SINDESP

LEUCEMIA

JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 3.490-SINDESP.ORG.BR

FEVEREIRO TAMBÉM É UM MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E A COR LARANJA GANHA DESTAQUE, TRAZENDO UMA IMPORTANTE MENSAGEM DE CONSCIENTIZAÇÃO, A CAMPANHA FEVEREIRO LARANJA: MÊS DE COMBATE À LEUCEMIA.
A LEUCEMIA É UMA DOENÇA QUE SE INICIA NA MEDULA ÓSSEA, ONDE O SANGUE É PRODUZIDO. A CAMPANHA ALERTA SOBRE A PREVENÇÃO E, CONSEQUENTEMENTE, FRISA A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA.
PREVENÇÃO: OS EXAMES DE ROTINA SE ENQUADRAM NA PREVENÇÃO DA LEUCEMIA. É NECESSÁRIA ATENÇÃO PARA QUALQUER ALTERAÇÃO NO SANGUE QUE POSSA SURGIR NESTES EXAMES E CASO EXISTA SUSPEITA DA LEUCEMIA, É REALIZADO UM EXAME CHAMADO MIELOGRAMA, NO QUAL É COLETADO UMA PEQUENA QUANTIDADE DE MEDULA ÓSSEA E SE O RESULTADO FOR POSITIVO, O TRATAMENTO DEVE DER INICIADO IMEDIATAMENTE. SINTOMAS: OS SINTOMAS SE APRESENTAM DE FORMAS VARIADAS COMO SANGRAMENTO NAS GENGIVAS E NO NARIZ, INCHAÇO NO PESCOÇO, CANSAÇO, DORES NOS OSSOS E NAS ARTICULAÇÕES, FEBRES QUE PODEM VIR ACOMPANHADAS DE SUORES NOTURNOS, PERDA DE PESO, APARECIMENTO DE MANCHAS ROCHAS OU AVERMELHADAS NA PELE, PALPITAÇÕES E SENSAÇÕES INCÔMODAS NA REGIÃO ABDOMINAL.CAUSA: A PROLIFERAÇÃO DE CÉLULAS ANORMAIS NA MEDULA ÓSSEA É A CAUSA DA LEUCEMIA. NESTE PROCESSO, A FORMAÇÃO DE CÉLULAS SAUDÁVEIS ACABA SENDO SUBSTITUÍDA PELAS CÉLULAS CANCERÍGENAS. TRATAMENTO: O TRATAMENTO TEM A INTENÇÃO DE ANULAR AS CÉLULAS CANCERÍGENAS E RETORNAR À PRODUÇÃO DAS CÉLULAS SADIAS. DURANTE O TRATAMENTO É ADMINISTRADA A MEDICAÇÃO QUIMIOTERÁPICA, HÁ UM CONTROLE DAS INFECÇÕES, DAS HEMORRAGIAS E UM FOCO MAIOR NO CUIDADO DA DOENÇA NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, O QUE ABRANGE O CÉREBRO E A MEDULA ESPINHAL. APÓS O CONTROLE DA DOENÇA, SE NECESSÁRIO, É ACONSELHÁVEL O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA.COMO É REALIZADO O TRANSPLANTE: O TRANSPLANTE NÃO OCORRE POR PROCESSO CIRÚRGICO E PODE TER INÍCIO COM CÉLULAS DO PRÓPRIO PACIENTE (TRANSPLANTE AUTÓLOGO), OU COM AS CÉLULAS DO DOADOR (TRANSPLANTE ALOGÊNICO).A DOAÇÃO SE INICIA QUANDO O DOADOR PROCURA O HEMOCENTRO DE SUA CIDADE, RETIRA CINCO ML DE SANGUE E ASSINA UM TERMO DE CONSENTIMENTO DA COLETA DESTE MATERIAL. SEUS DADOS SÃO ARMAZENADOS NO BANCO E SE ALGUM DIA FOR COMPATÍVEL COM UM PACIENTE QUE NECESSITE DO TRANSPLANTE, ESTE DOADOR É CHAMADO PELO HEMOCENTRO PARA FAZER MAIS ALGUNS EXAMES QUE CONSTEM QUE ESTÁ BEM DE SAÚDE. APÓS ESSA ETAPA E CONFIRMADA AS BOAS CONDIÇÕES DE DOAÇÃO, O DOADOR É INTERNADO E IRÁ PASSAR POR UM DESTES DOIS PROCESSOS:
• POR PULSÃO: RETIRADA DA MEDULA ÓSSEA PELO OSSO DA BACIA COM UMA AGULHA..• POR AFÉRESE: COM A ADMINISTRAÇÃO DE UM MEDICAMENTO AS CÉLULAS SADIAS SE PROLIFERAM E A DOAÇÃO É REALIZADO COMO UMA DOAÇÃO DE SANGUE.A DOAÇÃO É MUITO IMPORTANTE, POIS A CADA CEM MIL PACIENTES, APENAS UM DOADOR É COMPATÍVEL. DEVIDO A ESSA ESTATÍSTICA, QUANTO MAIS DOADORES TIVER, MAIORES SERÃO AS PROBABILIDADES DE COMPATIBILIDADE ENTRE AS PESSOAS.O TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA É UM GESTO DE AMOR. DOE VIDA, DOE MEDULA ÓSSEA.