SINDESP

I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares

JESS PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 2.455 SINDESP.ORG.BR

Está sendo realizado no YOUTUBE – Simpósio Popular, o I Simpósio Internacional sobre Culturas e Literaturas Populares, realizado por meio do Instituto de Pesquisa José Marrocos (IPESC), da Universidade Regional do Cariri (URCA), em parceria com diversas instituições como a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Secretaria de Cultura do Estado.

O tema Usos diferenciados das práticas e representações populares, com o Professor Roger Chartier (Historiador – Collège de France/França). Às 19h haverá Mesa Especial/Conversa sobre a Obra e o Pensamento de Gilmar de Carvalho, com a coordenação da Professora Cristina Schmit (Rede Folkcom – SP), além dos participantes: Dodora Guimarães Esmeraldo (Pesquisadora e Curadora de Artes), Prof. Luiz Sérgio (UFC) e Renato Dantas (Teatrólogo, ator e pesquisador da cultura popular). O simpósio contará com mesas redondas, grupos trabalhos e apresentações de vídeos além de pesquisadores e estudiosos do Brasil e outros países.

O simpósio tem a promoção do Ipesc, através da Pró-Reitoria de Extensão da URCA – UECE – UVA – UFCA – UNILAB, com as parcerias da associação Ibero-Americana de Comunicação – Assibercom, Escola de Saberes Ave Poesia de Assaré, Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – Socicom, Fundação Casa Grande, GeoparK Araripe Mundial da UNESCO, Rede Arte na Escola, Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação – Rede Folkcom, ONG Beatos, Laboratório de Estudos e Pesquisa em História e Culturas – DÍCTIS (UECE) contando ainda com os apoios institucionais da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação (SECITECE), Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

O evento está sendo realizado realizado com conferências, oficinas, simpósios temáticos, depoimentos de mestres, exposições, dentre outras formas, com seis eixos temáticos e oito mesas. As abordagens estarão relacionadas a Saberes, vivências e ancestralidades: as artes do sagrado; Fazeres da artesania na teia da tradição; Poéticas populares do corpo e da voz: cantigas, performances e brincadeiras; Narrativas: oral, impressa e cibernética; Cultura popular na formação humana, no cotidiano escolar e nas universidades; e Patrimonialização da Chapada do Araripe, Geopark Araripe e Museus Orgânicos – iniciativas de salvaguarda do patrimônio natural e cultural.

Cada um dos eixos repercute em outros temas geradores que estarão representados em oito mesas redondas com temas como: A religiosidade popular e as artes do sagrado, Vivenciando a cultura popular tradicional: saberes, ofícios e os tesouros vivos”; Patrimônio cultural imaterial e estratégias de salvaguarda: os casos da Literatura de Cordel, da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha e da Xilogravura.

Também entram nos debates temas como a Cantoria e cultura popular, cultura hip hop e demais culturas de rua; Cultura afro-brasileira, quilombos e capoeira; Escritas, narrativas e diálogos culturais: circularidades, movências e hibridações; Cultura e literatura popular na educação; e Povos Originários e Arqueologia Social Inclusiva.
O Simpósio contará com a participação de pesquisadores, nacionais e internacionais, e mestres das culturas e literaturas popular do Cariri e do Ceará.

Os palestrantes e conferencistas são especialistas, além de nomes referenciais, estudiosos das várias temáticas afins aos eixos, de universidades fora do país. Em relação aos últimos privilegia-se o diálogo com pesquisadores do continente latino-americano, continente africano e da Península Ibérica. Além das mesas redondas, o evento terá também Grupos de Trabalho, comunicações científicas e culturais e exibição de vídeos com os grupos da cultura popular do Ceará.
Fonte : Urca notícias