SINDESP

JOGOS UNIVESITÁRIOS

Com avaliação positiva, Jogos Uece 2024 promoveu integração e superou a 1ª edição

“Como nós esperávamos, foi ainda melhor do que a do ano passado”. A declaração é da pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte, sobre o Jogos Uece 2024, que aconteceu no campus Itaperi, no período de 27 a 30 de novembro, com o tema Esporte, Diversidade e Integração. O encerramento dos jogos foi marcado pela alegria que tomou os espaços do Restaurante Universitário (Uece), onde teve samba, pagode, feijoada e premiação dos atletas e equipes vencedoras.

Neste ano, o Jogos Uece contou com cerca de 500 participantes, sendo a maioria estudantes, de diversos campi da instituição, que competiram em dez modalidades de esportes: vôlei, basquete, handebol, futsal, dodgebol, judô, jiu-jítsu, karatê, xadrez e corrida de orientação. Professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores também participaram do evento.

Futmesa, karatê (kata), tênis de mesa, oficinas de forró, Pilates e Yoga foram algumas das atividades esportivas paralelas ocorridas no Jogos Uece 2024, além de apresentações musicais e de dança, entre as atividades artístico-culturais.

“Avaliamos essa 2ª edição como ‘muito positiva’. Foi um evento de muita tranquilidade, uma competição saudável. As pequenas ocorrências foram atendidas na ambulância que tivemos à disposição; na festa dos jogos, que foi sexta-feira, tivemos bastante gente; e o encerramento foi de muita diversão, com a banda, que é composta por nosso estudante do curso de música, Betinho Melodia, e com a nossa tradicional feijoada”, avalia a pró-reitora, que foi também a coordenadora do evento.

Professora Mônica Duarte conclui: “houve muita integração, como proposto no tema dos jogos. Trouxemos o esporte, de participação e de competição, para exercitar o respeito à diversidade e a integração entre todos os nossos estudantes. Então a nossa avaliação foi muito positiva”.

Davi Ellery, estudante da Faculdade de Ciências da Saúde do Sertão Central (Facisc), participou dos jogos pela primeira vez e se destacou no xadrez masculino, conquistando o 1º lugar no pódio. “Ganhei em uma modalidade individual, mas o fortalecimento é de toda a Facisc, a unidade que estou representando. Participamos de outras modalidades, em que também conquistamos o pódio, mas, no final, vencendo ou não, todos saem hoje daqui com a sensação de mais união e de vitória”, destacou Davi, que falou também sobre a integração com estudantes de outros centros e faculdades. “Turmas de outros centros torciam pela gente, assim como a gente torcia por eles”, finalizou animado.

Já a estudante da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), Ana Beatriz de Freitas, representando as mulheres no esporte, também em sua primeira participação nos Jogos, conquistou o 1º lugar no Jiu-jitsu feminino – faixa roxa. Ela destacou o seu sentimento no momento de subir no pódio. “A sensação é de gratidão, primeiramente a Deus, segundo também à minha equipe. A gente sabe que hoje, nós, mulheres, vivemos numa sociedade em que estamos sempre nos protegendo e o jiu-jitsu é uma arma essencial para isso. Então, eu estou muito feliz, me sentindo representando a todas nós, as pessoas que não estão aqui também”. Ela aproveita para ressaltar sua expectativa para 2025: “ano que vem, eu espero que mais meninas estejam aqui representando a categoria feminina”.

A servidora técnico-administrativa da Uece, Paula Andrea Rolim, participou da corrida de orientação, com sua dupla, a também servidora Janayna Braga. Embora Paula já tenha experiência com as tradicionais corridas de rua, essa foi a primeira vez que participou dessa modalidade de corrida. “A experiência foi muito positiva, desde o primeiro momento, porque o formato da corrida de orientação traz um desafio diferente. Não é aquela corrida tradicional, o exercício fica muito mais dinâmico e divertido”, avaliou Paula.

A atleta ressalta o trabalho em equipe e o fortalecimento das relações. “Essa forma, de você trabalhar em dupla, durante todo o trajeto da prova, nos ajudando, principalmente na questão da leitura do mapa, fortalece as relações por meio dessa integração dos servidores, sejam docentes ou técnico-administrativos, afinal uma equipe bem integrada consegue entregar muito mais”.

O Jogos Uece 2024 cumpriu seu objetivo de integrar, de promover saúde na diversidade de uma universidade; bem como de premiar as melhores equipes e atletas. Assim, entre os Centros e Faculdades que mais levaram troféus, estão: em 1º lugar, o Centro de Ciências da Saúde (CCS), com cinco vitórias; em 2º lugar, o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), com quatro troféus; e em 3º lugar, a Faculdade de Educação de Crateús (Faec), com três conquistas. Clique aqui para ver os vendedores de todas as modalidades.

O CCS foi campeão em basquetebol masculino, judô masculino, corrida de orientação, judô feminino e karatê (kumite) feminino verde a preta. Já o CCT levou a melhor em dodgeball misto, karatê (kumite) feminino faixa branca e laranja, jiu-jitsu masculino faixa roxa e voleibol misto. E a Faec levou o ouro no jiu-jitsu feminino faixa branca e azul, futsal masculino e futsal feminino.

Os troféus e medalhas foram entregues pelo chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz, representando o reitor Hidelbrando Soares; pela pró-reitora Mônica Duarte; a diretora do Centro de Humanidades (CH), Adriana Barros; o vice-diretor da Faculdade de Veterinária (Favet), professor Isaac Neto; a vice-diretora da Fecli, Alana Cecília de Menezes; a diretora da Facisc, Alana Pires; a professora do CH, Cinthya Machado; e o coordenador da Célula de Lazer e Desporto, Júlio César da Silva. Esteve também presente o pró-reitor de Administração, Fernando Santos.

Entre agradecimentos à Reitoria e a todas as equipes envolvidas na organização do Jogos Uece 2024, professora Mônica Duarte finaliza com o que espera para a edição de 2025. “Para o ano que vem, como nova modalidade, esperamos incluir a natação, pois nós temos uma piscina olímpica; e queremos movimentar ainda mais os servidores nesse período. Os jogos já estão no calendário acadêmico, mas é preciso que a comunidade acadêmica participe mais, que os professores liberem os estudantes, não só aqueles que vão jogar, mas os que vêm torcer também”.

Jogos beneficentes

Durante o Jogos Uece 2024 foram arrecadados 470kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para as Cozinhas Comunitárias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Veja abaixo mais algumas fotos