SINDESP

INFORMES SOBRE SAÚDE

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.162 – SINDESP.ORG.BR

TRATAMENTO DE PERDA AUDITIVA pode reduzir risco de morte precoce – Estudo apontou risco 24% menor de mortalidade para pessoas que usam aparelhos auditivos.  Ouso de aparelhos auditivos, quando necessário, pode auxiliar na proteção da morte. NOVA SUBSTÂNCIA é esperança na luta contra superbactérias. Uma pesquisa liderada pela TEXAS A&M UNIVERSITY desenvolveu uma nova família de polímeros capazes de matar bactérias sem forçar um aumento da sua resistência a antibióticos. Esse é um dos principais desafios da ciência, já que as bactérias resistentes a antibióticos têm potencial de letalidade e demandam a descoberta de medicamentos mais fortes. Isso, por sua vez, pode aumentar a resistência e torná-las ainda mais fortes.  INFECÇÕES POR GARGANTA INFLAMADA nos Estados Unidos aumentaram no início de 2023, deixando muitas pessoas com dúvidas sobre a contagiosidade da doença e por quanto tempo. Tratar a garganta inflamada com antibióticos reduz a contagiosidade em 24 a 48 horas, mas uma pessoa não tratada pode infectar outras por cerca de duas ou até três semanas.

PESQUISAS SUGEREM QUE UMA DIETA à base de plantas, vegetariana ou VEGANA pode ajudar a reduzir o colesterol. Limitar gorduras saturadas e TRANS, consumir alimentos ricos em ômega-3 e fibras solúveis, além de exercícios regulares, não fumar, perder peso e evitar o consumo excessivo de álcool podem contribuir para melhorar os níveis de colesterol. A PRESSÃO ARTERIAL BAIXA, OU HIPOTENSÃO, pode ocorrer devido a descanso prolongado na cama, depressão, doença de Parkinson, gravidez, perda significativa de sangue ou certos medicamentos. AS CAUSAS COMUNS E GRAVES de náuseas ou gastroenterite viral e crônica podem ser sintoma de distúrbios do sistema digestivo ou efeitos colaterais de certos medicamentos ou tratamentos, como quimioterapia. PRÉ-ECLÂMPSIA, uma condição que causa pressão alta após a 20ª semana de gravidez, pode levar à ECLÂMPSIA. As causas exatas são desconhecidas, mas fatores de risco incluem histórico anterior, gravidez múltipla, pressão alta, diabetes, doença renal ou doenças autoimunes. MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA, como perda de peso, evitar álcool antes de dormir e tratar congestão nasal, podem ajudar no tratamento do ronco. Dispositivos nasais ou bucais podem ser úteis, e em casos graves, cirurgia pode ser recomendada. A INTOXICAÇÃO ALIMENTAR pode durar de um a dois dias, mas, dependendo do germe causador, pode se estender por 10 dias ou mais. Sintomas graves exigem atenção médica.

DIABETE, HIPERTENSÃO, DOENÇA RENAL CRÔNICA, OBESIDADE, TRANSTORNOS MENTAIS.

Estes são alguns dos problemas de saúde mais frequentes entre a população negra (pardos e pretos em conjunto), em comparação à população branca. Esse adoecimento não ocorre de forma isolada, negros também convivem mais frequentemente com a MULTIMORBIDADE, situação em que várias doenças crônicas ocorrem simultaneamente. As mais adoecidas são as mulheres negras, enquanto seus pares, homens negros, são os que morrem mais. ONDAS DE FRIO E DE CALOR aumentam risco de mortalidade entre idosos. As pessoas idosas são as mais vulneráveis, pois seu sistema fisiológico é mais debilitado e elas podem apresentar doenças preexistentes como hipertensão, problemas cardiovasculares e diabete”. Por isso, eventos extremos de temperatura aumentam o risco à saúde desse grupo. Mas a vulnerabilidade não está relacionada apenas às condições genéticas e fisiológicas, como também ao fator socioeconômico e à situação de moradia.