JESS-PORTAL DA NOTÍCIA EDIÇÃO 3.699 –SINDES.ORG.BR
Com a temporada de entrega das declarações do Imposto de Renda 2023 aberta, criminosos usam esse compromisso dos contribuintes para tentar aplicar golpes. Por isso, é necessário redobrar os cuidados e desconfiar de qualquer benefício fácil pelo caminho. IMPOSTO DE RENDA. De acordo com a Receita Federal, um dos golpes recorrentes é o envio de mensagens falsas com cobranças sobre a prestação de contas. “Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais”, ressalta o órgão. Para evitar cair em golpes no Imposto de Renda 2023, a Receita reforça que não envia nenhum link para o contribuinte. Caso haja alguma pendência nas informações, a pessoa deve entrar no sistema do órgão para conferir o caso. “Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com LOGIN E SENHA, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda”, diz o órgão em comunicado à imprensa.
- Imposto de Renda 2023: quando vale parcelar o saldo devido no IR?. Um mês do IR 2023 já passou! Se fizer a declaração agora, quando recebo a restituição? . Além disso, a Receita compartilha três dicas para evitar qualquer dor de cabeça na hora do IR 2023:
- Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;
- Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”; e
- Excluir imediatamente a mensagem. Outra tática dos criminosos é enviar boletos e cartas aos contribuintes em nome da Receita, coisas que o órgão não faz.
IMPOSTO DE RENDA: INFORMAÇÕES IMPORTANTES
O prazo do Imposto de Renda 2023 se encerra no dia 31 de maio. Calendário da restituição do Imposto de Renda 2023 está dividido da seguinte forma: 1º lote: 31 de maio; 2º lote: 30 de junho; 3º lote: 31 de julho; 4º lote: 31 de agosto; 5º lote: 29 de setembro; Neste ano, houve uma mudança na fila da restituição. Agora, os contribuintes que utilizarem a declaração PRÉ-PREENCHIDA e escolherem receber a restituição via PIX (com a chave CPF) “furam a fila”. Dessa forma, a fila dos lotes de restituição do IR 2023 ficou da seguinte forma: Idosos com idade igual ou superior a 80 anos; Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério; Contribuintes que utilizaram a PRÉ-PREENCHIDA e/ou optaram por receber a restituição por PIX; Demais contribuintes. Uma das principais novidades do Imposto de Renda 2023 é que nem todas as operações na bolsa de valores obrigam o investidor a declarar seus dados à Receita. Apenas quem vendeu acima de R$ 40 mil em ações ou teve algum ganho (lucro) acima do limite de isenção (R$ 20 mil por mês) será obrigado a declarar os investimentos em ações.
Imposto de Renda 2023: 1º lote será pago no dia 31; veja como conferir se você está na lista