JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.444-SINDESP.ORG.BR
O golpe do empréstimo acontece quando criminosos oferecem dinheiro emprestado, seja por sites falsos que utilizam o nome de instituições sérias ou mesmo por redes sociais. Em geral, eles pedem um adiantamento do dinheiro que supostamente será emprestado para pagar taxas e impostos.
ESPECIALISTAS apontam diversos riscos para quem toma o crédito com desconto na renda.
Riscos de endividamento de aposentados costuma estar dentro de casa: parentes e amigos pedem ao beneficiário que use o seu nome para tomar crédito consignado, pois essa modalidade tem juros mais baixos. As pessoas não devem emprestar o nome para ajudar terceiros, alerta o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Provavelmente quem pede esse tipo de favor já está endividado e não conseguirá honrar o compromisso assumido. O prejuízo também pode estar escondido em um serviço que o cliente nem sabe que contratou, como é o caso do empréstimo no cartão de crédito. O aposentado vai ao banco pegar um empréstimo, mas é convencido a aceitar um cartão de crédito que já vem com uma margem consignável embutida. A melhor forma de escapar de dívidas impagáveis é evitar consignados desnecessários
Dicas para não se dar mal. – – Cuidado com o empréstimo no cartão de crédito. O aposentado pode comprometer até 5% da renda com empréstimos consignados feitos pelo cartão de crédito. A grana fica disponível em uma espécie de reserva. Verifique se há, no benefício, o desconto da RMC (Reserva de Margem Consignável), que significa que houve crédito consignado no cartão. Se a pessoa que recebeu a ajuda não pagar, a responsabilidade será do aposentado. Evite tomar crédito para aumentar a renda – Acúmulo de dívidas gera confusão. – Cuidado com o caixa eletrônico. Não aceite ofertas por telefone. – Só faça consignado em caso de emergência. – Para evitar cair em armadilhas do empréstimo consignado, o consumidor deve ficar atento a alguns fatores essenciais, tanto para não cair em golpes, como para evitar a contratação de produtos com taxas abusivas. – Confira agora algumas das dicas: Jamais forneça dados pessoais para estranhos, principalmente por ligações telefônicas; Não utilize sua senha do banco ou o cartão em sites ou instituições não confiáveis; Busque saber se o banco que oferece o crédito consignado é conveniado ao INSS ou assemelhado; Compare taxas de juros e tarifas em diferentes instituições financeiras; Não contrate nenhum tipo de serviço por telefone. Por isso, solicite todas as informações por escrito.
LEMBRE-SE: O cadastro e a prova de vida – ano 2023 CEARAPREV têm término previsto para 30.06.2023(sexta-feira). Não deixe para a última hora. Previna-se do bloqueio salarial e dos congestionamentos do sistema. Qualquer dúvida na realização do processo consulte a CEARAPREV ou o SINDESP. Use o passo a passo do sindicato para efetuar a sua obrigação junto ao Governo do Estado. O demonstrativo de pagamento a ser expedido pela SEPLAG para IR ficará à disposição no guardião somente em março de 2023. Os comprovantes de pagamentos de honorários advocatícios serão liberados pelo escritório forense somente no final de fevereiro/2023. Os valores de honorários advocatícios relativos ao reajuste devem ser solicitado ao escritório.
Repercutem na comunidade sindical as homenagens prestadas pela UECE e pelo SINDICATO em razão da aposentadoria da colega LINEUDA DA COSTA MURTA. Repercutem na comunidade sindical as homenagens prestadas pela UECE e pelo SINDICATO em razão da aposentadoria da colega LINEUDA DA COSTA MURTA
EX-REITOR CLAUDIO RÉGIS QUIXADÁ nos envia mensagem de agradecimento pela considerável homenagem por ocasião de seu aniversário em 21.01.2023. A dedicada, brilhante, incentivadora e exemplar gestão de Claudio Regis na UECE proporcionou inúmeras transformações em nossa entidade de ensino superior.