HISTÓRIA DO CARNAVAL 2024

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.223- SINDESP.ORG. BR

Parabenizamos você, nobre filiado pela sua participação nos festejos, nos bailes, na alegria, na folia, no convívio, na confraternização, no sacrossanto descanso, no retiro espiritual, na paz, na harmonia, no   compartilhamento de reais notícias, de preciosas informações, de corretas orientações durante o período carnavalesco divulgadas no JESS (JORNAL ELETRÔNICO SITE SINDESP).

Quase um mês de publicação sobre o CARNAVAL – 2024 – Adeus Carnaval do ano bissexto; Programação dos dias de Carnaval em Fortaleza(CE), em especial nos 08(oito) polos de lazer; O dia do frevo; Figuras representativas do Carnaval de Recife : O Galo da Madrugada, Bonecos Gigantes de Olinda, O Homem e a Mulher da Meia-Noite, O Bacalhau do Batata e Outros;  Expedientes no Período do Carnaval no Estado do Ceará e no Município de Fortaleza; Operação carnaval-20224: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Forense do Ceará e  Tenda Lilás;  O que abre e o que fecha em Fortaleza no Carnaval; HEMOCE  realiza “ Bloquinho da Doação –  Campanha(Bloco da Saúde) –  Doação Voluntária de Sangue; Carnaval com segurança; Carnaval com saúde; Orientações para o Carnaval; Plano Operacional da Prefeitura  de Fortaleza; Carnaval  Festa popular em nosso país; Paulo Tadeu e Carnaval Cearense(Maracatu); 20 Marchinhas mais executadas;  O país do carnaval de Jorge Amado; O país tropical de Jorge Bem Jor;  Referência a Evaldo Gouveia e Jair Amorim  na  letra/música( Bloco da Solidão)

Angústia, solidão   um triste adeus em cada mão; Símbolos do Carnaval: Máscara de Carnaval, Rei Momo, Pandeiro, Sambista, Confetes e serpentinas, pierrô, arlequim e colombina, fantasias carnavalescas, abadá; frases e mensagem, fotos, figuras, entre outras; deleitosas e especiais crônicas (folia, reflexão carnavalesca e outras) do professor Hugo sobre o momento de momo.

O SACRO DEPOIS DO CARNAVAL – Quarta-feira de Cinzas – Encerramento do Carnaval e início da quaresma, período de quarenta dias (14/02 a 28/03/2024) que antecedem a principal celebração do Cristianismo: A Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo. Fraternidade e Amizade Social” Tema da Campanha da Fraternidade 2024 – Lema – “Vós sois todos Irmãos e Imãs (MT. 23.8) “

SEMANA SANTA de 24/03 (domingo de Ramos) a 30/03/2024 (sábado de Aleluia) – 31/03(domingo de Páscoa – Em 19/03/2024 (terça-feira) dia de São José – Padroeiro do Ceará – Feriado Estadual

DATAS ESPECIAIS: De 20 a 22 de fevereiro – Semana Pedagógica – De 26 a 28 de fevereiro semana da integração e 26/02 início do período letivo 2024-1; De 28/02/2024 a 01/03/2024 – matrículas dos anos veteranos – 3ª fase.

EM 05/03/2024 – ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DO CEARÁ – 49 ANOS;

FUNDAÇÃO DA FUNECE – Resolução nº 2, de 5 de março de 1975, do Conselho Diretor, referendada pelo Decreto nº 11.233, de 10 de março do mesmo ano, foi criada a Universidade Estadual do Ceará, que teve incorporada ao seu patrimônio as Unidades de Ensino Superior existentes na época: Escola de Administração do Ceará, Faculdade de Veterinária do Ceará, Escola de Serviço Social de Fortaleza, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte, além da Televisão Educativa, canal. Ao firmar-se como Universidade, transformou aquelas Escolas em seus primeiros cursos de graduação, aos quais outros foram somados. Seu primeiro reitor foi o professor Antônio Martins Filho, e, graças ao seu empenho e à sua dedicação junto às autoridades federais, obteve-se o reconhecimento da Universidade Estadual do Ceará, que, incontestavelmente, abriu novas possibilidades de desenvolvimento para o Estado e para a Região.

A UECE teve sua instalação concretizada somente em 1977. Nesse período de dois anos, direcionou seu âmbito de abrangência àquelas profissões mais necessárias ao desenvolvimento do Ceará, na época:  Ciências da Saúde – Enfermagem e Nutrição;  Ciências Tecnológicas – Matemática, Física, Química, Ciências Pura, Geografia e Ciências da Computação;  Ciências Sociais –  Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social e Pedagogia;  Ciências Humanas – Letras, Filosofia, História, Música, Instrumento-Piano e Estudos Sociais e Ciências Agrárias – Medicina Veterinária.

Dedicaremos importantes reportagens sobre o aniversário da FUNECE.