INÁCIO DE LOIOLA SARAIVA
Bom dia, Senhoras e Senhores!
Sintam-se todos aqui presentes muito bem-vindos!
Estamos aqui reunidos com uma tripla missão. Primeiramente, celebrar o grande Dia do Professor. Professor esse tão esquecido, injustiçado e tão pouco valorizado. Pois ao longo de toda a história da humanidade, nenhuma grande civilização ou nação se desenvolveu e se fez poderosa sem a nobilíssima, fundamental e essencial figura do educador e formador de grandes líderes e profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Grandes pensadores, pesquisadores, cientistas, médicos, advogados, engenheiros, físicos, matemáticos, economistas, administradores, políticos, influenciadores e mesmo professores, não se fizeram ou se formaram sozinhos. Todos esses grandes profissionais, tão extraordinariamente essenciais ao enriquecimento e empoderamento de uma nação, nos faz lembrar na prática, a história dos 10 leprosos curados no deserto, quando somente um deles, voltou para agradecer a Jesus. O mesmo se dá com os grandes profissionais; pouquíssimos se lembram de reconhecer o devido mérito aos seus ex-professores pelo seu sucesso. E quase todos, em geral, costumam esquecer que por trás daquele Prêmio Nobel existiu uma sucessão de professores que desde a mais tenra infância contribuiu para aquele estrondoso sucesso.
Em segundo lugar, estamos aqui também para fazer a justiça que é devida a esses grande profissionais do ensino superior de nosso Estado que há 30, 40 anos ou mais, se dedicaram com amor, dedicação e esforço impagáveis a forjar e contribuir para o desenvolvimento nacional. Assim sendo, anunciamos que a Diretoria Executiva deste SINDESP decidiu, em conformidade com nossos estatutos, dar início, neste 2022, à outorga da Comenda de Honra ao Mérito Acadêmico a fim de fazer justiça e homenagear àqueles nossos associados, que nas últimas décadas tanto se dedicaram com seu sangue, saúde, suor e muito “pó de giz” à causa do enriquecimento nacional.
E por último, mas não menos importante, estamos aqui também para celebrar nossas últimas conquistas e vitória final no nosso Processo do Piso Salarial. Muitos são aqueles que se fizeram merecedores de destaque nessa vitória de uma disputa judicial, diria melhor, de uma guerra desproporcional que se arrasta há mais de 30 (trinta) anos. Para não ser injusto com muitos e deixar de citá-los nominalmente nos restringiremos aquelas figuras essenciais. Ou seja, o Prof. Pessoa que em 1992 deu início a essa grande guerra. Ao escritório de Dra. GLAYDDES MARIA SINDEAUX ESMERALDO e Dr. CARLOS EDUARDO que tanto lutaram e fizeram por nós, mesmo diante de muito atrito e incompreensão de nossa parte.
Aos últimos presidentes do SINDESP, Prof. Gilberto Telmo e Prof. Gilberto Leitão de Castro e Silva e suas respectivas diretorias. Gostaria de aqui salientar a nova postura que se estabeleceu no SINDESP, a partir de sua retomada e reconstrução há 4 ou 5 anos atrás: [brevíssimo comentário- histórico moral].
E para encerrar, gostaria de conclamar a todos para que de pé, prestássemos uma devida homenagem de 1 (hum) minuto de silêncio a todos os colegas professores-guerreiros que faleceram antes dessa nossa extraordinária vitória.
A todos aqui presentes e aos que já se foram nossos sinceros parabéns e nosso muito obrigado! Que Deus os abençoe a todos, assim como aos seus entes mais queridos
INÁCIO É GRADUADO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS(UFC), DOUTORADO EM ECONOMIA INTERNACIONAL EM RENOMADOS CENTROS UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROS (UNIVERSITY OF OTTAWA E CARLETON UNIVERSITY)NO CANADÁ(OTTAWA), EXERCEU VÁRIAS FUNÇÕES/CARGOS ADMINISTRATIVOS NA UECE, DESTACANDO-SE COMO COORDENADOR GERAL DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, PUBLICOU VÁRIOS LIVROS E TEXTOS NA ÁREA DE ECONOMIA INTERNACIONAL, MATEMÁTICA FINANCEIRA E FINANÇAS. PRESTOU RELEVANTES SERVIÇOS NA INICIATIVA PÚBLICA E PRIVADA