS HOMENS BRASILEIROS DEPOIS DO CÂNCER DE PELE. APROVEITANDO AS CELEBRAÇÕES EM TORNO DO TEMA, O MINISTÉRIO DA SAÚDE E O INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA) COMEÇARAM A DIVULGAR AÇÕES IMPORTANTES E A DATA TRANSFORMOU-SE NO MAIOR MOVIMENTO EM PROL DA SAÚDE MASCULINA. CONFORME DADOS DO INCA, FORAM DIAGNOSTICADOS 68.220 NOVOS CASOS DE CÂNCER DE PRÓSTATA E CERCA DE 15 MIL MORTES/ANO EM DECORRÊNCIA DA DOENÇA NO BRASIL, PARA CADA ANO DO BIÊNIO 2018/2019, O QUE REPRESENTA 42 HOMENS MORRENDO POR DIA EM DECORRÊNCIA DA DOENÇA E APROXIMADAMENTE 3 MILHÕES CONVIVENDO COM ELA.

DATAS COMEMORATIVAS – EM
30.10 – NACIONAL DE LUTA CONTRA O REUMATISMO – POPULARMENTE CONHECIDAS COMO REUMATISMO, AS DOENÇAS REUMÁTICAS REPRESENTAM UM CONJUNTO DE DIFERENTES DOENÇAS QUE ACOMETEM O APARELHO LOCOMOTOR, OU SEJA, OSSOS, ARTICULAÇÕES (“JUNTAS”), CARTILAGENS, MÚSCULOS, TENDÕES E LIGAMENTOS. ALÉM DISSO, ALGUMAS DOENÇAS REUMÁTICAS PODEM COMPROMETER OUTRAS PARTES E FUNÇÕES DO CORPO HUMANO, COMO RINS, CORAÇÃO, PULMÕES, OLHOS.
31.10 – NACIONAL DA POESIA – A DATA FOI CRIADA EM 2015, EM HOMENAGEM AO POETA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, QUE NASCEU NO DIA 31 DE OUTUBRO DE 1902, E É UM DOS PRINCIPAIS NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA.
01.11 – DIA DE TODOS OS SANTOS.
02.11 – FINADOS – DIA 02.11 – INTERNACIONAL PELO FIM DE IMPUNIDADE DOS CRIMES CONTRA JORNALISMO.
03.11 – INSTITUIÇÃO DO DIREITO DE VOTO DA MULHER.
04.11 – DIA DO OFICIAL D RESERVA – 04.11 DIA DO INVENTOR.
05.11 – RADIO AMADOR – 05.11 – LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL, O DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA FOI CRIADO A PARTIR DO DECRETO DE LEI Nº 11.310, DE 12 DE JUNHO DE 2006, ESTIPULANDO A CELEBRAÇÃO PARA O DIA 5.11. – DIA 05 DE NOVEMBRO COMEMORA-SE O DIA DE DUAS ÁREAS MUITO IMPORTANTES: O DIA DA CIÊNCIA E CULTURA, QUE FOI INSTITUÍDA PELA LEI 5.579 DE 1979, EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE RUI BARBOSA, E TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EXPRESSÕES CULTURAIS EM TODO O PAÍS.