NOTA DE PESAR – VERA DA COSTA E SILVA LIMA
A Diretoria, filiados e servidores do SINDESP manifestam profundo pesar pelo falecimento da colega VERA DA COSTA E SILVA LIMA ocorrido em 09.06.2026.A Professora Vera era graduada em História, mestrado em Sociologia com diversos cursos de especializações. Foi docente do curso de História na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e atualmente estava no mesmo curso do Centro de Humanidades. Os nossos sinceros sentimentos à família, a parentes e a amigos e que DEUS conforte o coração de todos. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. João 11:25-26
Nota em Defesa da URCA: episódio no Centro de Artes Violeta Arraes
A Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA) vem a público manifestar seu repúdio ao episódio ocorrido nas instalações do Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, em Crato, na última sexta-feira (29/05). A ação resultou em um clima de constrangimento – onde acomunidade acadêmica do campus se sentiu intimidada e desrespeitada, afetando estudantes, professores e servidores que desempenhavam regularmente suas atividades acadêmicas. No momento do ocorrido, docentes, discentes e a direção do Centro de Artes encontravam-se em pleno exercício de suas atividades letivas e administrativa quando foram surpreendidos, sem qualquer comunicação prévia, pela presença de um grupo de aproximadamente oito homens – entre eles o deputado estadual Carmelo Neto, que não se identificou ao chegar no ambiente. O parlamentar e sua equipe realizaram registros de imagens de forma indiscriminada nas dependências da universidade e das pessoas presentes, prejudicando diretamente as atividades, como aulas e defesas de trabalho de conclusão de curso, que se realizavam no momento, ignorando a intervenção imediata da direção, que foi confrontada ao tentar garantir as normas da instituição. A URCA é uma instituição pública, comprometida com os valores democráticos e republicanos, onde o debate crítico e as mobilizações fazem parte da sua dinâmica. Está aberta à comunidade externa, aos agentes de controle e de fiscalização. No entanto, esta instituição não aceitará, em hipótese alguma, que sua comunidade seja desrespeitada ou intimidada no pleno exercício de suas atividades acadêmicas e laborais. A Administração Superior da URCA adotará todas as medidas cabíveis para salvaguardar a integridade de sua comunidade ao tempo em que se solidariza com os/as seus docentes, estudantes e funcionários. A URCA reafirma seu compromisso com a autonomia universitária, com o respeito às normas institucionais e com a preservação de um ambiente acadêmico pautado pelo diálogo, pela ética, pela convivência democrática e pelo compromisso com a educação pública de qualidade. Crato – CE, 3 de junho de 2026. Reitoria da Universidade Regional do Cariri (URCA)
SÃO JOÃO NA ROÇA – EXPOCRATO 2026
SÃO JOÃO NA ROÇA (LUIZ GONZAGA) – A FOGUEIRA TÁ QUEIMANDO – EM HOMENAGEM A SÃO JOÃO – O FORRÓ JÁ COMEÇOU – VAMOS GENTE, RAPAPÉ NESSE SALÃO – DANÇA JOAQUIM COM ZABÉ – LUIZ COM YAIÁ – DANÇA JANJÃO COM RAQUE – E EU COM SINHÁ -TRAZ A CACHAÇA MANÉ! – UE EU QUERO VER – QUERO VER PAIA AVOAR. A PRINCIPAL FESTIVIDADE JUNINA E RELIGIOSA NA REGIÃO DO CARIRI CEARENSE É A TRADICIONAL FESTA DE SANTO ANTÔNIO, QUE OCORRE EM BARBALHA.MARCADA PELO FAMOSO CORTEJO DO PAU DA BANDEIRA, A CELEBRAÇÃO DÁ INÍCIO AO CICLO JUNINO NA REGIÃO E É PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL DE 29.05 A 13.06.2026 – EXPOCRATO: DE 11 A 19 DE JULHO DE 2026 NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES PEDRO FELÍCIO, EM CRATO/CE.
Santíssimo Sacramento da Eucaristia
CORPUS CHRISTI é uma expressão em latim que significa Corpo de Cristo. A festa de CORPUS CHRISTI está ligada à igreja católica e celebra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia (uma homenagem ao sacrifício de JESUS CRISTO feito por toda a humanidade; representação e celebração do seu corpo e sangue). É considerado feriado religioso, no entanto, é classificado como ponto facultativo, ou seja, a empresa tem opção de conceder folga ou não aos funcionários. A comemoração de CORPUS CHRISTI acontece sessenta dias após o domingo de PÁSCOA (ressurreição de JESUS CRISTO) ou na quinta-feira seguinte ao domingo da SANTÍSSIMA TRINDADE (um só Deus na forma do Pai, Filho e Espírito Santo). A celebração é marcada por missa e festa na comunidade principalmente, pela procissão. A festa de CORPUS CHRISTI foi instituída pelo Papa URBANO IV, em 8 de setembro de 1264. Na época, chegou ao papa a informação de que a Freira Juliana de MONT CORNILLON da diocese de LIÈGE, NA BÉLGICA, recebia visões de Jesus lhe pedindo uma festa litúrgica anual em honra a sagrada eucaristia. Outro fato ocorrido foi quando o padre Pedro de Praga – República Tcheca, celebrou uma missa na cripta de Santa Cristina, em BOLSENA, ITÁLIA, e foi presenciado um milagre. Segundo relatos, ao levantar a HÓSTIA Sagrada (representação do Corpo de Cristo) começaram a cair gotas de sangue. Dizem que isso aconteceu porque o padre não acreditava na presença real de Cristo na EUCARISTIA. O papa urbano ao saber do acontecimento, ordenou que o bispo GIACOMO levasse os objetos utilizados pelo padre Pedro para uma cidade próxima de BOLSENA, em ORVIETO, local onde residia o papa. O trajeto realizado para carregar as relíquias foi feito em procissão até ORVIETO, o papa que aguardava a chegada, recebeu com as seguintes palavras “CORPUS CHRISTI”. A procissão realizada atualmente no mundo todo, utiliza vias públicas por meio de permissão do código de direito canônico (conjunto ordenado das normas jurídicas do direito canônico que regulam a organização da igreja católica romana). No Brasil, a procissão de CORPUS CHRISTI foi trazida pelos portugueses no período colonial. A tradição de decoração das ruas começou na cidade de ouro preto, em minas gerais – FONTE: KAROLINE FIGUEIREDO.
DISPENSA DA PROVA DE VIDA EM 2026
A PROVA DE VIDA DO INSS PASSOU A SER AUTOMÁTICA. O INSTITUTO CRUZA DADOS GOVERNAMENTAIS (COMO VOTAÇÃO, VACINAÇÃO OU EMISSÃO DE DOCUMENTOS). VOCÊ SÓ PRECISA FAZER O PROCEDIMENTO PRESENCIALMENTE NO BANCO OU PELO CELULAR CASO SEJA NOTIFICADO DIRETAMENTE PELO INSS.
O patrimônio fossilífero brasileiro é parte da nossa história. GeoPark Cariri
O patrimônio fossilífero brasileiro é parte da nossa história, identidade e soberania científica. Em um momento decisivo para a ciência, tecnologia, educação superior e inovação no Brasil, o debate sobre a proteção, repatriação e valorização social do patrimônio paleontológico ganha ainda mais força a partir das experiências do Cariri, do Geopark Araripe Mundial da UNESCO e da Rede Global de Geoparques. Com alegria partilhamos com você o livro PATRIMÔNIO FOSSILÍFERO DO BRASIL. DIREITOS CULTURAIS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EM TERRITÓRIOS DE GEOPARQUES MUNDIAIS DA UNESCO NO BRASIL. Baixe o livro pelo Link na Bio ou através do QR CODE no card de divulgação. O livro é de acesso aberto, e o pdf também pode ser baixado no site da URCA https://www.urca.br/biblioteca/ Todos os capítulos têm DOI individual. Gentileza divulgar em seus grupos de pesquisas, instituições e amigos. Nosso agradecimento especial ao CNPQ, MRE, SEDES/MCTI e Governo do Ceará/SECITECE/URCA e GeoPark Araripe Mundial da UNESCO que nos ajudaram na realização do colóquio sobre patrimônio fossilífero, à missão à Alemanha e à publicação desse livro. Atenciosamente, Comitê Ciêntífico do Geopark Araripe Mundial da UNESCO José Patricio Pereira Melo Allysson Pontes Pinheiro. Venha conhecer o Araripe UGGp!
Egresso da UVA Entre os Pesquisadores Mais Influentes do Mundo em Ciências Animais.
O pesquisador cearense Robson Mateus Freitas Silveira, egresso da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), conquistou destaque internacional ao figurar entre os pesquisadores mais influentes do mundo em Ciências Animais, segundo o ranking ScholarGPS 2025. Na avaliação dos últimos cinco anos, sem contabilizar autocitações, Robson aparece no Top 1% mundial em Animal Sciences e ocupa o 2º lugar mundial em Biometeorologia/Bioclimatologia Animal, especialidade que investiga as relações entre clima, fisiologia animal, bem-estar e sustentabilidade. Natural do Ceará, construiu sua trajetória pela educação pública: graduado em Zootecnia pela UVA (2016), mestrado na mesma instituição (2019) e doutorado pela ESALQ/USP (2025), com intercâmbios científicos na Bélgica e Espanha. Atualmente em pós-doutorado na ESALQ/USP, desenvolve pesquisas na interface entre produção animal, mudanças climáticas e inteligência artificial. Com mais de 110 artigos científicos publicados e índice h=16 na Scopus, recebeu em 2025 o Prêmio SBZ de Excelência Discente. Seu trabalho sobre vulnerabilidade de rebanhos às mudanças climáticas repercutiu em mais de 100 veículos nacionais e internacionais, consolidando o protagonismo crescente da ciência brasileira em temas ligados à sustentabilidade e produção animal.
O Geopark Araripe marca presença na Feira de Turismo + Sindesp
O Geopark Araripe marca presença na Feira de Turismo realizada no Centro de Convenções do Ceará, reafirmando a grandiosidade e a importância do patrimônio natural, científico, histórico e cultural da região do Cariri para o Brasil e o mundo. Reconhecido internacionalmente pela UNESCO, o Geopark representa não apenas a preservação das riquezas naturais, mas também o fortalecimento do turismo sustentável, da educação, da cultura e do desenvolvimento regional. Durante o evento, visitantes, autoridades e representantes de diversas instituições puderam conhecer um pouco mais sobre os geossítios, a diversidade cultural e o potencial turístico do Cariri cearense, uma região marcada pela fé, tradição, biodiversidade e pela riqueza paleontológica única. O SINDESP teve a honra de prestigiar este importante momento, apoiando a divulgação do Geopark Araripe e reconhecendo a relevância do turismo como instrumento de valorização cultural, geração de oportunidades e fortalecimento da economia regional. A participação do sindicato reforça o compromisso com iniciativas que promovem o conhecimento, a educação e o desenvolvimento do Ceará, especialmente das riquezas turísticas do Cariri.
DIA DAS MÃES COMEMORADO EM 10/05/2026 – SEGUNDO DOMINGO DE MAIO
O Dia das Mães é uma data comemorada em diferentes países, marcada pela homenagem às mulheres que exercem esse papel — sem deixar de lado outros cuidadores que ocupam esse espaço tão importante. Além disso, é uma das principais datas do varejo brasileiro. Mas afinal, por que o Dia das Mães é comemorado nessa data? A resposta está em como a data surgiu nos Estados Unidos. A ideia de instituí-la veio de ANNA JARVIS, filha da ativista ANN JARVIS, e foi oficializada em 1914. O contexto é o de que a mãe ativista dedicou boa parte de sua vida ao trabalho social, principalmente a disseminar técnicas de higiene e saneamento para evitar a mortalidade infantil. Antes de morrer, idealizou também O MOTHER’S FRIENDSHIP DAY (“Dia das Mães pela Amizade’) que visava unir as famílias que tinham lutado nos dois lados da Guerra de Secessão e impulsionar a comunidade local. Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado. Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe. Curiosamente, a forma como a data foi instituída desagradou completamente ANNA JARVIS. De acordo com informações da BBC, ela afirmava que o propósito inicial era reconhecer e valorizar o trabalho das mães, mas acabou tomado por interesses comerciais. Quando foi comemorado o primeiro Dia das Mães no Brasil? No Brasil, não há um consenso sobre a origem exata, mas a data foi oficializada por Getúlio Vargas, em 1932, por meio do Decreto nº 21.336 — ainda que outros estudos apontem que a data já era comemorada de forma extraoficial desde a década de 1910, principalmente em igrejas. Apesar de ter sido criada na década de 1930, foi consolidada no país durante o regime militar, de 1964 a 1985. A razão para isso está no fato de que se copiava muita coisa dos Estados Unidos dessa época, somada a uma valorização do perfil da mulher dedicada aos filhos. De todo modo, o decreto afirmava: “O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana”. O país segue o modelo estadunidense de comemoração, mas, vale lembrar, este não é o único seguido em todo o mundo. Na Rússia, por exemplo, o Dia das Mães é celebrado no último domingo de novembro, em Portugal, no primeiro domingo de maio, na Argentina, é comemorado no terceiro domingo de outubro, e no México, dia 10 de maio.
DOCENTES DA UECE INTEGRAM TRAJETÓRIA DA CIÊNCIA NO CEARÁ
A contribuição de pesquisadores vinculados à Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o desenvolvimento da ciência no estado é evidenciada no livro “Academia Cearense de Ciências – 40 anos de história (1985–2025), publicado em 2026 pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (INESP), da Assembleia Legislativa do Ceará. A obra, organizada pelos professores Selene Maia (UECE) e ALBÉRSIO Lima (UFC), reúne aspectos históricos da Academia Cearense de Ciências (ACECI), fundada em 1985, além de apresentar MINIMEMORIAIS de seus membros titulares e honorários.