JESS-PORTAL DA NOTÍCIA – EDIÇÃO 4.407 – SINDESP.ORG.BR
A Campanha MAIO VERMELHO é um mês de conscientização sobre a prevenção da hepatite e todos os cinco tipos de vírus. Isso é, todos os meses do ano tem sua cor característica para campanhas de conscientização de doenças. Então, o mês de maio é dedicado à conscientização da hepatite. A hepatite é uma doença infecciosa, definida por uma inflamação no fígado. Ela pode ser causada por cinco tipos de vírus, sendo conhecidos como A, B e C. Os dados mostram que as mortes por hepatites virais registradas em 187 países passaram de 1,1 milhão em 2019 para 1,3 milhão em 2022. Desse total, 83% foram causadas pela hepatite B e 17%, pela hepatite C. Então, se você quiser entender como o diagnóstico é feito, modos de prevenção, sintomas e transmissão, além das diferenças de cada um dos tipos, este artigo é para você. HEPATITE designa qualquer inflamação do fígado, por diversas causas. Geralmente, as mais comuns são infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do abuso de álcool e outras substâncias tóxicas, como remédios. Enquanto os vírus atacam o fígado, parasitando as células para a reprodução, a cirrose dos alcoólatras é causada pela ingestão frequente de bebidas. Isso se dá pelo fato que, uma vez no organismo, o álcool vira um ácido nocivo às células hepáticas. Como supracitado, mais de 718 mil casos foram confirmados no Brasil nos últimos 21 anos e, de certa forma, a evolução destes casos também encaminhou para, aproximadamente, 81 mil mortes no Brasil.
Sendo destas, aproximadamente 62 mil causadas pela hepatite C. – TIPOS – Hepatite A é causada pelo vírus da hepatite A, e pode ser transmitida durante o sexo. Mas, em alguns casos, ela é transmitida pelo consumo de água e de alimentos contaminados. A hepatite B é causada pelo vírus da hepatite B, transmitido por meio de fluídos corporais, como SEMEN e SALIVA. Porém, esse tipo de hepatite também pode ser transmitido por meio de uso de objetos não esterilizados, como alicates e lâminas de barbear. A hepatite C também é causada por um vírus e, de forma simples, tem a transmissão similar à hepatite B. Elas se diferem somente pelo tipo do vírus que causa a inflamação. A hepatite C é conhecida também como “morte invisível”, já que, muitas vezes, ela não vem acompanhada de sintomas e pode levar a problemas mais graves. A hepatite medicamentosa, como o nome indica, acontece pelo consumo excessivo de certos medicamentos. Esses acabam agredindo o fígado e, assim, causam o processo inflamatório. Esses medicamentos podem ser consumidos em SOBREDOSAGEM pelo paciente, o que acaba desencadeando a doença. ESTEATO-HEPATITE – Esse tipo de hepatite é causado pela condição ESTEATOSE HEPÁTICA que, em palavras simples, é o acúmulo de gordura no fígado. Esse acúmulo de gordura causa inflamação no órgão. A ESTEATO-HEPATITE também é ajudada pelo consumo excessivo de álcool, podendo gerar a hepatite alcoólica. Sintomas: dor abdominal; inchaço na barriga; AMARELAMENTO da pele (icterícia) e dos olhos; náuseas; vômitos; urina mais escura que o normal; coceira na pele; perda de apetite; mal-estar; fezes esbranquiçadas; fadiga e cansaço. TRATAMENTO – A hepatite tem cura e geralmente é preciso deixar com que o corpo do paciente se cure sozinho. Isso acontece com remédios que tratam somente dos sintomas, como as dores e vômitos. Mas, existem medicamentos para hepatite A, B e C que são antivirais e conseguem ajudar o corpo a combater o vírus.
MAIO ROXO: Conscientização sobre as doenças intestinas inflamatório – MAIO VERMELHO estimula prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal.