SINDESP

Higienização Correta de Ambientes Para Evitar a Contaminação Contra à Covid-19

JESS – Portal da Notícia – 1.543 publicadas – sindesp.org.br

Um bom detergente e um bom desinfetante, você consegue limpar e desinfetar todas as superfícies em qualquer espaço, até mesmo em hospitais.

Com a chegada da pandemia e, mais recentemente, das novas cepas do coronavírus, ambientes comerciais e residenciais precisam adotar novas estratégias de segurança biológica para evitar a transmissão de Covid-19. O problema é que, com a nova demanda, muitos produtos e processos de limpeza sem eficácia se multiplicaram no mercado, causando prejuízos financeiros e sanitários à população. No início de 2020, surgiram alguns métodos para combater o avanço do Covid-19, sendo, um deles os túneis de descontaminação corporal que consiste em pulverizar com produto desinfetante diretamente nas pessoas em quanto o público caminhava dentro de estrutura sem EPIs, podendo haver reações alérgicas aos desinfetantes e outras complicações.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu a nota técnica SEI/ANVISA – 0976782, reiterando que não existia nenhuma comprovação científica de que esta medida fosse eficaz. A limpeza deve seguir um protocolo simples, porém baseado em um treinamento padrão e uso de saneantes eficazes para cada tipo de superfície. “Com apenas dois produtos: Um bom detergente e um bom desinfetante, você consegue limpar e desinfetar todas as superfícies em qualquer espaço, até em hospitais. No entanto, é importante haver um método descontaminante para se atentar e que sempre deve ser realizada a limpeza antes de usar o desinfetante. Deve ocorrer um tempo de contato de 10 minutos do desinfetante sob as superfícies para que ocorra a desinfecção. O cuidado pode auxiliar no combate não só à Covid-19, mas também a outras doenças. Nossa cultura é muito baseada no cheiro e no perfume dos ambientes. As pessoas precisam adotar uma nova cultura de higienização predial para se manter saudáveis, e a pandemia deve fazer com que a gente dê um salto em relação a isso.

Condomínios reforçam cuidados no período de isolamento

Durante o período de isolamento rígido, os procedimentos de limpeza profissional de espaços coletivos não podem ser deixados de lado. Enquanto as empresas devem manter cuidados para evitar problemas no retorno às atividades, os condomínios residenciais precisam estar atentos para evitar a contaminação de quem, mesmo em casa, acaba convivendo com pessoas fora do círculo familiar. É importante a descontaminação de pontos de maior contato das pessoas como botão de elevadores, maçanetas, tomadas, torneiras, limpeza do teto, de rodapés, higienização do piso com os produtos certos

Dicas para higienizar a casa corretamente

-Para evitar contaminação cruzada, procure separar os equipamentos de limpeza do banheiro e da cozinha dos demais ambientes da casa. Uma dica é utilizar cores diferentes para cada cômodo, para não levar utensílios de um local para outro;

-Nunca misture produtos de limpeza. Mesmo que juntar a água sanitária com o detergente em pó e de bom indicativo que os produtos percam o poder de limpeza e desinfecção, e ainda pode causar a liberação de gases nocivos à saúde;

-Ao escolher um produto detergente para limpar uma superfície, busque a opinião de um consultor de vendas para saber qual é o mais adequado para o uso desejado. Isso é essencial porque detergentes têm níveis de PH diferentes, e cada um deles deve ser utilizado para uma função específica. Produtos com PH ácido destinam-se a remover matérias inorgânicas, como minérios em reformas; Os de PH neutro são bons para a eliminação de gorduras leves, do dia a dia; Os alcalinos, por sua vez, são indicados para a remoção de gorduras mais pesadas.

FONTE: JORNAL O POVO EDIÇÃO 06/04/2021

Procure sempre que for higienizar ambientes usar empresas especializadas, de interna confiança, responsáveis e bom conceito no mercado.