JESS – Portal da Notícia – Edição 1967 – sindesp.org.br
A cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará comemorou em 22/07/2021 o aniversário de 110 anos de emancipação política. Por conta da pandemia, as festividades da data ocorreram parte em formato presencial, com restrições de público e shows transmitidos pelas redes sociais.
A abertura do evento aconteceu com uma missa solene na Basílica de Nossa Senhora das Dores, em seguida houve um ato na praça da prefeitura.
Na parte da tarde, às 15h30, realizou uma mesa-redonda com pesquisadores do município no Memorial Padre Cícero.
Exposição
O Memorial também abrigou uma exposição com 22 imagens impressas em tecido que homenageiam os romeiros que visitam Juazeiro. As fotografias são de Difreitas Alumioso, com curadoria Allan de Sá Barreto de Freitas
Conforme a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Tereza Siqueira, a exposição retrata a ausência dos romeiros na cidade, devido à pandemia, e a fé deles pelo “Padim”, apelido carinhoso usado pelos devotos. Hoje também é comemorado os 33 anos da Fundação.
“Diariamente os romeiros estavam nas ruas de Juazeiro, entretanto, nesse momento a gente sentiu falta da presença deles e para homenageá-los fizemos essa exposição, que vai até o dia 28. Em cada rosto dessas fotografias está o semblante dos romeiros, da fé que eles têm no meu Padim”, disse Tereza.
Os festejos de Juazeiro do Norte foram encerrados com o show “Nordestinamente Clássico”, com o cantor Fábio Carneirinho e convidados como Francisquinho das igrejas, Luiz Fidelis, Érika Natália e a dupla Rafael e Gabriel.
As apresentações foram transmitidas nos canais e nas redes sociais oficiais da Prefeitura.
Fonte sistema verdes mares