LBBM/UECE Publica Artigo em Revista Internacional Sobre Prevalência da Covid-19 em Crianças

JESS – Portal da Notícia – Edição 1.956 – sindesp.org.br

O Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) publicou, neste mês, na revista Elsevier, artigo sobre a prevalência da Covid-19 em crianças, adolescentes e adultos em situação de educação a distância na rede municipal de ensino em Fortaleza.

Os dados sugeriram potencial de transmissibilidade em todas as faixas etárias estudadas, mesmo entre as crianças que se encontravam em ensino remoto. O estudo, conduzido pela coordenadora do LBBM, professora Izabel Florindo Guedes, foi realizado em parceria com o Instituto do Coração da Criança e do Adolescente (InCor Criança) e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com objetivo de identificar a prevalência de Covid-19 por meio de testes sorológicos (IgM e IgG) e RT-PCR.

O público estudado foi dividido em três faixas etárias: 423 crianças de até 9 anos; 854 adolescentes de 10 a 19 anos e 282 adultos com idade maior que 19 anos, que eram funcionários das escolas. Entre as 423 crianças, 107 (25,3%) apresentaram soroprevalência com IgG, IgM ou IgG/IgM. Já entre os 854 adolescentes estudados, 250 (29,2%) tiveram sorologia positiva, enquanto, no grupo de 282 adultos, 59 (20,9%) foram positivados com a doença.

A taxa de prevalência para todos os grupos foi de 26,7% na sorologia e 4,04% na RT-PCR. Participaram do estudo os pesquisadores Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura, Rodrigo Cardoso Cavalcante, José Rubens Costa Lima, Arnaldo Solheiro Bezerra, Daylana Régia de Sousa Dantas, Cícero Matheus Lima Amaral, Daniel Freire Lima e Antonio Brazil Viana Júnior

FONTE: UECE NOTÍCIAS