INDEPENDÊNCIA DO BRASIL – CONHEÇA O SEU PAÍS – 7 DE SETEMBRO – DATA MAGNA –  BICENTEÁRIO DO BRASIL

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.118–SINDESP.ORG.BR.

O BRASIL É UM PAÍS LOCALIZADO NO SUBCONTINENTE DA AMÉRICA DO SUL.  O TERRITÓRIO BRASILEIRO POSSUI DIMENSÃO CONTINENTAL, BRASIL POSSUI UMA ÁREA DE 8. 514. 876  KM²  NA QUAL VIVEM CERCA DE   213,3 MILHÕES  HABITANTES, SENDO O QUINTO PAÍS MAIS POPULOSO DO MUNDO, SUPERADO SOMENTE PELA CHINA (1,3 BILHÃO), ÍNDIA (1,1 BILHÃO), ESTADO UNIDOS (314,6 MILHÕES) E INDONÉSIA (230 MILHÕES). APESAR DE SER CONSIDERADO UM PAÍS POPULOSO, É POUCO POVOADO.EM RAZÃO DA DIMENSÃO TERRITORIAL, EXISTEM NO PAÍS TRÊS FUSOS HORÁRIOS EM VIGOR. , POR ISSO O CLIMA PREDOMINANTE É O TROPICAL, PORÉM EXISTEM OUTRAS CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS, COMO O EQUATORIAL, O SUBTROPICAL E O SEM-ÁRIDO.O PAÍS APRESENTA DIVERSAS FORMAÇÕES VEGETATIVAS DAS QUAIS PODEMOS CITAR: CERRADO, CAATINGA, FLORESTA ATLÂNTICA, MATA DE ARAUCÁRIA, PRADARIAS, PANTANAL, FLORESTA AMAZÔNICA. QUANTO AOS RECURSOS HÍDRICOS, O TERRITÓRIO É PRIVILEGIADO, POIS EXISTE UMA GRANDE QUANTIDADE DE RIOS, AS PRINCIPAIS BACIAS HIDROGRÁFICAS SÃO: BACIA AMAZÔNICA, BACIA DO SÃO FRANCISCO, BACIA DO RIO PARANÁ, BACIA DO RIO PARAGUAI E BACIA DO RIO URUGUAI.O BRASIL É UMA FEDERAÇÃO CONSTITUÍDA POR 26 ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL, SENDO OS ESTADOS DIVIDIDOS EM MUNICÍPIOS E ESSES, EM DISTRITOS.

BRASÃO:

LEMA: ORDEM E PROGRESSO. – GENTÍLICO:  BRASILEIRO E BRASILEIRA –  CAPITAL: BRASÍLIA. –  CIDADE MAIS POPULOSA: SÃO PAULO (12,33 MILHÕES/HAB) –  INDEPENDÊNCIA: DE PORTUGAL EM 7 DE SETEMBRO DE 1822, SENDO RECONHECIDA EM 29 DE AGOSTO DE 1.825.  – PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO): 2,249 TRILHÕES DE REAIS. – RENDA PER CAPITA:  1.353 REAIS/ANO. – IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO): 0,750(POSIÇÃO MUNDIAL 84ª LUGAR) –  ESPERANÇA DE VIDA: 73,1/ANOS   .MOEDA: REAL. –  SITE OFICIAL: WWW.BRASIL.GOV.BR