Informes Urgentes do JESS

Governador do Ceará, Camilo Santana, reforçou na manhã desta segunda-feira (18) que o plano de vacinação contra a Covid-19 no Estado já poderá ser executado a partir das 17h. Pelas redes sociais, Camilo disse que as vacinas devem ser enviadas ao Ceará nesta manhã e a previsão é que cheguem ao Estado até as 14h.

O anúncio ocorreu após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmar que os estados poderão iniciar o cronograma de vacinação nesta segunda, a partir das 17h.

Grupos prioritários no Ceará

O Ceará receberá nas próximas horas 218 mil doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan, no Brasil. A ideia é vacinar, inicialmente, profissionais de saúde que estão diretamente no enfrentamento da Covid-19, assim como idosos em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), idosos acima de 75 anos e população indígena.

A aplicação das doses no Ceará será feita seguindo a ordem de grupos prioritários. Na primeira fase, serão vacinados os trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19; idosos acima de 75 anos; pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência; e a população indígena.

Já a segunda fase de vacinação contempla a população com idades entre 60 e 74 anos. Pessoas com comorbidades entram na terceira fase.

Para auxiliar no armazenamento de vacinas contra a Covid-19, a Universidade Federal do Ceará (UFC) ofereceu oito freezers de alta potência. Os equipamentos pertencem à Faculdade de Medicina, e podem conservar cerca de 53 milhões de doses a uma temperatura de 70 graus negativos.

Extraído do Jornal Diário do Nordeste em 18/01/2021.

Alguns jornais e noticiosos informam, sem confirmação efetiva, que os locais de vacinação seriam Castelão, Estádio Presidente Vargas e Centro de Convenção.