JESS-PORTAL DA NOTÍCIAS –EDIÇAÃO 3.497-SINDESP.ORG.BR
O maracatu é uma manifestação do folclore brasileiro que envolve dança e música. Sua origem remonta a época do Brasil
Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. É portanto uma expressão genuinamente brasileira e foi criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.
MARACATU CEARENSE: O RITMO E O BRILHO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO NOSSO CARNAVAL.
Quando o baque ressoa e a vista se enche das cores vivas, plumagens e brilhos na avenida, é o maracatu que se anuncia na graciosidade do cortejo. Uma das tradições no Carnaval do Ceará, a manifestação cultural traz consigo a exaltação a ancestralidade negra, seja através da reverência a entidades de religiões de matriz africanas ou pela dança dramática carregada de SIMBOLOGISMOS e histórias seculares com tambores, ferros. É demandado para os que fazem, por amor à tradição, a alegria dos foliões com novas fantasias e novos sons a serem cantados.
A Cultura Cearense tem honroso compromisso com o professor PAULO TADEU SAMPAIO DE OLIVEIRA, grande carnavalesco, escritor, jornalista, radialista, repórter, redator e revisor de notícias, pesquisador, conferencista, teatrólogo, poeta, folclorista, assessor de imprensa, presidente da associação cearense de imprensa(ACI), fundador do Maracatu” Vozes da África”, presidente, diretor, patrono de conceituadas agremiações de maracatus, especialista na cultura africana e do carnaval de Fortaleza(CE), notável apoiador de movimento em defesa dos negros, em especial, da consciência negra, membro da Academia de Letras Juvenal Galeno Cadeira (16), Academia Cearense de Administração(ACD), Cadeia (22), Sócio Honorário da Academia Fortalezense. Recebeu meritórios títulos, medalhas e homenagens. Paulo Tadeu é um ícone do carnaval cearense, em especial, das magníficas nações dos maracatus
INSTRUMENTOS MUSICAIS DO MARACATU