SINDESP

Independência Do Brasil

JESS-PORTAL DA NOTICIA – EDIÇÃO 3.107-SINDESDP.ORG.BR

Os 200 anos de independência do Brasil uma data histórica e cheia de legados para o País.

O bicentenário da independência! Alguns tópicos relacionados aos 200 anos da independência – Sistema colonial – Principais causas da independência – Revoltas populares –  O Brasil depois da independência.

Independência do Brasil foi proclamada por Dom Pedro, em 7 de setembro de 1822, com isso, em 2022, o País vai celebrar o Bicentenário da Independência. Essa data histórica marcou o fim do laço colonial que existia com Portugal e o início de uma nação independente. O Brasil realmente só se tornou independente após três anos. Nesse período, aconteceram conflitos entre as tropas portuguesas e brasileiras, por todo o território nacional. Somente em 1824 a independência do Brasil foi reconhecida pelos Estados Unidos e em 1825 por Portugal.

 

Participação das mulheres na independência – As mulheres tiveram uma participação decisiva na luta pela independência, vários nomes são lembrados até hoje, entre eles, as ‘’3 Marias’’: Maria Quitéria, Maria Felipa e Maria Leopoldina. Maria Felipa: Comandou mulheres negras e indígenas. Numa das batalhas, o grupo de Maria Felipa ateou fogo em embarcações portuguesas que estavam próximas à Ilha de Itaparica. – Maria Quitéria: Foi um dos principais nomes da independência. Ela se disfarçou de homem e participou ativamente de diversos combates pela consolidação da independência, em Salvador- BA. – Maria Leopoldina: Ocupou o cargo de Regente, assinou o decreto da independência e enviou o comunicado através de carta para Dom Pedro, que declarou as margens do Rio Ipiranga, a Independência no dia 7 de setembro.

Dia da Independência, comemorado 7 de setembro, é considerado feriado nacional, as comemorações em algumas regiões, são regadas de desfiles das Forças Armadas, escolas, desfiles de bandas, veteranos de Guerra, além é claro, da Esquadrilha da Fumaça.

Soberania é liberdade – Salve o bicentenário da Independência do Brasil. Será que realmente conquistamos nossa independência, Excelências?