SINDESP

Honra e Gratidão – Dom Aureliano Matos

Eterno Patrono da FAFIDAM

Dom Aureliano Matos, o primeiro Bispo da diocese de Limoeiro do Norte(CE), nasceu em Itapajé(CE), em 17 de junho de 1889. Ingressou no Seminário da Prainha em 1906. Ordenado Sacerdote em 1914, assumiu, inicialmente em 1915, a paróquia de Pentecoste(CE) tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição, na época enfrentou a terrível seca de 1915. Em 1916 foi transferido para Uruburetama(CE) contando como padroeiro São João Batista em 1926 foi nomeado para paróquia de Itapipoca(CE) sob a proteção Nossa Senhora das Mercês padroeira, em 1940 foi escolhido para ser o primeiro Bispo da diocese de Limoeiro do Norte(CE) até o seu falecimento em 19/08/1967.

visitaram, na ocasião, o esquife na capela de São Miguel, incalculável número de fiéis, de autoridades políticas, representantes de entidades religiosas, civis, militares, governamentais, do clero de várias cidades do estado do Ceará e de outras unidades circunvizinhas da federação a padroeira do município de Limoeiro do Norte(CE) é Nossa Senhora da Conceição. Dom aureliano matos ficou notável pelo extraordinário desempenho na educação, saúde, trabalho e religião criando instituições básicas em quase todo baixo Vale do Jaguaribe transportou a modernização urbana, especialmente para Limoeiro do Norte(CE) que sofreu grandes influências e significativas mudanças, provocadas pelo princípio fundamental do lema político/religioso.

Ocorreram expressivas alterações em todas as atividades municipais, em especial nas econômicas. O pontífice enalteceu seu mérito nas construções e instalações da Faculdade de Filosofia(FAFIDAM), Ginásio(Colégio Diocesano), Liceu de Artes e Ofícios, ponte sobre o Rio Jaguaribe Seminário Diocesano, Tiro de Guerra, Rádio Educadora Jaguaribana entre outros. O presbítero recebeu numerosas e representativas homenagens e escreveu diversas cartas pastorais, destacando-se a cristianização do capitalismo o eclesiástico desde sua época de seminarista transformou-se em abnegado e estudioso discípulo, analista, propagador, defensor e pesquisador da célebre encíclica (carta aberta a todos os bispos) de Leão XIII de 15/05/1891, denominada de Rerum Novarum das Coisas Novas. O comando atual da arquidiocese em vinte e seis municípios paróquias está a cargo de Dom André Vital Félix da Silva (Congregação Dos Sacerdotes Do Sagrado Coração De Jesus – DEHONIANO) nomeado pelo Papa Francisco.

Rerum Novarum

A encíclica papal critica fortemente a falta de preceitos étnicos e valores morais na sociedade progressivamente laicizada de seu tempo, uma das importantes causas dos problemas sociais. O documento refere-se algumas normas que deveriam ser usadas na procura de justiça na vida social. Como por exemplo, a melhor distribuição da riqueza.

Esquema e Principais Ideias:
1. Questão Social e o Socialismo;
2. Questão Social e a Igreja;
3. Questão Social e o Estado;
4. Questão Social e Ação Conjunta de Patrões e Empregados .

As consequências da sistematização da doutrina social da igreja conduzem a uma nova forma de relacionamento na instituição religiosa e no mundo moderno.