SINDESP

JUNHO VIOLETA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.447 – SINDESP.ORG.BR

O Brasil está envelhecendo. Cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais – 14% da população total do País – Projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes até 14 anos. Em 2050, os idosos deverão representar cerca de 30% da população brasileira; enquanto as crianças e os adolescentes, 14%. Os dados são do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde. Com as pessoas mais velhas, o poder público precisa criar mecanismo para garantir um envelhecimento saudável e digno para a população.  “A população idosa está crescendo, precisamos criar políticas públicas e ações que protejam estas pessoas tão importantes que já fizeram e ainda fazem tanto por todos nós. Respeitar é aceitar, acolher, amar, querer bem e também cuidar”,

VIOLÊNCIA CONTRA IDOSO CRESCE 38% NO BRASIL

Foram mais de 65 mil denúncias no primeiro semestre de 2023. Segundo especialistas, as pessoas estão se sentindo confiantes em denunciar conforme registros do Disque 100(DISQUE DIREITOS HUMANOS). São números como esses que justificam a criação de campanhas de conscientização. Nesse sentido, contamos com o apoio de toda a sociedade para juntos enfrentarmos e coibirmos as violações praticadas contra a pessoa idosa.  Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa instituíram o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

JUNHO VIOLETA é um movimento criado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre as várias formas de violência contra a pessoa idosa. A pessoa idosa pode sofrer violências que vão desde a violência física, sexual, emocional, financeira, atos de negligencia e abandono, podendo ocorrer na própria residência da pessoa idosa ou em instituições de longa permanência.

Cuidar dos idosos e respeitá-los é nosso dever social e moral. Um jovem deve olhar para o idoso e pensar: “Serei eu amanhã. Como eu quero ser cuidado?”  O respeito não envelhece!! Se você conhece alguém que pratica violência contra a pessoa idosa, denuncie! Disque 100.

ESTATUTO DA PESSOA IDOSA BUSCA COMPLEMENTAR E ASSEGURA DIREITOS ÀS PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS

O idoso tem direito à vida, à liberdade, ao respeito, à    dignidade, ao atendimento (preferencial em filas de bancos, às casas lotéricas, a supermercado e outros), às suas necessidades básicas, à saúde (acompanhamento em hospitais e a medicamentos gratuitos), à educação, à moradia e  ao urbanismo, à justiça e à segurança pública, ao transporte público, ao lazer, ao esporte, ao trabalho, à cultura, à pensão alimentícia e a isenção de IPTU, No  IR –  acima de 65 anos seguirá com isenção extra de R$ 1.903,98,   a entidades de acolhimento de  idosos. A pessoa idosa com mais de 80 anos têm prioridade perante outros idosos.

CRIMES CONTRA IDOSOS – Pena para quem cometer discriminação contra a pessoa idosa passa para um a dois anos de reclusão e multa. Pela lei em vigor, é de seis meses a um ano e multa. Para quem deixar de prestar assistência ao idoso a detenção poderá ser de um a dois anos e multa   ou  pena é de seis meses a um ano e multa.  CRIMES PREVISTOS – Discriminar pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias e aos meios de transporte. Fazer comentários maldosos, humilhar, contar/ compartilhar piadas e comentários depreciativos, ridicularizar e desprezar pessoa idosa, o processo de envelhecimento e/ou terceira idade de um modo geral. Deixar de cuidar ou prestar assistência à pessoa idosa ou recusar, retardar, negligenciar ou dificultar o acesso à saúde. Abandonar pessoas idosas em hospitais, casas de saúde e instituições de longa permanência para idosos. Maus-tratos de toda forma, colocando em risco a integridade física e psicológica da pessoa idosa. Maus-tratos que resultem em lesão corporal grave. Expor pessoa idosa a situação de risco que resulte em morte. Negar emprego ou acesso a cargo público por motivo de idade.