Giro de Notícias Universitárias

jess-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 3.276-SINDESP.ORG.BR

O NÚCLEO DE LÍNGUAS DA URCA TORNA PÚBLICA A PRESENTE CHAMADA PÚBLICA, QUE REGULAMENTA O PROCESSO DE VERIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA E DE SUA CERTIFICAÇÃO PELO PPGL E NUCLIN. SERÃO REALIZADOS EXAMES ESPECIAIS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS, FRANCÊS E ESPANHOL). AS INSCRIÇÕES ESTARÃO ABERTAS NO PERÍODO DE 08 DE NOVEMBRO ATÉ 06 DE DEZEMBRO DE 2022. –  URCA PARTICIPOU EM FORTALEZA DE 03.11. A 05.11.2022 DA FEIRA DO CONHECIMENTO 2022 DA FEIRA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E NEGÓCIOS CONTA COM UM ESTANDE NO LOCAL, LEVANDO TEMAS E PROGRAMAS IMPORTANTES DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE, PARA O PÚBLICO. O REITOR  FRANCISCO DO O’DE LIMA JÚNIOR, O VICE-REITOR, CARLOS KLEBER DE OLIVEIRA, ALÉM DO DIRETOR EXECUTIVO DO GEOPARK ARARIPE, EDUARDO GUIMARÃES, E EQUIPE, PARTICIPARAM DO EVENTO. O ESTANDE TROUXE ABORDAGENS SOBRE A CIÊNCIA NA CHAPADA DO ARARIPE, A INOVAÇÃO, ALÉM DO GEOPARK ARARIPE, MUSEU DE PALEONTOLOGIA PLÁCIDO CIDADE NUVENS, E A VERDADEIRA IMERSÃO NO CARIRI, NA CHAPADA DO ARARIPE, DENTRO DO SEU CONTEXTO PATRIMONIAL E CULTURAL.  –  A PRÓ-REITORIA DE POLÍTICAS ESTUDANTIS (PRAE) DA URCA PROMOVERÁ, DURANTE A XXVII SEMANA UNIVERSITÁRIA, O XI ENCONTRO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS E PERMANÊNCIA UNIVERSITÁRIA (PBEPU). O EVENTO DISCUTIRÁ A TEMÁTICA “DIVERSIDADE E TOLERÂNCIA NA UNIVERSIDADE”, EM FORMATO VIRTUAL, PELO CANAL DA UECE NO YOUTUBE, NO PRÓXIMO DIA 8 DE NOVEMBRO, ÀS 13H30. PARTICIPARÃO DA MESA-REDONDA OS PROFESSORES ALTEMAR MUNIZ, DO CURSO DE HISTÓRIA DA UECE, LUIS FERNANDO DE SOUZA BENÍCIO E EVELINE PERDIGÃO, AMBOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA INSTITUIÇÃO DURANTE O EVENTO, A PRAE DISPONIBILIZARÁ LISTA DE FREQUÊNCIA VIRTUAL, A FIM DE GARANTIR A CERTIFICAÇÃO DOS ESTUDANTES. A PARTICIPAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PBEPU NO        XI ENCONTRO DE BOLSISTAS É OBRIGATÓRIA.

DENTRO DA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA UNIVERSITÁRIA A EDITORA DA UECE LANÇOU O LIVRO “AO PÉ DA LETRA: LITERATURA NO BALAIO DE ARTES” DESENVOLVIDO COM ESCRITORES, ATORES, BORDADEIRA, DESENHISTAS, AQUARELISTAS, MUSICISTAS, DESIGNER GRÁFICA E PROFISSIONAIS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS). VINTE E DOIS TEXTOS LITERÁRIOS FORAM TRANSFORMADOS EM VÍDEOS PELA INTEGRAÇÃO DAS DEMAIS LINGUAGENS ARTÍSTICAS, QUE FORAM PUBLICADOS NAS MÍDIAS SOCIAIS. A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) LANÇA OS EDITAIS QUE VISAM A CONVOCAÇÃO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA PARA ELEIÇÃO DE SESSENTA E DOIS REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CEPE), UNIVERSITÁRIO (CONSU) E DIRETOR (CD). AS ELEIÇÕES DO CEPE E CONSU ACONTECERÃO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2022, DAS 8H ÀS 18H. JÁ A ELEIÇÃO DO CONSELHO DIRETOR ACONTECERÁ NO DIA 2 DE DEZEMBRO, DAS 8H ÀS 18H. O PROCESSO ELEITORAL OCORRERÁ PELO MÉTODO REMOTO UTILIZANDO O SISTEMA HELIOS VOTING, COM ACESSO EXCLUSIVO POR MEIO DE DADOS ENCAMINHADOS POR EMAIL INSTITUCIONAL, INCLUSIVE, NÃO OCORRENDO VOTAÇÃO POR E-MAIL OU QUALQUER OUTRO INSTRUMENTO  RECENDO 1(UMA) HORA   ANTES DO INÍCIO DA ELEIÇÃO EM SEU E-MAIL INSTITUCIONAL (@UECE.BR OU @ALUNO.UECE.BR), AS CREDENCIAIS DE ACESSO PARA SUA CABINE DE  VOTAÇÃO (ENDEREÇO DE URL DA CÉDULA ELEITORAL) BEM COMO LOGIN E SENHA INDIVIDUAL E COM FINALIDADE ESPECÍFICA PARA ESSA ELEIÇÃO. AS INSCRIÇÕES OCORRERÃO DAS 8 HORAS DO DIA 07 ATÉ AS 23H59MIN DO DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2022 E DEVERÃO SER REQUERIDAS CONJUNTAMENTE, EM FORMULÁRIO PADRONIZADO, VIA GOOGLE FORMS, DISPONIBILIZADO AQUI. A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) SE DESTACA EM MAIS UMA AVALIAÇÃO UNIVERSITÁRIA, DESTA VEZ, NO GUIA DA FACULDADE 2022, REALIZADO PELO JORNAL ESTADÃO, EM PARCERIA COM A STARTUP QUERO EDUCAÇÃO COM SESSENTA CURSOS ESTRELADOS SENDO 51 PRESENCIAIS  E  NOVE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA  MAIS DE 17 MIL CURSOS DE GRADUAÇÃO DO BRASIL FORAM AVALIADOS, DOS QUAIS 5.959 FORAM CLASSIFICADOS ENTRE EXCELENTES, MUITO BONS E BONS, COM 5, 4 E 3 ESTRELAS, RESPECTIVAMENTE, SENDO CONSIDERADA A QUALIDADE DO PROJETO PEDAGÓGICO, DO CORPO DOCENTE E DA INFRAESTRUTURA DOS CURSOS.UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) ESTÁ IMPLANTANDO O PROCESSO DE SISTEMA ÚNICO INTEGRADO DE TRAMITAÇÃO ELETRÔNICA (SUITE). A TÉCNICA DE ESTABELECIMENTO OCORRERÁ DE FORMA GRADUAL, CONFORME DIRETRIZES E PLANEJAMENTO DA COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO, QUE É COORDENADA PELO VICE-REITOR, PROFESSOR DÁRCIO TEIXEIRA, COM SUPORTE DA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PROPLAN). A COMUNIDADE ACADÊMICA E AS UNIDADES ADMINISTRATIVAS FORAM DIVIDIDAS EM QUATRO GRUPOS PRINCIPAIS, OS QUAIS OBEDECERÃO A UM FLUXO DE IMPLANTAÇÃO CRESCENTE. ENCONTRO DE EXTENSÃO DA SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE REALIZA ESTE ANO SUA 12ª EDIÇÃO, NO PERÍODO ENTRE 08 E 10 DE NOVEMBRO DE 2022. A PROGRAMAÇÃO CONTARÁ COM MESAS REDONDAS SOBRE A POLÍTICA DE EXTENSÃO E SOBRE CULTURA E ARTE; COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS EXTENSIONISTAS; MINICURSOS E OFICINAS. INCLUIRÁ AINDA A III MOSTRA ARTÍSTICO-CULTURAL, A I MOSTRA DO MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DO CEARÁ PROF. DIAS DA ROCHA E UMA PROGRAMAÇÃO DE CUIDADOS DO EKOBÉ.