JESS – Portal da Notícia – Edição 2.393 – sindesp.org.br
A professora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Dra. Martha Milene Fontenelle apresentou em 19/11/2021 o Livro Nata e as aventuras nos geossítios ao Reitor da URCA, Francisco do O’ de Lima Jr, ao vice-Reitor, Carlos Kleber, ao Chefe de Gabinete, Edmar Pinheiro e ao diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, além de Rafael Celestino e Pedrina França, também do GA. Com esse livro, o Geopark Araripe ganha uma personagem com deficiência.
A obra foi inspirada na libélula, símbolo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, equipamento da Universidade Regional do Cariri (URCA), na área do Geopark Araripe. Odonata, chamada de Nata, que tem deficiência visual, percorre as seis cidades do território do Geopark Araripe, conhecendo os 09 geossítios. No percurso, ela encontra alguns amiguinhos que a ajudam a entender e conhecer as singularidades dos geossítios e dessa forma ela apresenta o que viveu às crianças.
De acordo com a autora do livro, a inspiração para criar a personagem veio da experiência, alguns anos atrás, enquanto integrante do setor Geoeducação, no Geopark Araripe, e também como Pedagoga e professora de Braille. Ela relata que sempre teve vontade de desenvolver algo com caráter inclusivo. “Nata é uma libélula símbolo do Museu, e decidi transformá-la em personagem com deficiência visual porque me sinto na obrigação e responsabilidade de trazer uma representação de um personagem com deficiência. Me sinto aliada nesse processo de pensar e fazer a inclusão nos mais variados espaços, trabalhando no papel de professora que apoia e ajuda a ecoar vozes”, explicou.
Para o Reitor da URCA, o livro é empolgante e está ligado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que são estratégias de promoção da URCA/Geopark Araripe. “O livro tem a ver com os ODS 3, Saúde e Bem-estar, porque fala da inclusão; o 4- Educação de Qualidade, por ser um importante instrumento de conscientização e lúdico; tem a questão de formação de Parcerias para a Implementação (17), e o objetivo 10 que é a Redução das Desigualdades, não só econômicas, mas principalmente da acessibilidade, da inclusão”, ressaltou. O diretor Executivo do Geopark Araripe, Eduardo Guimarães, afirmou que o livro é instigante para o público infantil, mas também para o adulto. “Ele (o livro) deve ser incluído ao portfólio e nas publicações e produções do Geopark Araripe”, pontuou.
O livro foi construído em parceria com o Cambada PET Design-Programa de Educação Tutorial do curso de Design da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com orientação do Professor Dr.Clécio de Lacerda, Tutor do Projeto, e contou nas revisões finais dos professores e tutores Deison Xenofonte e Isaac Brito, e a capa, ilustração e diagramação por Sávio Araújo, Bolsista do Pet-
FONTE: URCA NOTÍCIAS