SINDESP

Golpe e Golpistas

JESS – Portal da Notícia – Edição 1.773 – sindesp.org.br

O cenário nacional enfrenta no dia a dia, atos astuciosos pelos quais se procuram obter vantagens, estratagemas, tramas, medidas fraudulentas e outros atingindo com o uso de mecanismo e instrumentos altamente sofisticados segmentos desavisados da sociedade. Essas operacionalizações ilegais chamadas vulgarmente de “golpes”. O golpista é detentor de especiais características, como idealizador, planejador, coordenador, executor e grande estrategista procurando sempre maximizar vantagens. A comunidade é sempre avisada, inclusive com orientações e medidas cautelares de combate aos impostores.

Tipos de Golpes

Existem inúmeros tipos de golpes , os mais comuns são álbuns de fotos e vídeos, atualização de vacinas, eliminação de vírus, associações assistenciais, avisos judiciais, cartões de crédito, cartões virtuais, comércio eletrônico,companhias aéreas (promoção,programa de milhagem) eleições,imposto de renda, internet banking, prêmio lotérico, prêmio de instituições financeiras,promoções, propagandas, serviços de proteção de crédito,serviços de telefonia, sites com dicas de segurança entre outros. Diariamente surgem novos tipos de golpes. No SINDESP existe o famoso golpe de divulgação de lista da justiça e outras inverdades.Não precisa maiores detalhes os atuantes sempre são os mesmos, ex-filiados com identificação consagrada.

Prevenção:

Fique atento a mensagens, recebidas em nome de alguma instituição, que tentem induzi-lo a fornecer informações, instalar/executar programas ou clicar em links; Questione-se por que instituições com as quais você não tem contato estão lhe enviando mensagens, como se houvesse alguma relação prévia entre vocês (por exemplo, se você não tem conta em um determinado banco, não há porque recadastrar dados ou atualizar módulos de segurança); Fique atento a mensagens que apelem demasiadamente pela sua atenção e que, de alguma forma, o ameacem caso você não execute os procedimentos descritos; Não considere que uma mensagem é confiável com base na confiança que você deposita em seu remetente, pois ela pode ter sido enviada de contas invadidas, de perfis falsos ou pode ter sido forjada (mais detalhes; Seja cuidadoso ao acessar links. Procure digitar o endereço diretamente no navegador Web; Verifique o link apresentado na mensagem. Golpistas costumam usar técnicas para ofuscar o link real para o phishing. Ao posicionar o mouse sobre o link, muitas vezes é possível ver o endereço real da página falsa ou código malicioso;

Desconfie se, ao digitar uma URL, for redirecionado para outro site, o qual tenta realizar alguma ação suspeita, como abrir um arquivo ou tentar instalar um programa; Desconfie imediatamente caso o site de comércio eletrônico ou Internet Banking que você está acessando não utilize conexão segura. Sites confiáveis de comércio eletrônico e Internet Banking sempre usam conexões seguras quando dados pessoais e financeiros são solicitados.

Golpes de comércio eletrônico são aqueles nos quais golpistas, com o objetivo de obter vantagens financeiras, exploram a relação de confiança existente entre as partes envolvidas em uma transação comercial. Alguns destes golpes são apresentados nas próximas seções.

Neste golpe, o golpista cria um site fraudulento, com o objetivo específico de enganar os possíveis clientes que, após efetuarem os pagamentos, não recebem as mercadorias.

Para aumentar as chances de sucesso, o golpista costuma utilizar artifícios como: enviar spam, fazer propaganda via links patrocinados, anunciar descontos em sites de compras coletivas e ofertar produtos muito procurados e com preços abaixo dos praticados pelo mercado.

Além do comprador, que paga mas não recebe a mercadoria, este tipo de golpe pode ter outras vítimas, como:
• Uma empresa séria, cujo nome tenha sido vinculado ao golpe;
• Um site de compras coletivas, caso ele tenha intermediado a compra;
• Uma pessoa, cuja identidade tenha sido usada para a criação do site ou para abertura de empresas fantasmas.