SINDESP

Golpe Bancário do Dia a Dia – Agora Com Mais Frequência

Muito cuidado com o golpe do falso funcionário!

Esse é o golpe no qual:

Você recebe uma ligação de alguém se passando por funcionário de banco. Na ligação, você é informado sobre algumas irregularidades no seu cartão, como problemas no aplicativo, em sua senha, entre outro. Para regularizar o problema, o falso funcionário te orienta a fazer uma transferência de teste (alegando a devolução do dinheiro em 24h), um pagamento ou alguma outra movimentação que tire dinheiro dessa forma, acreditando que está falando com alguém do banco. Você faz a movimentação para a pessoa que está solicitando e o valor vai para o golpista.

Indicativos para prevenção dessa fraude:

Nunca: Nunca faça transferência a pedido de alguém se passando por funcionário do banco. Nunca dê a sua senha ou código Itoken para alguém em nome do banco. Nunca entregue o seu cartão, celular ou o chip do aparelho para quem se apresentar em nome do banco.

Sempre: Sempre tenha em mente que nunca o banco faz ligações ou manda mensagens bancárias pedindo que você retire valores de sua conta ou faça transferências e pagamentos. Sempre acompanhe o extrato da sua conta corrente e fatura do seu cartão de crédito. Avise ao banco se identificar alguma coisa fora do normal. Sempre fique atento às ligações ou mensagens que receber em nome do banco. Sempre que tiver dúvidas, ligue para a central de atendimento ou para o gerente de sua conta a partir de um celular. Telefones fixos são suscetíveis à atuação de fraudadores que se fazem passar pelos canais de comunicação bancárias.