SINDESP

Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará e do Brasil tem Participação de Pesquisadora da URCA

JESS – Portal da Notícia – Edição 2.020 – sindesp.org.br

Teve início a elaboração da primeira Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará, inaugurada pela Portaria 80/2020, que é uma iniciativa inserida no Programa Cientista Chefe (Lei 17.378, de 4 de janeiro de 2021), no âmbito do projeto Ciência e Inovação para Políticas Públicas do Governo do Estado do Ceará.

A Dra. Gabriela Paise, professora do curso de Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Coordenadora do Laboratório de Ecologia de Mamíferos da URCA está participando da elaboração desta lista, juntamente com diversos pesquisadores da UECE e da UFCA.

Na elaboração da Lista os pesquisadores deverão revisar e avaliar o status de conservação de cada espécie, atendendo os critérios técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da International Union for Conservation of Nature (IUCN).

Estado do Ceará, para o setor de Mamíferos Continentais, serão avaliadas todas as 115 espécies documentadas no Inventário da Fauna do Ceará (documento publicado recentemente pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará, na qual a pesquisadora também colaborou), pertencentes às ordens Chiroptera (53 espécies), Rodentia (25), Carnivora (14), Didelphimorphia (10), Cingulata (5) Cetartiodactyla (3), Primates (3) e Pilosa (2). Além disso, estão sendo discutidas possíveis ocorrências pretéritas, extinções locais e lacunas taxonômicas.

A professora afirma que é uma grande satisfação poder colaborar com a conservação da fauna no Estado do Ceará, levando o nome da Instituição que representa. A pesquisadora também está participando como membro avaliador da Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

15 Mil Espécies a Serem Avaliadas

A Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil que em 2021 está na sua 6° edição, é atualizada a cada 5 anos. Nesta edição de 2021, 15 mil espécies da fauna brasileiras serão avaliadas. Trata-se da maior avaliação do mundo. Sendo que na última avaliação, em 2014, foram avaliadas 12 mil espécies só no Brasil, em comparação com todo o continente Europeu que avaliou 9 mil táxons.

O resultado das informações compiladas nas listas de espécies ameaçadas de extinção, influenciará as políticas públicas e as tomadas de decisão em relação a manutenção de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade e planejamento territorial.A publicação da 1° Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará e a publicação da 6° Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Brasil ocorrerão em 2022.