SINDESP

JUBILEU DE ECONOMISTAS DE 1973

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA –EDIÇÃO 3.772-SINDESP.ORG.BR

JUBILEU DE OURO DE 50 ANOS DE GRADUAÇÃO DOS FORMANDOS EM ECONOMIA NO ANO DE 1973

O economista e comunicólogo social, Diretor Sindical, Eliezer Alves representou o SINDESP no encontro cultural promovido pelos concludentes de Ciências Econômicas em 14.06.2023, no auditório NINNA HUB (Av. Dom Manuel 1020, Centro), antiga Bolsa de Valores do Ceará, com parte dos festejos de formatura de cinquenta anos da turma de Economia 1973 na qual o experiente professor e consultor empresarial FRANCISCO AFONSO MACHADO BOTELHO (UECE) e o MEGA empresário, o tecedor de ousadias, mestre em mercado de capitais, especialista em Bolsa de Valores, Gestor do completo farmacêutico PAGUE MENOS e outros empreendimentos, DEUSMAR QUEIRÓS integram com respeitáveis técnicos da iniciativa pública e privada o grupo do jubileu.

LUIZ DE GONZAGA FONSECA MOTA, paraninfo da turma aniversariante, economista, professor, escritor, autor, cronista, poeta, filósofo (pensador), político, (ex-Governador do Estado e Deputado Federal), Secretário de Estado, técnico do BNB, usou da palavra para fazer ampla e significativa exposição de sua história vida como economista nas diferentes atividades ocupadas. Apresentou expressivo relato, em especial, na área de economia, sobre suas obras publicadas:  Noções sobre taxa de crescimento (1971); Noções sobre balanço de pagamentos (1974); Exercícios de moedas e bancos (1975); Introdução à análise monetária (1979); Nordeste: Desafio nacional (2002); Questão social brasileira (2002); Desenvolvimento da América Latina (2005); Textos para reflexão (2010); Ao vento: poemas (2011); Amor e dor (poemas) (2012); Sonhos (poemas) (2013); Ondas agitadas (poemas) (2014); Pensamentos sobre a vida (2016); Textos escolhidos (crônicas); Poemas no tempo (2017) e um pouco de filosofia (75 Pensamentos e 06 Poemas – 2023), além da participação em grupo de trabalhos, equipes, comissões políticas e técnicas como renomadas figuras da política nacional, da economia e agronegócio, inclusive lideranças internacionais.

REFLEXÕES SOBRE O JUBILEU

O Jubileu era um ano de redenção, libertação, restituição e de descanso. Não podemos falar de Jubileu sem falar do Senhor Jesus Cristo, pois, para nós cristãos, Cristo é o nosso Jubileu. Ele nos libertou do império das trevas, nos redimiu com o seu próprio sangue, nos restituiu à comunhão com Deus pela sua graça e nos convida a descansar nele enquanto caminhamos. Senhor Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, eu vos aliviarei” (Mt 11.28). Seu convite para o Jubileu da verdadeira liberdade, da redenção, da restituição, do descanso e da verdadeira paz e alegria chegou até nós. Ainda que neste mundo tenhamos momentos de aflições, os motivos de alegria e de celebração são infinitamente maiores. Celebremos ao Senhor Jesus, o verdadeiro e eterno Jubileu revelado a nós, a Igreja. Leia ainda no Levítico 25.1-17